Atributos de Deus: quais os principais e o que eu preciso saber?

Quais são os principais atributos de Deus? Descubra quais são eles, seus significados e o que você precisa saber sobre eles. Por que os atributos de Deus são tão importantes? Veja aqui!

atributos - Atributos de Deus: quais os principais e o que eu preciso saber?
Atributos de Deus: quais os principais e o que eu preciso saber?

Os atributos de Deus, também chamados de atributos divinos, são as qualidades que ajudam a compreender quem é Deus. Elas são atribuídas ao Seu caráter divino conforme sua autorevelação. 

Conhecer e entender quais são esses atributos de Deus é essencial para aqueles que são cristãos verdadeiramente. Por isso, nesse post mostraremos quais são esses atributos e quais as suas características. Leia e compartilhe! 

Os atributos de Deus

Muitas vezes os atributos de Deus também são chamados de “perfeições de Deus” ou “qualidades de Deus”. Eles são uma forma de conhecermos Deus através do que ele nos revelou sobre si. 

Há muito mais sobre Ele que nós não conhecemos, tanto porque ele não nos revelou mais quanto porque nossa compreensão não consegue alcançar. 

Os atributos de Deus são divididos em duas categorias: 

  • Atributos incomunicáveis: conhecidos ainda como atributos não-relacionados, são os que Deus não compartilha com mais ninguém. São exclusivos Dele; 
  • Atributos comunicáveis: são os que Deus compartilha, em certa medida, com a humanidade. Eles foram impressos durante a criação do homem. Como Deus comunicou alguns de Seus atributos à humanidade, e por ela ter esses atributos, o homem é parecido com Deus de alguma forma.

Os atributos incomunicáveis

Os atributos incomunicáveis de Deus são: 

  • Asseidade: significa que Deus existe por si só. Ele não depende de ninguém, a não ser Dele mesmo, para existir e ser o que é;
  • Eternidade: significa que Ele sempre existiu e sempre existirá. Deus não é criação de ninguém e está acima de qualquer limite de espaço ou de tempo;
  • Unidade: significa que Deus é um. Todos os Seus atributos estão sempre em seu ser. Isso não é contradito pela doutrina da Trindade, pois as três Pessoas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo) formam apenas um Deus; 
  • Imutabilidade: significa que Ele jamais muda. Isso quer dizer que tanto as Suas perfeições quanto o Seu ser não se alteram de forma alguma. Nem as Suas promessas e os Seus propósitos;
  • Infinitude: significa que Deus não sofre nenhuma limitação e é infinito em seu ser. Nem o espaço e nem o tempo podem limitá-lo;
  • Onipresença: significa que Ele possui presença infinita, pois está presente em toda parte;
  • Onipotência: significa que Deus tem poder ilimitado e infinito;
  • Onisciência: significa que Ele sabe de tudo de maneira completa e absoluta. O conhecimento de Deus é infinito e não possui qualquer limitação;
  • Soberania: significa que Deus controla tudo, pois é supremo e soberano. Ele governa o universo e conduz a História. No entanto, isso não anula a responsabilidade da humanidade, e nem ela retira o caráter das ações soberanas de Deus.

Os atributos comunicáveis

Os atributos incomunicáveis de Deus são: 

  • Amor: significa, sobretudo, o que os escritores do Novo Testamento denominavam de “amor ágape“. Isto quer dizer que é um amor incondicional e profundo. E que ao mesmo tempo em que possui grande afeição, também há abnegação, cuidado, correção e zelo;
  • Bondade: está ligado intimamente ao atributo do amor, sublinhando a benevolência de Deus para com sua criação;
  • Misericórdia: também está ligada ao atributo do amor. O atributo mostra a piedade e a compaixão de Deus para com os angustiados e miseráveis;
  • Sabedoria: significa que Ele é fonte da sabedoria e infinitamente sábio;
  • Justiça: significa que Deus é perfeito em sua retidão e plenamente justo. Não existe injustiça Nele, e não vem Dele nenhuma desigualdade. Deus é sempre correto e seus julgamentos, perfeitos;
  • Santidade: significa que Ele é separado do pecado e comprometido com Sua honra. Deus nunca será relacionado a algum comportamento indigno ou a qualquer coisa impura;
  • Veracidade: significa que Deus é verdadeiro, assim como tudo o que provém dele. Ele é absolutamente confiável e infalível;
  • Liberdade: significa que Ele é completamente livre para exercer sua vontade. Deus não precisa de ninguém e nem de nada para realizar o que quer dentro da perfeição de sua natureza;
  • Paz: significa que Nele ou em qualquer de Suas ações, não há desordem ou confusão.

Gostou desse artigo? Agora que você já conhece os principais atributos de Deus, leia outro texto em nosso blog. Aproveite ainda para seguir os Conhecimentos do Pai nas redes sociais.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: