Anjo Gabriel e a palavra de Deus

Gabriel é um anjo que atua como mensageiro de Deus, anunciando as revelações divinas. Saiba mais sobre esta importante figura da fé cristã.

Os anjos são parte extremamente importante da fé cristã. Eles são os nossos primeiros e principais intercessores junto a Deus, levando nossos pedidos e cuidando de nós. Há muitos tipos de anjo, como os anjos da guarda e os querubins, mas os mais importantes são os arcanjos.

Entre os arcanjos está o anjo Gabriel. Nesse texto, você irá saber um pouco mais sobre os arcanjos em geral e sobre o anjo Gabriel. Saiba quem ele é, qual a sua função em nossa vida e em que momentos ele aparece na palavra de Deus. Acompanhe conosco e aprenda um pouco mais sobre essa importante figura da fé cristã!

Quem são os arcanjos?

Os anjos são os guerreiros e mensageiros de Deus, e dividem-se em muitas classificações. Uma dessas classificações são os arcanjos, os que estão mais próximos a Deus. Eles estão no topo da hierarquia angélica, e têm a tarefa de glorificar a Deus a todos os momentos, bem como proteger a sua Missão e seus mistérios.

Na Bíblia Sagrada, há dois arcanjos que são nomeados: Miguel e Gabriel. O arcanjo Miguel é o principal defensor do céu e de nós, lutando contra o próprio Satanás e protege o povo de Deus. A oração a São Miguel é considerada muito poderosa e operadora de fortes milagres. Já o anjo Gabriel tem funções diferentes, a quais veremos a seguir.

Anjo Gabriel e a palavra de Deus

O nome Gabriel vem da linguagem hebraica e significa ‘guerreiro de Deus’ ou ‘mensageiro de Deus’, a depender da tradução. O fato é que é realmente essa a principal função dele de acordo com as Sagradas Escrituras. Gabriel é o porta-voz de importantes mensagens.

É ele que interage, por exemplo, com o profeta Daniel, explicando-lhe a visão que teve. Ele aparece diante de Daniel e fala sobre a sua visão e sobre o Dia do Juízo.

“Enquanto eu, Daniel, observava a visão e tentava entendê-la, diante de mim apareceu um ser que parecia homem. E ouvi a voz de um homem que vinha do Ulai: “Gabriel, dê a esse homem o significado da visão”. Quando ele se aproximou de mim, fiquei aterrorizado e caí prostrado. Ele me disse: “Filho do homem, saiba que a visão refere-se aos tempos do fim” (Daniel, 8:15-17).

Depois disso, no Novo Testamento, Gabriel anuncia o nascimento do último profeta antes de Jesus Cristo: João Batista.

O anjo aparece a Zacarias, pai de João Batista, e revela que sua esposa Isabel terá um filho, mesmo em idade avançada. Zacarias era incrédulo e, portanto, ficou mudo até o nascimento do seu filho, como testemunha dos milagres de Deus.

“O anjo respondeu: “Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para transmitir a você estas boas-novas. Agora você ficará mudo. Não poderá falar até o dia em que isso acontecer, porque não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no tempo oportuno” (Lucas 1:19-20).

E por fim, a missão mais importante do anjo Gabriel foi a Anunciação. Foi ele que disse a Maria que ela daria à luz um filho concebido do Espírito Santo, mesmo não conhecendo homem algum, e que esse filho seria o Messias. O anjo é o portador da mensagem de Deus para a mãe do Salvador:

“Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim” (Lucas 1, 26-36).

Há quem defenda também que, mais adiante, também foi Gabriel o responsável por impedir que José abandonasse Maria, uma vez que ele acreditava ter sido traído por ela. Ele apareceu em sonho para José, dizendo a ele que não a deixasse. Porém, isso não é confirmado na Escritura, é apenas especulação dos teólogos.

Como pedir auxílio do anjo Gabriel em minha vida?

Como percebemos, o anjo Gabriel é um poderoso mensageiro do Senhor. Portanto, contar com seu auxílio na nossa vida pode ser muito importante. Assim, vale a pena conhecer a oração que é feita ao anjo Gabriel, para que ele interceda por nós a Deus e peça a Ele que abençoe nossa vida.

Como toda oração, ela deve ser feita em um local tranquilo e com muita fé e concentração. Aprenda a seguir qual a oração dedicada ao anjo Gabriel:

“Ó poderoso Arcanjo São Gabriel, a vossa aparição à Virgem Maria de Nazaré trouxe ao mundo, que estava mergulhado em trevas, luz. Assim falastes à Santíssima Virgem; “Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo… o Filho que de ti nascer será chamado Filho do Altíssimo”.

São Gabriel intercedei por nós junto à Virgem Santíssima, Mãe de Jesus, Salvador. Afastai do mundo as trevas da descrença e da idolatria. Fazei brilhar a luz da fé em todos os corações. Ajudai a juventude a imitar Nossa Senhora nas virtudes da pureza e da humildade. Dai força a todos os homens contra os vícios e o pecado. São Gabriel! Que a luz da vossa mensagem anunciadora da Redenção do gênero humano, ilumine o meu caminho e oriente toda a humanidade rumo ao céu.

São Gabriel, rogai por nós, amém.”

Não deixe de rezar essa poderosa oração e contar com a intercessão do anjo Gabriel em sua vida. Para saber mais sobre outras orações e figuras da fé cristã, leia mais textos do nosso blog. Não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de tudo!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: