5 exemplos de perseverança encontrados na Bíblia

Na vida, é comum encontrar dificuldades, principalmente em momentos como o que enfrentamos agora, cheios de incertezas. A Bíblia nunca nos disse que seria fácil, mas nos relembra sempre que a fé em Deus nos guiará nas tribulações. 

x exemplos de perseveranca encontrados na biblia 20200714155110.jpg - 5 exemplos de perseverança encontrados na Bíblia
Rosary beads and crucifix cross on holy bible with candles in church

Assim, esse livro sagrado se torna uma fonte de força e sabedoria, repleta de exemplos de perseverança, e de pessoas que, através da fé, venceram suas batalhas. 

Jesus nos disse: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” – (Mt. 24:13). Se, atualmente, você sente dificuldade em cumprir essa missão, trouxemos algumas histórias que te lembrarão da importância de manter a fé, mesmo em momentos de luta. 

1. Josué e a terra prometida

Josué enfrentou diversos desafios em sua vida. Foi escravo, junto com todo o povo de Israel, durante quarenta anos, até que, finalmente, Moisés os libertou do Egito. Após isso, Josué ainda passou mais quarenta anos no deserto, em busca da terra prometida. 

Muitos judeus, vivendo a mesma situação, deixaram que sua fé enfraquecesse e se entregaram a idolatria. Mas Josué perseverou, depositando toda sua confiança em Deus e, embora a espera tenha sido longa, recebeu do Senhor a recompensa de guiar seu povo à terra prometida. 

Josué é um dentre os vários exemplos de que a perseverança nos torna merecedores das promessas divinas.

2. Ana e o desejo de ser mãe

Ana era uma mulher estéril, mas que tinha muita vontade de ser mãe. Por isso, permaneceu orando, durante muito tempo, para que Deus lhe desse um filho. 

Um dia, em suas orações, Ana prometeu a Deus que, se engravidasse, seu filho seria dedicado totalmente a Ele e, em pouco tempo, teve sua fé honrada, tornando-se mãe de Samuel, um grande profeta, e de outros cinco filhos. 

A Bíblia nos mostra, através do exemplo de Ana, que a perseverança nos permite conquistar muito mais do que esperamos. 

3. A fidelidade de Jó

Jó foi muito fiel a Deus, em todos os momentos de sua vida e, por isso, foi também muito abençoado. Porém, um dia, uma grande adversidade o abateu, e Jó perdeu riquezas, família e saúde. Perdeu tudo, exceto a fé. 

Jó sofreu tanto que, em alguns momentos, chegou a questionar as ações de Deus em seu destino, mas nem assim deixou de perseverar, até que o Senhor lhe recompensou, devolvendo a ele tudo o que havia perdido. 

4. Paulo e a igreja primitiva

Em Romanos, 12:12, Paulo, com sua grande perseverança, nos disse: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”. 

Paulo foi escolhido por Jesus para, assim como outros apóstolos, levar o evangelho para além de Jerusalém e instalar a fé cristã no coração de muitos povos, mas sua missão não foi nada fácil. 

Ele foi rejeitado em muitos lugares, perseguido, preso e sofreu muitas tentativas de assassinato vindas de seu próprio povo. Mas Paulo não desanimou e, com sua perseverança, fundou diversas igrejas e foi um dos grandes responsáveis por espalhar a palavra do Senhor pelo mundo. 

5. Jesus, o maior exemplo de perseverança

Dentre todos os exemplos de perseverança presentes na Bíblia, Jesus é o maior deles. Em sua primeira vinda, Ele sofreu muito, resistiu a diversas tentações, foi negado por muitos entre seu povo e enfrentou a oposição de grandes líderes religiosos judeus, além da tortura e morte na cruz, mas nada disso o fez desistir. 

Sua obediência para com a vontade de Deus e seu amor por nós, fez com que Ele perseverasse até o fim, sendo então glorificado pelo Pai e, através de seu sacrifício, nos concedeu a salvação.

Portanto, mesmo nos momentos mais difíceis, devemos sempre nos lembrar das palavras de Cristo, “Tenho vos dito isso, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo.” (Jo. 16:33).

Todos esses exemplos nos mostram que, às vezes, a resposta para nossas preces pode demorar, mas se confiramos e perseverarmos na fé, será como Deus disse a Habacuque: “Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá.” (Hc. 2:3).

Para mais mensagens como esta, siga nossas redes sociais e acompanhe o blog.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

11 Comentários:

  • Que Jesus ilumine sempre minha empresa de mudança e guarda móveis Bira

  • Que Jesus ilumine sempre minha empresa de mudança e guarda móveis

    • Em nome de Jesus. Abençoe e faça prosperar.

  • MUITO OBRIGADO, MEU QUERIDO MISSIONÁRIO. SUAS ORAÇÕES E MENSAGENS QUE EU RECEBO DO SENHOR, ME FAZEM FICAR MAIS TRANQUILO E TER CONFIANÇA EM DEUS DE QUE TODOS OS MEUS PROBLEMAS SERÃO RESOLVIDOS. BASTA EU PERSEVERAR E TER MUITA FÉ EM DEUS.
    GRANDE ABRAÇO.

    • Louvado seja Deus. Obrigado por comentar. Fico muito feliz em saber que Deus está falando contigo.

  • Obrigado Deus por tudo amém

  • Bendito seja Deus obrigado por todos livramentos e proteção e vida do meu filho em nome de Jesus Amém 🙏🙌

  • Obrigado meu Deus por tudo que tem feito na minha vida

  • O meu comentário, de hj, diz respeito ao fato de sabermos q “nada é definitivo; q tudo passa” e, sendo assim, acredito, do fundo do meu coração, q essa Pandemia q aí está não só passará, como tb e, principalmente, deixará mensagem para nós. Nem todo mal, diz a máxima, é somente mal.

  • Missionário Gael Mendes,

    Quero agradecer muito, pois suas mensagens sempre chegam no momento que mais preciso e sempre
    me dão muita força!
    Deus nunca me faltou, sempre está
    comigo!
    Gratidão!

    Elvira Aparecida D C De Bem

  • Muito legal o Programa Conhecimentos do Pai. Muito obrigado pelas liçoes enviadas Deus lhes pague. Abraço de Vileda K. Pereira

Deixe seu comentário: