Como surgiu a bíblia? Descubra a origem da bíblia

Neste artigo você irá descobrir como surgiu a bíblia. Saiba como a Bíblia foi composta pelos livros presentes nos dias de hoje. Descubra a origem da bíblia

como surgiu a biliba a origem da biblia 1024x576 - Como surgiu a bíblia? Descubra a origem da bíblia

Como surgiu a bíblia, como foi a origem da bíblia sagrada.

Três milênios de história: a origem da Bíblia, como surgiu a bíblia.

A Bíblia é o livro mais lido de todo o mundo. Com quase dois milênios de existência é considerado sagrado para todos os cristãos – católicos e protestantes – e seus cincos primeiros livros, o Pentateuco, é a base da Torá do judaísmo. Dividida em duas partes, Velho e Novo Testamento (que significam velha e nova aliança). A Bíblia teve origem por volta do século III. E desde lá, tornou-se referência para a maior religião do mundo: o Cristianismo.

Origem da bíblia / Como surgiu a bíblia (Origens históricas)

A Bíblia católica contém 73 livros, enquanto na protestante temos 66. Entretanto, ambas remetem a mesma origem histórica. Começando com o Velho Testamento. Que vai da criação do mundo por Deus até o anúncio da vinda do Seu filho. Temos 900 anos de profetas em diversas regiões do Oriente Médio (principalmente), Europa, Ásia e África. Que escreveram textos sob inspiração divina e que guiavam o povo escolhido, até o momento, por Deus: a tribo de Judá ou, posteriormente, o povo judeu. A principal língua utilizada era o hebraico.

Ao longo dos séculos, o judaísmo compilou, através de seus profetas, reis e sacerdotes os principais livros que viriam a compor o Velho Testamento. Com Jesus Cristo, uma nova aliança com o mundo – e não mais apenas o povo judeu – foi formada. E através do Verbo (o filho de Deus), alguns discípulos de Jesus fizeram anotações posteriormente a sua ressurreição não apenas com palavras, mas também a partir da tradição oral.

Neste ponto surgem os Evangelhos: primeiro com as cartas de São Paulo e, posteriormente, os livros de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Foi a partir deste ponto que a Igreja de Cristo, que surgiu ao longo dos três séculos posteriores à vinda do Salvador, compilou tantos os livros do Antigo como do Novo Testamento em apenas um cânone. Assim surge a Bíblia Sagrada.

Uma discussão de séculos

Olhe para a sua Bíblia e veja séculos de discussão sobre quais eram os considerandos ‘livros canônicos’. Ou seja, sagrados e com inspiração divina. A primeira Bíblia que remete ao que temos hoje foi estabelecido no Concílio de Hipona, no ano de 393. Através da reunião de sacerdotes católicos que definiram o ‘Cânon bíblico’. Ou seja, que nenhum dos 73 livros poderia ser retirado da Bíblia, nem acrescentados outros pergaminhos que muitos insistiam que deveriam entrar no Livro Sagrado.

Assim, a Bíblia Católica foi confirmada pelo III Concílio de Cartago, quatro anos depois. Finalmente, em 1441, no Concílio de Florença e, posteriormente, em 1546, no famoso Concílio de Trento, a Igreja Católica confirmou seus 73 livros. Por outro lado, mesmo com a Reforma Protestante de Martinho Lutero, em 1517, o número de livros protestantes na Bíblia foi idêntico ao católico, até o início do século XIX, quando são retirados os escritos de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico, I Macabeus, II Macabeus, além de fragmentos dos livros de Ester e Daniel.

Conclusão

Conhecendo mais da origem da Bíblia – comum para católicos e protestantes até o século XIX . Você percebe que a inspiração divina orientou milhares de homens e fiéis ao longo de milênios. Para que a Palavra Sagrada, em forma de cânon, pudesse chegar até os dias de hoje. Assim, são quase 30 séculos desde as primeiras Escrituras. Mostrando a duradoura relação de Deus com seu povo – ou seja, a todos a quem Ele quer salvar: nós.

Faça um estudo da bíblia por completo com o curso “Conheça Sua Bíblia de Capa e Capa” ou faça uma formação em “Teologia a Distância” sem mensalidades.

DEIXE SEU PRECIOSO COMENTÁRIO LOGO ABAIXO

 

Missionário Fael Mendes

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus

39 Resultados

  1. admin disse:

    A paz meus amados. Sou o Missionário Fael Mendes e estou aqui para ler e responder seus comentários. O que você achou desse abençoado artigo?

     
  2. Leandro disse:

    Gostei do documentario,tem coisa q nem sabia,exclarecedor,realmente.

     
  3. Rosângela dos Reis Barbosa disse:

    Foi bom o artigo porque eu não tinha noção da origem da Bíblia.

     
  4. Sim , muito bom a PALAVRA DE Deus SEMPRE TEVE UMA ORIGEM, EMBORA HAJA MUITAS CONTROVÉRSIAS, O DEUS É O MESMO, ELE ESTÁ VIVO DESDE SEMPRE E QUEM SE DEDICA DE CORAÇÃO E O BUSCA ENCONTRA-O. OBRIGADO PELA SUA DEDICAÇÃO, DEUS O RECOMPENSARÁ. OBRIGADO MEU IRMÃO EM CRISTO.

     
  5. Maria Francisca disse:

    Gostei de saber de algumas coisas que eu desconhecia. Será que os livros católicos tirados da bíblia dos protestantes nao foram inscritos por inspiração divina? Deus o abençoe pelo lindo trabalho que tem feito ate hoje.

     
  6. Alessa9 disse:

    Adorei,amem

     
  7. Marcia disse:

    Muito bom ter mais conhecimento da palavra

     
  8. Marcia disse:

    Obrigado muito boa a leitura da Bíblia

     
  9. Patricia disse:

    Paz do SENHOR missionário Fael Mendes, fiquei tão empolgada achei que tivesse mais conteúdo mas tudo bem esclarecido gostei muito dessa publicação, gostaria de tá recebendo mais. DEUS é contigo missionário!!

     
  10. Maria Dilma disse:

    A paz do Senhor Missionário Fael Mendes,muito bom o artigo,é maravilhoso ter mais informação sobre a Bíblia Sagrada.
    Que Deus lhe abençoe.

     
  11. Adriane disse:

    A paz missionário Fael ? como é bom poder ter conhecimento da Bíblia sagrada gostei muito de ler o artigo

     
  12. Martins Queta disse:

    Muito Obrigado Meu Querido Servo Do Deus

    Vivo Realmente
    Aprendí Muita Coisa
    Que Não Sabia

    E Fico Muito Felíz

    Por Ter Um Servo

    De Deus Abençoado

    Amém Irmão!

     
  13. valter lima disse:

    Meu Irmão, muito bom esse compartilhamento do conhecimento
    Que Deus continue te abençoando sempre

     
  14. Dora Santos disse:

    A Paz de Deus. Obrigada pelo artigo que nos agrega conhecimento e libertação. A Sagrada Bíblia nos traz os ensinamentos de Deus e o encontro da Paz tão desejada.
    Abraços

     
  15. tania dantas matos disse:

    BOM DIA !!
    eu tenho muita dificuldade de entender e guardar na minha cabeça muitas coisas da BIBLIA ,tem palavras que eu nao entendo mais eu to me esfoçando pra isso.

     
  16. Geraldo disse:

    Muito bom Parabéns.

     
  17. Vânia disse:

    É muito bom aprender sobre a Bíblia sagrada

     
  18. Heloisa disse:

    Bom dia missionário, o artigo foi bem esclarecedor, parabéns! Acredito realmente que a Bíblia foi escrita inspirada por Deus, pois por mais antiga que seja seus escritos continua mais atual do que nunca.

     
  19. Ambrósio Wima disse:

    Bom dia missionário, achei bastante interessante o artigo e dele colhi boas novas. Deus em primeiro lugar

     
  20. Telma pereira disse:

    A Paz mISSIONÁRIO
    achei interessante a história da Bíblia Sagrada.

     
  21. RAIMUNDO PEREIRA DA SILVA disse:

    Muito bom, conhecer a origem da Bíblia,pois é através dela que conhecemos a Deus.

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.