origem da bíblia / como surgiu a bíblia

Como surgiu a bíblia? Descubra a origem da bíblia

39 comentários

Neste artigo você irá descobrir como surgiu a bíblia. Saiba como a Bíblia foi composta pelos livros presentes nos dias de hoje. Descubra a origem da bíblia

como surgiu a biliba a origem da biblia 1024x576 - Como surgiu a bíblia? Descubra a origem da bíblia
Como surgiu a bíblia, como foi a origem da bíblia sagrada.

Três milênios de história: a origem da Bíblia, como surgiu a bíblia.

A Bíblia é o livro mais lido de todo o mundo. Com quase dois milênios de existência é considerado sagrado para todos os cristãos – católicos e protestantes – e seus cincos primeiros livros, o Pentateuco, é a base da Torá do judaísmo. Dividida em duas partes, Velho e Novo Testamento (que significam velha e nova aliança). A Bíblia teve origem por volta do século III. E desde lá, tornou-se referência para a maior religião do mundo: o Cristianismo.

banner 1 300x250 - Como surgiu a bíblia? Descubra a origem da bíblia

Origem da bíblia / Como surgiu a bíblia (Origens históricas)

A Bíblia católica contém 73 livros, enquanto na protestante temos 66. Entretanto, ambas remetem a mesma origem histórica. Começando com o Velho Testamento. Que vai da criação do mundo por Deus até o anúncio da vinda do Seu filho. Temos 900 anos de profetas em diversas regiões do Oriente Médio (principalmente), Europa, Ásia e África. Que escreveram textos sob inspiração divina e que guiavam o povo escolhido, até o momento, por Deus: a tribo de Judá ou, posteriormente, o povo judeu. A principal língua utilizada era o hebraico.

Ao longo dos séculos, o judaísmo compilou, através de seus profetas, reis e sacerdotes os principais livros que viriam a compor o Velho Testamento. Com Jesus Cristo, uma nova aliança com o mundo – e não mais apenas o povo judeu – foi formada. E através do Verbo (o filho de Deus), alguns discípulos de Jesus fizeram anotações posteriormente a sua ressurreição não apenas com palavras, mas também a partir da tradição oral.

Neste ponto surgem os Evangelhos: primeiro com as cartas de São Paulo e, posteriormente, os livros de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Foi a partir deste ponto que a Igreja de Cristo, que surgiu ao longo dos três séculos posteriores à vinda do Salvador, compilou tantos os livros do Antigo como do Novo Testamento em apenas um cânone. Assim surge a Bíblia Sagrada.

Uma discussão de séculos

Olhe para a sua Bíblia e veja séculos de discussão sobre quais eram os considerandos ‘livros canônicos’. Ou seja, sagrados e com inspiração divina. A primeira Bíblia que remete ao que temos hoje foi estabelecido no Concílio de Hipona, no ano de 393. Através da reunião de sacerdotes católicos que definiram o ‘Cânon bíblico’. Ou seja, que nenhum dos 73 livros poderia ser retirado da Bíblia, nem acrescentados outros pergaminhos que muitos insistiam que deveriam entrar no Livro Sagrado.

Assim, a Bíblia Católica foi confirmada pelo III Concílio de Cartago, quatro anos depois. Finalmente, em 1441, no Concílio de Florença e, posteriormente, em 1546, no famoso Concílio de Trento, a Igreja Católica confirmou seus 73 livros. Por outro lado, mesmo com a Reforma Protestante de Martinho Lutero, em 1517, o número de livros protestantes na Bíblia foi idêntico ao católico, até o início do século XIX, quando são retirados os escritos de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico, I Macabeus, II Macabeus, além de fragmentos dos livros de Ester e Daniel.

Conclusão

Conhecendo mais da origem da Bíblia – comum para católicos e protestantes até o século XIX . Você percebe que a inspiração divina orientou milhares de homens e fiéis ao longo de milênios. Para que a Palavra Sagrada, em forma de cânon, pudesse chegar até os dias de hoje. Assim, são quase 30 séculos desde as primeiras Escrituras. Mostrando a duradoura relação de Deus com seu povo – ou seja, a todos a quem Ele quer salvar: nós.

Faça um estudo da bíblia por completo com o curso “Conheça Sua Bíblia de Capa e Capa” ou faça uma formação em “Teologia a Distância” sem mensalidades.

DEIXE SEU PRECIOSO COMENTÁRIO LOGO ABAIXO

banner 1 300x250 - Como surgiu a bíblia? Descubra a origem da bíblia
 

39 comentários em “Como surgiu a bíblia? Descubra a origem da bíblia”

  1. A paz meus amados. Sou o Missionário Fael Mendes e estou aqui para ler e responder seus comentários. O que você achou desse abençoado artigo?

     
    1. A paz do Senhor missionário
      Achei o artigo muito interessante,eu agradeço muito a Deus por termos em mãos a bíblia sagrada para nos orientar a cerca de tudo que precisamos saber,para andarmos no caminho de Jesus.

       
  2. Sim , muito bom a PALAVRA DE Deus SEMPRE TEVE UMA ORIGEM, EMBORA HAJA MUITAS CONTROVÉRSIAS, O DEUS É O MESMO, ELE ESTÁ VIVO DESDE SEMPRE E QUEM SE DEDICA DE CORAÇÃO E O BUSCA ENCONTRA-O. OBRIGADO PELA SUA DEDICAÇÃO, DEUS O RECOMPENSARÁ. OBRIGADO MEU IRMÃO EM CRISTO.

     
  3. Gostei de saber de algumas coisas que eu desconhecia. Será que os livros católicos tirados da bíblia dos protestantes nao foram inscritos por inspiração divina? Deus o abençoe pelo lindo trabalho que tem feito ate hoje.

     
  4. Paz do SENHOR missionário Fael Mendes, fiquei tão empolgada achei que tivesse mais conteúdo mas tudo bem esclarecido gostei muito dessa publicação, gostaria de tá recebendo mais. DEUS é contigo missionário!!

     
  5. A paz do Senhor Missionário Fael Mendes,muito bom o artigo,é maravilhoso ter mais informação sobre a Bíblia Sagrada.
    Que Deus lhe abençoe.

     
  6. Muito Obrigado Meu Querido Servo Do Deus

    Vivo Realmente
    Aprendí Muita Coisa
    Que Não Sabia

    E Fico Muito Felíz

    Por Ter Um Servo

    De Deus Abençoado

    Amém Irmão!

     
  7. A Paz de Deus. Obrigada pelo artigo que nos agrega conhecimento e libertação. A Sagrada Bíblia nos traz os ensinamentos de Deus e o encontro da Paz tão desejada.
    Abraços

     
  8. BOM DIA !!
    eu tenho muita dificuldade de entender e guardar na minha cabeça muitas coisas da BIBLIA ,tem palavras que eu nao entendo mais eu to me esfoçando pra isso.

     
  9. Bom dia missionário, o artigo foi bem esclarecedor, parabéns! Acredito realmente que a Bíblia foi escrita inspirada por Deus, pois por mais antiga que seja seus escritos continua mais atual do que nunca.

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.