Como surgiu a bíblia? Descubra a origem da bíblia

Neste artigo você irá descobrir como surgiu a bíblia. Saiba como a Bíblia foi composta pelos livros presentes nos dias de hoje. Descubra a origem da bíblia

como surgiu a biliba a origem da biblia 1024x576 - Como surgiu a bíblia? Descubra a origem da bíblia
Como surgiu a bíblia, como foi a origem da bíblia sagrada.

A Bíblia é o livro mais lido de todo o mundo. Com quase dois milênios de existência é considerado sagrado para todos os cristãos e seus cincos primeiros livros, o Pentateuco, é a base da Torá do judaísmo.

Dividida em duas partes, Velho e Novo Testamento (que significam velha e nova aliança), a Bíblia teve origem por volta do século III. E desde lá, tornou-se referência para a maior religião do mundo: o Cristianismo.

Como surgiu a Bíblia? Processo de produção

Quando falamos sobre o surgimento da Bíblia, devemos entender que ela não foi criada do dia para a noite, mas sim a partir de um longo processo ao longo da história da humanidade.

Esse processo, é importante destacar, foi guiado por Deus, que concedeu sabedoria aos seus homens para terem experiências divinas. A partir desses eventos e da inspiração concedida por Deus, os homens escolhidos por Ele passaram a registrar sua palavra, que posteriormente foi distribuída entre os povos.

Assim, o processo de surgimento da Bíblia contou com a participação de Deus, bem como dos homens e mulheres que Ele escolheu para registrar sua abençoada palavra.

O que isso significa? Podemos traduzir o contexto de criação da Bíblia como um evento que não está fundamentado na capacidade humana, mas sim na Divina. É importante que essa distinção seja feita porque, ainda que a Bíblia tenha sido escrita por homens, o seu fundamento está calcado na ordem divina.

Em 2 Timóteo 3:16 temos a seguinte palavra de Deus “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver”.

Não é apenas em 2 Timóteo 3:16 que podemos encontrar palavras de apoio que nos dá a certeza de que Deus guiou a criação de sua Palavra, mas também em outros versículos.

Em 2 Samuel 23:2, temos a seguinte palavra “O Espírito de Yahweh falou por meu intermédio; sua Palavra esteve em minha língua”, sendo esta mais uma referência que Deus agiu ativamente na produção deste importante livro: a Bíblia.

Mais uma vez podemos visualizar a vontade de Deus na escrita da Bíblia em Atos 1:16 “Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse por meio da boca de Davi, acerca de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus”. Nesta palavra, Deus mostra que Davi foi utilizado por Ele para cumprir sua vontade.

Origem da bíblia: origens históricas

A Bíblia católica contém 73 livros, enquanto na protestante temos 66. Entretanto, ambas remetem à mesma origem histórica, que inicia com o Velho Testamento. 

O Velho Testamento vai da criação do mundo por Deus até o anúncio da vinda do Seu filho. Temos 900 anos de profetas em diversas regiões do Oriente Médio (principalmente), Europa, Ásia e África.

Escreveram textos sob inspiração divina e que guiavam o povo escolhido, até o momento, por Deus: a tribo de Judá ou, posteriormente, o povo judeu. A principal língua utilizada era o hebraico.

Ao longo dos séculos, o judaísmo compilou, através de seus profetas, reis e sacerdotes, os principais livros que viriam a compor o Velho Testamento. Com Jesus Cristo, uma nova aliança com o mundo – e não mais apenas o povo judeu – foi formada.

Então, através do Verbo (o filho de Deus), alguns discípulos de Jesus fizeram anotações posteriormente a sua ressurreição não apenas com palavras, mas também a partir da tradição oral.

Neste ponto surgem os Evangelhos: primeiro com as cartas de São Paulo e, posteriormente, os livros de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Foi a partir deste ponto que a Igreja de Cristo, que surgiu ao longo dos três séculos posteriores à vinda do Salvador, compilou tantos os livros do Antigo como do Novo Testamento em apenas um cânone. Assim surge a Bíblia Sagrada.

Uma discussão de séculos

biblia na mesa - Como surgiu a bíblia? Descubra a origem da bíblia
Como surgiu a bíblia? Descubra a origem da bíblia

Olhe para a sua Bíblia e veja séculos de discussão sobre quais eram os considerados ‘livros canônicos’. Ou seja, sagrados e com inspiração divina. A primeira Bíblia que remete ao que temos hoje foi estabelecida no Concílio de Hipona, no ano de 393.

Por meio desta reunião de sacerdotes católicos, foi definido o ‘Cânon bíblico’. Ou seja, que nenhum dos 73 livros poderia ser retirado da Bíblia, nem acrescentados outros pergaminhos que muitos insistiam que deveriam entrar no Livro Sagrado.

Assim, a Bíblia Católica foi confirmada pelo III Concílio de Cartago, quatro anos depois. Finalmente, em 1441, no Concílio de Florença e, posteriormente, em 1546, no famoso Concílio de Trento, a Igreja Católica confirmou seus 73 livros.

Por outro lado, mesmo com a Reforma Protestante de Martinho Lutero, em 1517, o número de livros protestantes na Bíblia foi idêntico ao católico até o início do século XIX, quando são retirados os escritos de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico, I Macabeus e II Macabeus, além de fragmentos dos livros de Ester e Daniel.

Meditar na Bíblia dia e noite é fundamental para que tenha uma vida feliz e abundante

Como pode perceber, a Bíblia passou por diversos processos, mas todos intermediados pela vontade de Deus. Dessa forma, por meio deste livro sagrado, homens inspirados por Deus nos aconselham e fornecem palavras sábias para que possamos viver de forma feliz e abundante.

A Bíblia, portanto, é a representação mais clara da vontade de Deus em nossas vidas. Em consequência, todos nós devemos meditar na Bíblia de dia e de noite, aprendendo com cada versículo que se encontra nela.

Para aqueles que buscam conhecimento e sabedoria para lidar com as aflições da vida, não há livro melhor que a Bíblia. Podemos encontrar nela ensinamentos importantes sobre como deixar de lado os vícios deste mundo para no lugar colocar a vontade de Deus.

Discussões, mentiras, traições, inveja e outros vícios deste mundo não apenas fazem com que nos afastemos de Deus, como também podem nos destruir pouco a pouco. Devido a isso, podemos ter uma vida infeliz e triste.

Conclusão

Conhecendo mais da origem da Bíblia – comum para católicos e protestantes até o século XIX –, você percebe que a inspiração divina orientou milhares de homens e fiéis ao longo de milênios, para que a Palavra Sagrada, em forma de cânon, pudesse chegar até os dias de hoje.

Assim, são quase 30 séculos desde as primeiras Escrituras, mostrando a duradoura relação de Deus com seu povo – ou seja, a todos a quem Ele quer salvar: nós.

Faça um estudo da bíblia por completo com o curso “Conheça Sua Bíblia de Capa e Capa” ou faça uma formação em “Teologia a Distância” sem mensalidades.

Recomendamos para você:

DEIXE SEU PRECIOSO COMENTÁRIO LOGO ABAIXO

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

39 Comentários:

  • A paz meus amados. Sou o Missionário Fael Mendes e estou aqui para ler e responder seus comentários. O que você achou desse abençoado artigo?

    • A paz do Senhor missionário
      Achei o artigo muito interessante,eu agradeço muito a Deus por termos em mãos a bíblia sagrada para nos orientar a cerca de tudo que precisamos saber,para andarmos no caminho de Jesus.

      • A paz irmã. Que bom que você gostou do artigo. É verdade, a Palavra do Senhor é nossa direção. Deus te abençoe. ??

  • Gostei do documentario,tem coisa q nem sabia,exclarecedor,realmente.

    • Fico muito feliz em saber que esse artigo acrescentou em tua vida. ??

  • Foi bom o artigo porque eu não tinha noção da origem da Bíblia.

    • Que benção que este artigo agregou em tua vida. Fico muito feliz com o seu comentário irmã Rosângela.

  • Sim , muito bom a PALAVRA DE Deus SEMPRE TEVE UMA ORIGEM, EMBORA HAJA MUITAS CONTROVÉRSIAS, O DEUS É O MESMO, ELE ESTÁ VIVO DESDE SEMPRE E QUEM SE DEDICA DE CORAÇÃO E O BUSCA ENCONTRA-O. OBRIGADO PELA SUA DEDICAÇÃO, DEUS O RECOMPENSARÁ. OBRIGADO MEU IRMÃO EM CRISTO.

    • Muito obrigado irmã.
      Que Deus continue me ajudando nessa obra. Que Deus te abençoe irmã.

  • Gostei de saber de algumas coisas que eu desconhecia. Será que os livros católicos tirados da bíblia dos protestantes nao foram inscritos por inspiração divina? Deus o abençoe pelo lindo trabalho que tem feito ate hoje.

    • Irmã segundo a Igreja Católica são sim inspirações divinas. Fica a critério e fé pessoal acreditar.

  • Adorei,amem

    • Que benção minha irmã, fico muito feliz

  • Muito bom ter mais conhecimento da palavra

    • Que benção que a irmã gostou. Deus te abençoe

  • Obrigado muito boa a leitura da Bíblia

    • Louvado seja Deus que você gostou minha irmã Marcia. Deus te abençoe

  • Paz do SENHOR missionário Fael Mendes, fiquei tão empolgada achei que tivesse mais conteúdo mas tudo bem esclarecido gostei muito dessa publicação, gostaria de tá recebendo mais. DEUS é contigo missionário!!

    • A paz irmã Patrícia. Fique ligadinha nos e-mails que com certeza você vai receber mais. Deus te abençoe minha amada.

  • A paz do Senhor Missionário Fael Mendes,muito bom o artigo,é maravilhoso ter mais informação sobre a Bíblia Sagrada.
    Que Deus lhe abençoe.

    • Que benção que você gostou irmã Maria. Deus te abençoe também.

  • A paz missionário Fael ? como é bom poder ter conhecimento da Bíblia sagrada gostei muito de ler o artigo

    • A paz abençoada Adriane, fico muito feliz em ter gostado. Deus te abençoe.

  • Muito Obrigado Meu Querido Servo Do Deus

    Vivo Realmente
    Aprendí Muita Coisa
    Que Não Sabia

    E Fico Muito Felíz

    Por Ter Um Servo

    De Deus Abençoado

    Amém Irmão!

    • Fico muito feliz que o irmão Martins gostou; Deus ter abençoe.

  • Meu Irmão, muito bom esse compartilhamento do conhecimento
    Que Deus continue te abençoando sempre

    • A paz irmão Valter, obrigado por seu comentário. Deus te abençoe.

    • A paz irmão Valter. Obrigado por comentar, Deus te abençoe.

  • A Paz de Deus. Obrigada pelo artigo que nos agrega conhecimento e libertação. A Sagrada Bíblia nos traz os ensinamentos de Deus e o encontro da Paz tão desejada.
    Abraços

    • É verdade irmã Dora, a Palavra do Senhor é o nosso alimento.

  • BOM DIA !!
    eu tenho muita dificuldade de entender e guardar na minha cabeça muitas coisas da BIBLIA ,tem palavras que eu nao entendo mais eu to me esfoçando pra isso.

    • A paz irmã, conte sempre comigo para ajudar nesse entendimento.

  • Muito bom Parabéns.

    • Que Deus te abençoe.

  • É muito bom aprender sobre a Bíblia sagrada

    • É verdade, a Palavra do Senhor é tudo na nossa vida.

  • Bom dia missionário, o artigo foi bem esclarecedor, parabéns! Acredito realmente que a Bíblia foi escrita inspirada por Deus, pois por mais antiga que seja seus escritos continua mais atual do que nunca.

  • Bom dia missionário, achei bastante interessante o artigo e dele colhi boas novas. Deus em primeiro lugar

  • A Paz mISSIONÁRIO
    achei interessante a história da Bíblia Sagrada.

  • Muito bom, conhecer a origem da Bíblia,pois é através dela que conhecemos a Deus.

Deixe seu comentário: