Porque Deus Permite o Sofrimento?

A pergunta mais correta não é por que, mas “para que” o sofrimento acontece em nossa vida. Deus quer falar ao nosso coração com essa reflexão. Entenda.

triste - Porque Deus Permite o Sofrimento?
Porque Deus Permite o Sofrimento?

O sofrimento da humanidade se manifesta de diversas maneiras. É até difícil imaginar como Deus, que é Todo Poderoso, pode ver tudo isso e não fazer nada para mudar. Mas, será que Ele realmente não está fazendo nada? Será que, durante todo esse tempo da existência do homem, Deus se ocultou mediante os sofrimentos do mundo? Perguntas como essas é que devem direcionar a nossa reflexão, pois somente quando analisamos o agir de Deus em nossa vida é que começamos a entender aonde o sofrimento nos leva.

A pergunta mais correta não é por que, mas “para que” o sofrimento acontece em nossa vida? Deus quer falar ao nosso coração com essa reflexão, nos levando a mergulhar ainda mais profundo em deus propósitos para nossa vida neste plano. O seu sofrimento pode ser a resposta que estava faltando para a falta de sentido experimentada ao longo de anos em sua vida.

Você já deve ter parado para perguntar: Porque morre alguém que amo? Porque pessoas ruins tem tudo na vida e pessoas boas não? Por que tanto sofrimento no mundo? Se Deus é todo poderoso, porque ele não acaba com todo o sofrimento que existe? Porque Deus Permite o Sofrimento?

Tudo tem seu propósito e Deus tem um propósito para cada vida, quando Deus permite o sofrimento são por vários motivos:

  • Castigo pelas transgressões cometidas;
  • Um aviso de Deus para voltar a seguir o caminho certo;
  • O pecado nos torna sem proteção para que o inimigo tome de conta;
  • Consequências por escolhas erradas no passado. 

Deus nos deu o livre arbítrio para que possamos decidir se queremos Ele ou mundo, Deus nos perdoara sempre de todos os pecados através do seu filho Jesus, mas é preciso um arrependimento da parte do pecador.

No tempo de Noé, Deus irou-se, porque os viventes daquela época só pecavam, através da prostituição, gula, festas com muita embriagues, adoração de outros deuses…

Então tudo isso chegou ao ponto de Deus permitir um dilúvio e destruir tudo. Deus após ter feito, disse que nunca mais acabaria o mundo com água e a forma de aliança dessa promessa é o arco-íris.

Mas, mesmo com o mundo restaurado, ainda existiam pessoas que adoravam outros deuses e pecando da mesma forma, então essas pessoas tiveram de Deus um livre arbítrio e a partir daí estariam distantes de Deus e ficariam totalmente “livres”.

Mas quem está distante de Deus não está verdadeiramente livre, pois está preso ao pecado e o pecado provem do inimigo, se estiverem no caminho do inimigo a tendência e se destruir, pois o inimigo veio para matar, roubar e destruir vidas.

Quantas pessoas estão escravas do pecado? Todos nós pois somos carne, mas muitos negam o próprio corpo para seguir a Jesus, se fosse pelo inimigo, ele mataria logo a vida todos que estão em seu caminho, mas Deus não permite isso totalmente porque Ele tem um plano na vida de cada um de nós, mas infelizmente muitas vidas são perdidas por serem fracas ao pecado.

Por que Deus é todo poderoso e não acaba com o sofrimento do mundo?

Sim, Deus é Onipotente e poderia, a qualquer momento, exterminar o sofrimento do mundo. Mas falar de sofrimento não é se referir a um ser. 

O sofrimento é sentido, vivido, compartilhado entre os seres humanos. As pessoas sofrem e acabar com essa realidade, seria acabar com a vida humana.

Desde que o pecado entrou no mundo pela desobediência do homem, os seres humanos tornaram-se livres para fazerem suas escolhas, sejam elas boas ou ruins. Perceba que, quando sofremos, temos de lidar com as consequências de escolhas feitas ao longo da vida.

Uma doença que acomete um ente querido pode ser proveniente de uma herança genética ou até mesmo de maus hábitos na vida daquela pessoa, e ainda uma oportunidade para a nossa santificação simplesmente.

O nosso Deus Todo Poderoso poderia extinguir as coisas ruins do mundo, mas Ele estaria também acabando com as chances de a humanidade se voltar para o seu amor, que muitas vezes só é reconhecido, em meio ao sofrimento.

Quantas pessoas você conhece que voltou para Igreja depois de enfrentar uma dor muito grande na vida? Talvez você seja uma dessas pessoas e hoje você vive com uma esperança que nunca morre. Você encontrou a verdade que liberta e te faz seguir firme, mesmo diante dos sofrimentos.

O justo não deveria ser livrado dos sofrimentos?

A partir do momento que estamos no caminho do Senhor, em busca de uma vida mais íntima e condizente com a sua Palavra, a ideia errônea que pode nos acometer é de que estamos livres dos sofrimentos. Um grande exemplo de homem justo que viveu o sofrimento de maneira estrondosa foi Jó. 

Lendo o Livro de Jó, de modo especial nos últimos capítulos, percebemos em seu discurso o reconhecimento de que cada perda, enfermidade, dor enfrentada foi crucial para entender o sentido de sua vida neste mundo.

Jó sabia que, em meio a dor, Ele precisava reconhecer a Presença do Senhor e não foi nada fácil para ele, mas as suas primeiras palavras, mediante o sofrimento foram:

“Saí nu do ventre da minha mãe,

e nu partirei.

O Senhor o deu, o Senhor o levou;

louvado seja o nome do Senhor “.

Jó, 1: 21

O essencial ao vivenciar o sofrimento não deve ser entender o motivo da dor, mas o resultado que aquela situação lhe trará no futuro.

Jesus foi quem experimentou o maior sofrimento de todos, quando carregou o pecado da humanidade nos ombros e morreu na Cruz para salvar o seu povo.

Ele bem sabe o quanto aquele Cálice era amargo (cf. Mateus 26: 39), mas encarou o sofrimento, certo de que o propósito da sua vinda ao mundo se cumpriria conforme a vontade do Pai.

Nada é por acaso. Em tudo, Deus se revela. Principalmente, nos sofrimentos enfrentados.

Por que tem crianças sofrendo, já que elas não nascem com pecado?

As crianças muitas vezes já nascem no pecado por causa dos pais, quantas mulheres se prostituem e acabam tendo um filho? O pecado não deve ser usado para gerar uma criança, pois quem sofrerá mais é o bebê pela inadimplência dos pais. Mas claro que cada é um caso, pois a partir do dia que nascemos, por mais que seja do pecado, já nascemos nos planos Deus.

Deus nunca abandona um filho Seu, mas Deus quer ver de sua parte uma dedicação a Ele, não adianta dizermos sou servo de Deus e viver no pecado, e viver a vida que o diabo gosta, temos que nos tornar nova criatura, para que possamos ter a total proteção de Deus.

Deus levanta quem está caído, só basta dizer assim: “Senhor perdoa-me, eu me arrependo de todo o meu pecado e quero seguir o Teu caminho”.

Vamos evangelizar, vamos orar, vamos louvar ao Senhor, vamos mudar nosso modo de falar, de agir, para agradar a Deus, pois quando melhoramos somos realmente livres.

Quantos cristãos desviados da igreja também sofrem, mas é Deus dizendo claramente “volte para Mim”.

Se essa palavra tocou seu coração, acompanhe novos conteúdos e entenda mais sobre a Bíblia seguindo nossas páginas no Facebook e no Instagram.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: