Por mais que o medo seja uma emoção considerada desagradável, é um sentimento comum, provocado pela consciência humana diante de um perigo iminente. Quando estamos perante uma situação desafiadora, o nosso cérebro causa diferentes sensações de alerta no nosso organismo.
Por isso, sentir medo pode, em algumas circunstâncias, evitar que o ser humano tome decisões perigosas, como dirigir em alta velocidade ou enfrentar animais perigosos. Nessas ocasiões, o medo previne que passemos do limite.
Entretanto, a palavra de Deus nos avisa que o medo pode nos paralisar ou nos privar de confiar totalmente no Senhor e nas suas promessas. Através da Bíblia, Deus nos diz que o medo não pode controlar as nossas ações e nos impedir de viver a plenitude do Senhor.
A fé é a principal arma contra o medo, pois, quando cremos em Deus, deixamos de tentar controlar a situação e depositamos toda a confiança no único que pode nos ajudar e que tem os planos perfeitos.
Sempre podemos encontrar conforto com a palavra de Deus. O medo é um sentimento comum à nossa natureza humana, mas devemos lembrar que o espírito de Deus habita em nós e nos dá a paz em Cristo.
Confira o que Deus nos fala para cada tipo de medo.
Medo de falar em público
“Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria.”
2 Timóteo 1:7
O medo de falar em público é muito comum, por isso Deus nos adverte que superemos a timidez. Através da fé em Deus, conseguimos nos sentir confiantes em Seu amor, para pregar a Sua palavra a toda criatura.
Dica prática: se tiver uma apresentação, treine o seu discurso. Quanto mais você treinar, melhor a sua dicção será. Peça a um membro da família ou um amigo para servir de plateia. Assim, você se sentirá mais confiante para falar em público.
Medo de perder o emprego
“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.”
Isaías 41:10
O medo de ter algum imprevisto financeiro, como perder o emprego, é bem assustador. Mas Deus nunca deixará um justo desamparado. Ele é a rocha firme que cuidará de tudo para que possamos cumprir os planos d’Ele na Terra.
Dica prática: peça feedbacks do seu trabalho e sempre tente melhorar. Quando somos proativos, mostramos que nos importamos com o nosso trabalho.
Medo de enfrentar desafios
“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”
Josué 1:9
Muitas pessoas não gostam de encarar novas situações, mas, quando confiamos plenamente em Deus, tiramos a mão do volante e deixamos de guiar a situação. Colocamos os nossos planos nas mãos do único que é perfeito e que não nos deixará sofrer. Se você precisa dar um passo rumo ao desconhecido, confie plenamente em Deus, e tudo dará certo.
Dica prática: leia a Palavra de Deus. Você verá diversos exemplos de discípulos e profetas que enfrentaram o medo para cumprir o chamado de Deus.
Medo da solidão
“Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.”
João 14:27
O medo de ficar sozinho pode ser devastador, principalmente quando falamos sobre relações românticas. Quando tentamos resolver as situações com medo, corremos o risco de nos afobar e tomarmos a decisão errada. Mas Deus nos dá um espírito de paz, para que o nosso coração não se perturbe.
Dica prática: o cristão nunca está sozinho, pois Deus é a sua melhor companhia. Aproveite a presença de Deus, invista no seu relacionamento com Ele ao orar, louvar e ler a palavra. Caso sinta falta de cultuar com as pessoas, tente encontrar grupos cristãos para fazer amizades.
Medo de doença
“O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele. Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor”.
Salmos 112:6,7
Quando passamos por algum problema de saúde, nossa fé pode ser abalada. Afinal, pensamos: por que Deus permitiu que isso acontecesse? A questão é que os nossos planos não são os planos de Deus.
Quando Ele permite que passemos por dificuldades, certamente devemos confiar sem medo, pois Deus não dá carga que não possamos suportar e todas as coisas cooperam para o bem de quem ama a Ele.
Dica prática: ore a Deus. Além de fazer milagres, a oração nos aproxima de Deus e possibilita que ouçamos a Sua voz. Crie uma rotina para conversar com Deus diariamente, além de grupos de oração com um propósito específico.
Medo da morte
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Salmos 23:4
Nós sabemos que a vida do cristão na Terra é passageira e que o objetivo maior é ver a Cristo. Por isso, por mais que a nossa natureza humana nos faça temer a morte, o Espírito de Deus nos consola, pois os justos serão ressuscitados para viver com o Senhor.
Dica prática: para esse medo, a dica prática vem do rei Salomão: desfrute a vida. Aproveite o tempo que Deus lhe deu e se alegre em Sua presença. Não adianta pensar na morte, pois ela é inevitável, mas, se Deus está lhe dando tempo, aproveite para viver o melhor que Ele tem para você.
Em toda a Bíblia, Deus nos adverte de que não precisamos temer, pois Ele está no controle da situação. As novas experiências podem ser desafiadoras, mas, ao enfrentá-las com Deus, podemos crescer espiritualmente para depois ajudar quem estiver passando pelo mesmo no futuro.
Lembre-se: a nossa caminhada na Terra é passageira, mas a nossa vida com Deus será eterna.
Gostou do texto? Leia outras palavras no blog e nos siga nas redes sociais.
Recomendamos para você:
- Deus está ao seu lado – não tenha medo e confie no Senhor
- 3 orações poderosas para superar todos os medos
- Deus está ao seu lado – superando o medo dessa doença
- Não Temas Sou Eu! Eu Tenho o Controle da Situação!
Jesus te ama muito.
2 Comentários:
Deus é nosso refúgio e fortaleza sempre 🙏🙏🙏
Assim Seja 🙌 Amém 🙏🏻