Saiba como a teologia pode transformar a sua vida

Nesse artigo vamos dar ênfase no que a teologia pode fazer, mostrando que você pode aplicar o ensino prático e obter a transformação na sua vida!

Nesse artigo vamos dar ênfase no que a teologia pode fazer, mostrando que você pode aplicar o ensino prático e obter a transformação na sua vida!

teologia 1024x960 - Saiba como a teologia pode transformar a sua vida
Saiba como a teologia pode transformar a sua vida

A palavra teologia vem do latim “Theologia”, que é idealizado a partir da junção de “Theos” (Deus) e “Logos” (estudo de). O mesmo se observa a partir do grego “Theologos” (aquele que fala sobre deuses). Estas são basicamente as definições do que é teologia. No pensamento grego o termo surge pela primeira vez no diálogo “A República”, de Platão.

A teologia é, portanto, uma ciência que atravessa os séculos, cuja linha de pensamento se propõe a estudar os fenômenos relacionados a Deus e suas mediações diretas na vida e nos acontecimentos universais e a transformação da sociedade.

Uma ciência ou área do conhecimento tem seus objetos de estudo definidos. Em teologia, isso não ocorre porque Deus não é objeto, ou melhor, não é possível estudar Deus diretamente, mas estuda aquilo que se pode observar e se torna atual, as representações sociais do divino nas mais diversas culturas. Existem várias religiões às quais a teologia se refere, existindo, então, diferentes teologias (cristã, umbandista, judaica, budista, católica, protestante, islâmica etc.).

A teologia nos passa uma sólida e verdadeira razão bíblica 

A sã doutrina nos protege de falsos profetas, falsos mestres e várias formas de enganação satânica.

Meu propósito é que eles sejam encorajados no coração e unidos no amor, para que possam ter as riquezas completas do entendimento completo, a fim de que possam conhecer o mistério de Deus, a saber, Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros de Deus. sabedoria e conhecimento. 

“Eu lhes digo isto para que ninguém te engane por argumentos que soem bem”

Colossenses 2:2-4

 A teologia nos ajuda a ter uma visão mais ampla do cristianismo!

Isso nos permitirá interpretar adequadamente todos os aspectos da vida e da cultura, compreendendo os pensamentos de Deus depois dele, alinhando nossa vontade a Dele. Todo ensinamento que ouvimos será filtrado através de nossa visão de mundo.

A teologia nos auxilia no desenvolvimento do bom senso para nos manter no caminho certo:

“Sua palavra é uma lâmpada para os meus pés e uma luz para o meu caminho”

Salmos 119:105

Muitos modernistas dizem que não precisam das Escrituras. Eles dizem que precisam apenas deixar o Espírito Santo ser seu guia. O que as Escrituras dizem sobre isso?

“Caros amigos, não acrediteis em todo espírito, mas teste os espíritos para ver se eles são de Deus, porque muitos falsos profetas saíram ao mundo”

1 João 4:1

A teologia nos ajuda também a defender a fé Guarda a fé cristã que foi “de uma vez por todas entregue aos santos” (Judas 3).

Mas em seus corações separaram a Cristo como Senhor. “Estejais sempre preparados para dar uma resposta a todos que lhe pedirem a razão da esperança que há em vós”

1 Pedro 3:15

A teologia é a base da esperança, alegria e paz. Se não entendemos a teologia, estamos perdendo a esperança, a alegria e a paz que vem de ver o grande Deus a quem servimos.

Regozijem-se no Senhor sempre. Eu vou dizer de novo: Alegra-te! Não fique ansioso com nada, mas em tudo, pela oração e petição, com gratidão, apresente seus pedidos a Deus. “E a paz de Deus, que transcende todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus”

Filipenses 3:4,6-7

Essas coisas foram escritas nas Escrituras há muito tempo para nos ensinar. “Eles nos dão esperança e encorajamento enquanto esperamos pacientemente pelas promessas de Deus”

Romanos 15:4

Se obtivermos uma grande visão de Deus e profunda alegria, teremos uma grande motivação para obedecê-lo. Por exemplo, esforçar-se para ser santo porque Deus é santo é um motivo muito mais forte de obediência do que simplesmente “é a coisa certa a fazer”. Como vimos anteriormente, uma parte importante da teologia é conhecer os mandamentos que Deus nos deu. Se não os conhecemos, não podemos fazê-lo. O apóstolo Pedro escreve que tudo o que precisamos para ter uma fé forte e levar vidas santas é encontrado no conhecimento que Deus revelou de Si mesmo (a doutrina bíblica é suficiente):

O poder divino de Deus nos deu tudo o que precisamos para viver uma vida verdadeiramente religiosa através do nosso conhecimento daquele que nos chamou para compartilhar em sua própria glória e bondade (2Pe 1, 3 GNT).

A teologia une cristãos

Existe companheirismo e união poderosas entre um grupo de cristãos que compartilham a mesma visão e crenças. Ele fornece grande incentivo que é difícil encontrar em outro lugar.

Alguns benefícios sobre a teologia:

  • A teologia exercita o raciocínio lógico e equilibra mente e coração, inteligência racional e inteligência emocional.
  • Quem tem formação teológica (mesmo que seja um curso livre) tem um maior leque de atuação na igreja de Cristo, já que a maioria dos ministérios exige certa preparação para que sejam bem executados.
  • Requalificar-se para uma melhor atuação dentro da Igreja.
  • Satisfazer inquietações e dúvidas bíblicas.
  • Contribuir na transformação da sociedade. Conhecer bem a Palavra é importante para impactar positivamente a sociedade.
  • Ajudar as pessoas por meio de aconselhamento.
  • Conhecer com maior profundidade a Palavra de Deus. Conhecer a palavra de Deus mais a fundo nos ajuda a se aproximar cada vez mais de Deus.
  • Entender as raízes históricas do cristianismo.
  • Preparar-se para o diálogo com as outras religiões (Quantas pessoas perdem a oportunidade de evangelizar porque não sabe como dialogar com quem pensa diferente? A teologia nos ajuda a expor melhor as razões da nossa fé).
  • Entender de modo científico e sistemático a fé cristã
  • Entender mais sobre a história da Igreja Cristã.
  • Conhecer as belezas da Tradição cristã.

O profissional pode atuar em organizações diversas, ONGs, ser padre ou pastor, auxiliar organizações públicas ou pessoas, ou até mesmo atuar como professor de ensino religioso e filosofia em escolas ou universidades, além de conhecer melhor sobre o cristianismo.

Gostou das dicas sobre como a teologia pode transformar sua vida? Comece agora mesmo a desvendar o que ensina a teologia, abra sua mente e coração assim como eu, para se aproximar ainda mais de Deus. Pois a minha força vem de Deus! Receba nossos e-mails e estudos, clique aqui e inscreva-se!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

Deixe seu comentário: