Quem eram os amigos de Jesus?

Jesus construiu algumas amizades durante a sua vida, seja com seus apóstolos ou com outras pessoas que também ajudaram o Senhor durante a sua trajetória. Saiba quem eram eles.

amigos - Quem eram os amigos de Jesus?
Quem eram os amigos de Jesus?

Os amigos de Jesus foram muitos durante a vida, e não se restringiu a um grupo muito pequeno de pessoas. Por mais que amizades verdadeiras sejam raras, o Nosso Senhor conseguiu cultivar algumas em sua passagem pela Terra.

Apesar disso, muitas pessoas não sabem que Jesus contou com alguns amigos valiosos durante a sua vida. Mesmo que a relação do Salvador não fosse das melhores em termos de amizade com os parentes, ainda assim, ele conseguiu criar laços fortes.

No mais, até mesmo nos dias de hoje, ainda é possível dizer que Jesus Cristo tem amizades valiosas. Os laços que ele criou em nosso planeta são eternos, e você vai conseguir entender isso e um pouco mais durante o nosso texto.

Para descobrir quem foram e quem são os amigos de Jesus, continue a leitura:

A relação com os apóstolos era próxima

Os primeiros amigos de Jesus que vamos apresentar aqui são os seus apóstolos, seguidores fiéis do Nosso Senhor. Porém, engana-se quem acha que eles apenas estavam com Cristo apenas por questão de fé ou para aprender algo.

Jesus Cristo era muito amigo de seus apóstolos, e por isso, podemos dizer que ele tinha, no mínimo, 12 amigos. Até mesmo Judas Iscariotes, que acabou traindo Cristo, também era seu amigo próximo, e o Senhor gostava muito dele.

Em João 15:15, por exemplo, podemos ver que Jesus valorizava a amizade que tinha com os seus discípulos, o que já nos ajuda a ver como a relação era construída. Porém, é preciso destacar também que ele era mais próximo de uns do que outros.

Por mais que fosse grande amigo de todos, Cristo tinha uma amizade ainda mais especial com três deles: João, Tiago e Pedro. Inclusive, em algumas situações, Jesus andou acompanhado apenas deles, não levando os outros apóstolos consigo.

No mais, esses são os amigos mais conhecidos e que foram extremamente próximos de Jesus durante a sua vida. No entanto, eles não foram os únicos, já que Cristo acabou criando laços com diversas outras pessoas durante a sua trajetória.

Os outros amigos que Jesus fez

Além dos apóstolos, Jesus também criou laços de amizade com algumas outras pessoas durante a sua vida. Além de serem discípulos, essas pessoas também eram consideradas valiosas, pois ajudavam o Senhor de diferentes maneiras.

Cristo até mesmo comeu junto de algumas dessas pessoas, o que, na época, era visto como algo que apenas pessoas muito próximas faziam. Isso já nos dá uma dimensão do tamanho da amizade que ele construiu com vários indivíduos em sua trajetória.

No mais, entre as pessoas que Jesus se aproximou, a que ele teve um laço mais forte foi com a família de Lázaro. Cristo sempre foi muito querido por eles, e por isso, era muito bem-tratado e visto como alguém realmente amado pelos que estavam lá.

Na Bíblia, quando Lázaro morreu, Jesus ficou tão triste que acabou chorando, o que nos mostra o quanto eram pessoas próximas. Além disso, Cristo também teve uma amizade muito bonita com Maria e Marta, as duas irmãs de seu querido amigo.

O Nosso Senhor era tão próximo da família que, em algumas ocasiões, ficou até mesmo hospedado em sua casa. Inclusive, uma semana antes da sua morte, segundo as passagens João 12:1-2, ele estava ficando justamente nesse local.

No mais, essas foram algumas das amizades mais próximas que Jesus teve durante a sua vida, além dos seus apóstolos. Lázaro e sua família foram pessoas muito queridas por Cristo, e por isso, seus nomes são lembrados até os dias de hoje.

Amizade de Cristo com os parentes

As amizades de Cristo com sua família não foram muitas, afinal, seus familiares não acreditavam em suas palavras. Por conta disso, não foi possível criar laços de amizade tão fortes quanto o Senhor desejava durante sua vida.

Boa parte dos seus parentes não acreditava nele, e por conta disso, eles não conseguiram se aproximar a esse ponto. No entanto, Jesus nunca foi recluso sobre essa questão, e sempre se mostrou disposto a se tornar mais íntimo e querido por todos.

No mais, mesmo que não criasse laços de amizades com boa parte da sua família, João Batista teve uma relação próxima com Cristo. Jesus demonstrou sentir carinho por ele, que tratava o Senhor com respeito e não como vários outros fizeram.

A relação era boa, e por isso, quando Batista morreu, Jesus tirou um tempo para se afastar e se recuperar desse golpe. No mais, os amigos familiares não foram muitos, porém, ainda assim existiram, mesmo que em número menor do que em outros casos.

E quem são os amigos do Senhor hoje?

Pode parecer impossível, porém, existem amigos de Jesus mesmo nos dias de hoje, muitos anos após a sua morte. Isso porque, todos aqueles que creem em Nosso Senhor também pode ser considerado seu amigo, afinal, somos pessoas queridas por eles.

Em João 15:13-14, podemos ver que todos os que obedecem e acreditam em Cristo são considerados os seus amigos. Logo, os cristãos que seguem o que foi dito pelo Senhor, também podem ser considerados seus amigos.

Além disso, antes da crucificação, Jesus disse que daria a sua vida por seus amigos, e todos sabemos que ele se sacrificou por nós. Ou seja, ele também nos via como amigos queridos, e por isso, não hesitou em fazer o que foi preciso para a nossa salvação.

É muito bom saber que Jesus nos considerava dessa forma, e que estava disposto a fazer tudo o que fez pela nossa vida. Ser seu amigo é um privilégio gigantesco e nós, seus seguidores, nunca podemos nos esquecer de tudo o que aconteceu.

No mais, ao obedecermos aos seus mandamentos, e demonstrar amor ao próximo, estamos demonstrando gratidão ao Nosso Salvador. Por isso, não deixe de colocar em prática tudo o que Jesus nos ensinou, não deixando as ações apenas para o campo das palavras.

Nosso texto termina aqui, e se você gostou de nos acompanhar, nos siga nas redes sociais e acesse o nosso blog para conferir outros textos sobre a Palavra Divina!

Siga Conhecimentos do Pai no Instagram.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: