Os 7 Pecados Capitais – 3º A Avareza

O amor ao dinheiro é conhecido como avareza, o terceiro Pecado Capital. Para descobrir mais sobre o assunto, acesse agora mesmo este conteúdo especial.

Pense por um minuto: quantas vezes você já escutou a palavra “avareza”? É bem provável que poucas, não é mesmo? Embora essa não seja uma expressão incomum, ela não costuma ser utilizada com frequência, principalmente por ter um significado considerado “pesado” para muitas pessoas.

Embora algumas pessoas possam associar a avareza com o termo “ser pão duro”, há muitas outras coisas ligadas a esse, que é tido como o terceiro Pecado Capital por historiadores e estudiosos da área.

Mas, você sabia que a avareza pode ter um poder extremamente destrutivo para a alma humana e que ela é muito mais comum do que se imagina? Se você está surpreso e ficou curioso para descobrir mais sobre esse assunto, fique mais alguns minutos por aqui e leia cada palavra abaixo.

É hora de entender o significado de avareza

Muita gente conhece o pecado da avareza somente por esse nome. Entretanto, ele também pode ser chamado de “ganância” ou de “cobiça”. No geral, a avareza nada mais é do que um desejo insaciável de adquirir mais e mais bens materiais. Como se não houvesse limite e nada fosse suficiente.

Normalmente, pessoas vistas como avarentas possuem um amor gigantesco pelo dinheiro, como se nada mais importasse na vida. Também costumam ser egoístas com seus bens materiais.

Como podemos identificar o pecado da avareza?

Claro, o que citamos acima pode ajudar a identificar pessoas que cometam o pecado da avareza. No entanto, reconhecê-lo não é uma tarefa fácil como reconhecer a gula, a preguiça ou o orgulho, por exemplo. Na verdade, é preciso olhar nas entrelinhas.

Algumas atitudes comuns de quem é avarento são:

  • Deixar de se divertir e fazer coisas que gosta para não gastar nenhum dinheiro, mesmo que não estejam precisando guardar dinheiro;
  • Recusar-se a ajudar alguém, mesmo que um ente querido, para não ter que gastar;
  • Pensar apenas em coisas materiais;
  • Nunca estar satisfeito com nada do que tem;
  • Ter medo de perder o que possui, até mesmo sofrendo de ansiedade ao pensar nisso;
  • Não utilizar as coisas que compra, por medo de que estraguem;
  • Se aproveitar da bondade das outras pessoas para não ter que gastar seu próprio dinheiro, mesmo que não vá lhe fazer falta;
  • Não saber valorizar as coisas realmente importantes da vida;
  • Arrumar briga por dinheiro ou por coisas materiais.

Como vimos, não é preciso ser uma pessoa rica para cometer o pecado da avareza. Muitas vezes, ele se manifesta em coisas muito pequenas e simples. Você se reconheceu em boa parte dessa lista? Então, é hora de procurar ajuda e de rever os seus conceitos.

A avareza e o egoísmo andam de mãos dadas

A avareza é considerada o terceiro pecado entre os sete pecados capitais e que existem muitas coisas ruins ligadas a esse pecado.

Uma pessoa avarenta que é considerado o terceiro pecado capital pode ser traduzido com pessoa egoísta e uma o egoísmo pode levar a pessoa a ficar sozinha sem ninguém ao seu lado, pois o egoísta só quer tudo para si e nada para os que estão ao seu redor.

Uma pessoa “pão dura”, aquela em que tudo é o dinheiro, famílias sofrem com pessoas assim, pois ao invés de ajudar em casa esconde todo o dinheiro, simplesmente porque quer mais e mais.

“Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15).

Como diz na bíblia, a vida do “homem” não consiste só nas riquezas que tem, mas a vida espiritual é muito mais importante. Está em vida íntima com Deus é a maior riqueza que o “homem” pode ter.

Mas esse tema não só está ligado ao dinheiro, mas dentre muitas outras coisas como, por exemplo, os ciúmes.

O ciúme está ligado ao egoísmo, querer uma pessoa só para si, achar que é dono(a) absoluto dessa pessoa e, por incrível que pareça, existem pessoas que acham que são donos de outra pessoa, isso está muito ligado a vida conjugal, e é um dos motivos que mais destroem os relacionamentos.

“Diante dos frutos ruins produzidos pelos ciúmes, podemos entender que o ciúmes não vem de Deus”

I Co 13.4-5

O que a Bíblia fala sobre a avareza

Podemos começar falando sobre a avareza segundo a Bíblia utilizando algumas falas do apóstolo Paulo. No livro de Timóteo (1 Timóteo 6:10), por exemplo, ele advertiu que:

“O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”.

Ao olharmos para essa frase, provavelmente vamos focar na expressão “amor ao dinheiro”, certo. No entanto, pense um pouco sobre a segunda parte “raiz de todos os males”. Você sabe o que isso significa? Simples: que a avareza é a mãe de diversos outros pecados, como a cobiça.

Em Salmos 119, versículo 36, o salmista reconhece que os bens materiais atraem o seu coração quando suplica a Deus dizendo:

“Converte o meu coração para os teus decretos e não para o ganho egoísta”

Aliás, diversos homens de Deus falaram sobre a avareza na Bíblia, como Isaías, Elias, Ezequiel, Amós, Malaquias, Habacuque e Jeremias. Paulo e Tiago, por sua vez, escreveram cartas sobre o tema às igrejas. O próprio Jesus fala sobre o assunto quando diz como é difícil para um rico entrar no Reino dos Céus.

Jesus se preocupava muito com a avareza dos homens

De fato, a avareza era um pecado que incomodava profundamente o Senhor. Em Lucas, capítulo 16, Ele adverte que não somos capazes de servir a dois senhores ao mesmo tempo e nos desafia a escolher entre Deus e o dinheiro.

Um bom exemplo de pessoa corrompida pela avareza foi Zaqueu. Em Lucas, capítulo 19, conhecemos sua história de forma mais clara. Zaqueu era um cobrador de impostos. Um homem realmente muito rico e repleto de posses. Ele tinha tudo: status, influência e poder.

No entanto, Zaqueu não tinha um único amigo. O motivo? Para conseguir ainda mais dinheiro, ele costumava extorquir seu próprio povo, pisando nas pessoas para chegar onde queria.

Muitas vezes, fazemos como ele, priorizando as riquezas em vez das pessoas. O resultado, obviamente, são relacionamentos superficiais e ligações emocionais, e sentimentais rompidas. Por fim, acabamos sozinhos.

Versículos bíblicos que falam sobre a avareza

Há realmente muitos versículos que falam sobre a avareza na Bíblia. Por isso, selecionamos apenas alguns para que você possa ter uma ideia de como esse pecado era visto na época. Acompanhe:

  • Salmos 52:5 ao 7

“Também Deus te destruirá para sempre; arrebatar-te-á e arrancar-te-á da tua habitação, e desarraigar-te-á da terra dos viventes. (Selá.) E os justos o verão, e temerão: e se rirão dele, dizendo: eis aqui o homem que não pôs em Deus a sua fortaleza, antes confiou na abundância das suas riquezas, e se fortaleceu na sua maldade”.

  • 1 Coríntios 5:9 ao 11

“Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais”.

  • Hebreus 13:5

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: não te deixarei, nem te desampararei”.

  • Provérbios 15:27

“O que agir com avareza perturba a sua casa, mas o que odeia presentes viverá”.

Medite em cada um desses versículos e, caso note algum comportamento avarento em si, peça auxílio para o Senhor, para que você seja mudado e ande conforme a Sua palavra.

Deus pode mudar o avarento

Não somos donos de ninguém e só existe Um Dono de tudo que é Deus. Permita que nasça em você o amor que vem de Deus e que a partir daí existirá um sentimento em que te ajudará a compartilhar esse amor que tem em você, ajudar o próximo, amar sem prender, dividir, são exemplos que enriquece o ser humano e Deus se agradará mais de você.

Amém.

Conheça nossa página no Facebook, clicando aqui.

Próxima mensagem iremos falar sobre o quarto pecado capital – A Ira.

Até lá, aproveite para ler mais conteúdos em nosso blog e seguir as nossas redes sociais.

Jesus te ama!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: