Se você estuda a Bíblia, sabe que o Novo Testamento contém a vida de Jesus e seus ensinamentos, bem como os atos dos apóstolos após a sua morte e ressurreição. Mas há um livro no Novo Testamento que não fala de nada disso: o livro das Revelações, também chamado de Apocalipse.
Cheio de bestas e monstros, o Livro do Apocalipse mais parece uma ficção científica. Apesar de ser um dos livros mais conhecidos da Bíblia, é também o mais difícil de ser interpretado, por conta do simbolismo com que foi escrito.
Nele, João descreve uma figura satânica que se ergueu para governar, dragões, prostitutas e quatro cavaleiros que deixam montanhas de cadáveres por onde passam. Será uma visão da Terra e da humanidade no dia do julgamento?
Os profetas daquele tempo
O professor de Estudos Clássicos e Religiosos da Universidade de Iowa, Robert R. Cargill, aponta que uma grande confusão que costuma atrapalhar a interpretação que as pessoas fazem da Bíblia gira em torno do significado da palavra “profeta”.
Normalmente, as pessoas acreditam que profeta é como um adivinho, alguém que traz profecias sobre o futuro. Mas naquela época, ser profeta era como ser um professor. O detalhe era que esses profetas declaravam que falavam em nome de Deus.
João apóstolo ou outro João?
O Livro das Revelações foi escrito em 95d.C. por João, que teria tido uma visão do fim dos tempos na pequena Ilha de Patmos, no Mar Egeu. Nesse livro, João traria conversas e revelações que Jesus tinha feito para ele, contando a vitória do bem sobre o mal.
Por séculos, estudiosos e teólogos achavam que tinha sido escrito por João Apóstolo, um dos discípulos favoritos de Jesus. Mas outra possibilidade seria a de que o livro foi escrito por outro João, conhecido por João de Patmos.
Esse João teria sido banido do império Romano por declarar que Jesus era o messias. Seja qual for o João, fato é que esse livro deixa muitas dúvidas e gera inúmeras interpretações.
O fim dos tempos segundo a Bíblia
Há quem acredite que um meteoro vai dizimar tudo, que um vírus se alastrará por toda a humanidade e que guerras trarão caos na Terra. Mas o que realmente diz o Apocalipse com suas bestas, cavaleiros, anjos, demônios e pragas?
No Livro das Revelações, João narra um fim do mundo cheio de catástrofes naturais. O céu vai se apagar, um exército de demônios será liberado.
Segundo a Bíblia, o fim dos tempos começará com pessoas sumindo. Imagine-se andando na rua e de repente várias pessoas simplesmente desaparecem, deixando apenas as roupas. Com isso, reina o caos: aviões caem, carros batem, vários acidentes começam a acontecer e os hospitais estão lotados.
A Palavra descreve esse sumiço como o arrebatamento. As pessoas que desapareceram teriam sido salvas de um mal que se abateria sobre a Terra, começando o Apocalipse.
Enquanto no mundo diversas catástrofes naturais, guerras e conflitos estariam acontecendo, Jesus teria no céu um livro especial com sete selos. Cada vez que ele rompe um selo, algo acontece na Terra.
Os quatro primeiros trariam os quatro cavaleiros do Apocalipse. O primeiro chegaria em um cavalo branco: o anticristo, uma espécie de líder poderoso, convenceria grandes líderes a criar um novo governo.
O segundo selo seria um cavaleiro em um cavalo vermelho, tirando a paz a instalando a guerra entre os povos. O terceiro selo traria a fome em um cavalo preto, trazendo uma balança na mão.
Imagine o preço exorbitante da comida nesse novo governo, as pessoas passando fome, sem acesso à comida.
O quarto selo traria um cavaleiro em um cavalo amarelo, trazendo mais pragas e guerras.
A visão de João mostra, no quinto selo, que as pessoas que foram fiéis a Deus até o último momento foram salvas, tornaram-se mártires e perguntaram a Deus como ele faria justiça. Deus, então, explicaria que haveria um teste da Terra.
O sexto selo nos mostra que os fiéis a Deus diante da provação ficariam bem e, finalmente, no sétimo selo, sete trombetas seriam entregues a sete anjos e cada trombeta traria eventos catastróficos: chuvas de pedra, meteoros, o céu escurecendo, pragas.
Depois de todo o sofrimento, Jesus volta à Terra com seus exércitos, vencendo o anticristo e começando uma nova Era, o reino dos mil anos. Depois desse tempo, o anticristo será então liberado por pouco tempo, mas no fim será derrotado e lançado em um lago de fogo e enxofre onde ficará pela eternidade.
A Palavra nos diz que é aí que acontecerá o juízo final: o sol voltará a brilhar e haverá um reino do bem onde todos os fiéis viverão felizes em um mundo sem dor e sofrimento, sem morte ou luto.
O que ter em mente ao ler o Apocalipse?
Ao ler o livro do Apocalipse, o maior cuidado que devemos ter é não tentar lê-lo como se tivesse sido escrito especialmente para nós. Tentamos ler e correlacionar com o ano em que vivemos, buscando sinais à nossa volta.
Mas precisamos nos lembrar de que esse livro foi escrito há 2000 anos para um grupo específico de igrejas: as sete Igrejas da Ásia, localizadas em sete cidades do Império Romano.
As pessoas dessa época estavam sendo duramente reprimidas pelo império – e receberam esse livro para confortá-los e os desafiar a uma vida de santidade mesmo diante das provações.
Temos que entender o que esse livro significou para os seus primeiros leitores para então pensar o que pode significar para a humanidade hoje.
Para muitos, os quatro cavaleiros são uma representação de profecias que estão perto de acontecer. Paz, guerra, fome, tudo isso já faz parte do mundo perverso em que vivemos. Lembremos que a história descrita no Livro das Revelações é simbólica.
Um ponto que é consenso entre cientistas e teólogos é que, no ritmo com que estamos destruindo a natureza e guerreando, vamos acabar destruindo o planeta e todo tipo de vida. Poluição do meio ambiente, crises climáticas, lixo nos oceanos…
Ficção ou realidade? Com a chegada do fim dos tempos, o que nós, cristãos, podemos e devemos fazer é seguir a Palavra. Conduzir nossas vidas diariamente conforme os ensinamentos do Cristo Vivo, para que no dia do seu retorno possamos ser abençoados.
Quer trazer a Palavra para a sua vida? Leia o blog para encontrar as palavras de Deus que vão alimentar o seu espírito.
Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.
Leia também…
- Estudo do Apocalipse (CAPÍTULOS 1-8)
- Estudo do Apocalipse (CAPÍTULOS 9-16)
- Estudo do Apocalipse (CAPÍTULOS 17-22)
Jesus te ama muito
Deixe seu comentário: