Lucas 8:16 – A luz do mundo

A Palavra de Deus é a luz do mundo. Nós, como seus filhos, devemos garantir que ela ilumine a vida de outras pessoas. Venha descobrir como fazer isso.

luz - Lucas 8:16 - A luz do mundo
Lucas 8:16 – A luz do mundo

A Palavra de Deus é a luz do mundo. Essa é uma afirmação feita por ninguém menos que Jesus Cristo em sua famosa parábola bíblica. Mas, você sabe o motivo de nosso Senhor a chamar desta maneira? Simples! Porque o seu papel principal é iluminar o mundo, tornando os caminhos do Pai ainda mais claros.

Deus sabe que podemos nos perder com facilidade e que há inúmeras tentações pelo caminho. E é exatamente por isso que Ele nos guia, iluminando cada passo que dermos, nos fazendo encontrar a direção correta.

Então, que tal deixar os ensinamentos de nosso Salvador falar alto em seu coração hoje, tomar coragem e deixar a Sua luz brilhar ainda mais em cada uma de suas ações? É sobre isso que falaremos logo abaixo.

Nenhuma luz deve ficar escondida

A Palavra é bem clara quando diz:

“Ninguém acende uma lâmpada e a esconde em uma jarra ou a coloca debaixo da cama. Em vez disso, ele a coloca em um suporte, para que aqueles que entram possam ver a luz.”

Lucas 8:16

Isso é muito forte, irmãos!

A declaração de Jesus é tão simples e óbvia, mas tão necessária ao mesmo tempo. Afinal, se você vai acender uma lâmpada, você o faz para iluminar, não para escondê-la. Se esse fosse o seu propósito, você não acenderia nada, não é mesmo?

O assunto central da parábola, como sabemos, é ouvir a Palavra de Deus, capaz de nos guiar e nos mostrar a verdade em todo o momento. O Senhor não quer que tropecemos ou peguemos atalhos. Ele quer nos direcionar para o Seu propósito e é exatamente isso que Ele faz.

A Palavra do nosso Deus é luz!

Ouvir a Palavra de Deus é o tema principal do capítulo 8 do livro de Lucas. Logo, fica ainda mais claro que a luz da lâmpada citada no versículo 16 é a Palavra do Altíssimo, a mensagem do Reino que Jesus proclamado por toda a Galileia.

Alguns ouvirão e não entenderão, em outros a Palavra verá um pequeno crescimento, em outros o crescimento da Palavra será sufocado, mas em outros ainda a Palavra produzirá uma colheita de obediência, uma vida transformada e um ministério frutífero.

Esta mensagem não deve ser escondida ou apenas sussurrada em voz baixa. Em vez disso, deve ser proclamado aberta e claramente “para que aqueles que entram possam ver a luz”.

Jesus está instruindo seus discípulos dizendo em alto e bom som: “não sufoque a mensagem do Reino, mas proclame-a abertamente!”

Por que nós, como discípulos de Jesus, seríamos tentados a fazer o contrário?

Bem, acredite, há diversos motivos que podem nos levar a desobedecer ao Criador, deixando a Sua palavra escondida:

  • Medo de sermos perseguidos;
  • Medo de sermos banidos de nossa comunidade;
  • Medo de não sermos aceitos;
  • Receio de sermos vistos como pessoas “ridículas”;
  • Medo de que isso afete nossos negócios;
  • Medo de perdermos o emprego.

No entanto, precisamos entender que não é possível acender uma lâmpada e depois esconder a sua luz. É isso o que Jesus está dizendo. Isso é tolice. Em vez disso, você a coloca onde pode ser vista e fornece luz a todos na casa.

Não esconda a Palavra de Deus. Se ele lhe deu conhecimento e sabedoria para pregá-la, não se esconda. Não deixe os planos do Senhor de lado por medo ou vergonha.

O mundo precisa da luz do Senhor

Já vimos claramente que as lâmpadas não são feitas para serem cobertas. Isso anularia seu propósito de fornecer luz. Cobrir a lâmpada prejudica a todos no lugar, incluindo aquele que a cobriu.

As lâmpadas são feitas para serem mostradas. A luz destina-se a beneficiar aqueles que entram na sala. Os destinatários da luz da lâmpada não estão definidos. A questão é que todos que entram na sala veem a luz. Não escondemos de alguns e exibimos para outros.

Ou seja, quando recebermos a Palavra como ela deve ser recebida, teremos prazer em compartilhá-la para a edificação de outros. Claro, sabemos que muitos irão rejeitá-la, mas isso não deve impedir seu compartilhamento.

Assim, a luz da Palavra de Deus ilumina a verdade para aqueles que vivem nas trevas. Logo, isso significa que eles devem ouvir a verdade da Palavra de Deus e perceber a escuridão em que estão vivendo:

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas”.

Romanos 10:14 e 15

À medida que a luz da Palavra de Deus ilumina, inevitavelmente ela expõe coisas que as pessoas podem nem perceber que estão nas trevas.

Concluindo

Os cristãos são citados na Bíblia tanto como o sal quanto como a luz. Assim, eles devem causar um impacto notável no mundo.

Nossos corações devem estar dispostos a fazer boas obras por si mesmas como parte integrante do caráter justo que se desenvolve em nós graças ao nosso Deus.

Desta maneira, devemos sempre estar atentos, porém, para não fazer ações para alimentar nossa vaidade ou por outros motivos egoístas. Jesus condenou totalmente os fariseus por realizarem obras para que pudessem ser vistos e recompensados por outros.

Nossa mensagem final é para que você seja luz neste mundo. Seja doando tempo para um voluntariado, limpando a igreja nos finais de semana ou ajudando os seus vizinhos idosos, nosso trabalho altruísta deve ser notado pelos outros.

Quando seguimos as palavras de Jesus para “deixar sua luz brilhar diante dos homens”, trazemos glória e honra a Deus. Esta é a nossa mais bela missão!

Este conteúdo tocou fortemente o seu coração? Então, aproveite para ler mais textos como esse aqui no nosso blog. Não perca tempo e também nos siga em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube)!

Que Deus lhe abençoe ilumine sempre!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

4 Comentários:

  • DEUS abençoe cada vez mais o seu ministério.

    Essa mensagem que eu estava precisando ouvir….

  • Como sao bem vindas essas mensagens em nossas vidas.meu Senhor e meu Deus,eu ti amo.entra na minha vida,entra na minha casa,entra na minga familia.

  • 🙏🙏🙏

  • Fazem tres anos que vem passando por muitas provacoes e humilhacoes em minha vida,tenho 65 anos e moro em um sitio com meu Deus.estou me sentindo abondonado por meus familiares,nao posso julgar,mais estou em um momento de muitas dificuldades financeiras e tenho percebido que minga familia se afastaram,mais encontrei nessas pensoesde oracoes minha aproximacao ao meu Deus,tenho levado um rotina de esta cada dia mais perto do meu Deus e isso tem sido a minha salvacao e conforto,quando quero chorar me tranco no quarto e termino fazendo minhas oracoes e tenho e confortado,nao vou desistir do meu Deus e da minha vitoria e bencao,em nome de Jesus.amem.todos que me negaram,me humilharam,me abondonaram,vao ficar envergonhados da minha vitoria em Cristo Jesus.

Deixe seu comentário: