Em geral, para quem conhece ou busca entender um pouco mais afundo a bíblia, sabe que podemos tirar lições importantes através da vida e obra de figuras importantíssimas para as nossas vidas. Uma delas, é a rainha Ester, que mesmo em contextos atuais, pode inspirar mulheres a conduzirem seus próprios caminhos na sociedade e, principalmente, serem donas de suas próprias decisões.
Quer saber como? Então, acompanhe o nosso artigo de hoje até o final e saiba como a vida de Ester pode inspirar você.
Afinal, quem foi Ester?
Antes de tudo, sabemos que Ester foi uma mulher criada por Mordecai. Ao longo do seu crescimento, ela se torna rainha e acaba se casando com o rei Assuero. O Hamã (primeiro ministro do reino) buscou executar um plano para que todos os judeus naquela época fossem mortos, e até chegou a construir uma forca no quintal de sua casa para assassinar Mordecai.
Isso porque este não se curvou diante de Hamã enquanto ele passava pela cidade, pois Mordecai apenas adorava o Deus de Israel. Foi justamente por essa atitude que Hamã desejou a morte de todos aqueles que adoravam o mesmo Deus que Mordecai adorava e, assim, tentou manipular o rei para que essa execução acontecesse.
Nesse ponto, Ester entrou em cena como rainha, e com bastante sabedoria, planejou jantares para que o rei sentasse de frente com Hamã. Por meio disso, ela pode explicar ao rei que ele estava sendo manipulado por Hamã. Portanto, quando Assuero descobriu que estava sendo enganado por ele, ordenou que o mesmo fosse morto na própria forca que havia construído.
Depois disso, o rei criou um decreto, no qual beneficiou os judeus, a fim de que eles pudessem se defender de ataques, e ainda por cima, ter total liberdade paraadorar ao seu Deus .
Que lição nós podemos tirar desse ato?
Em suma, para Ester chegar ao seu posto de rainha, ela precisou passar por vários momentos difíceis. Mas só por frisarmos esse momento específico, podemos notar que ela era uma mulher extremamente inteligente e racional em suas ações.
Por esse motivo, ao perceber que Hamã estava manipulando o rei discretamente, ela imediatamente percebeu suas más intenções e se reportou ao rei de maneira inteligente. Ou seja, arquitetou um momento em que Hamã estivesse perante o rei, de forma que suas mentiras e enganos fossem facilmente descobertas.
Portanto, Isso nos chama a atenção para os contextos que envolvem a nossa vida. Mesmo que pessoas ou situações nos influenciem a fazer algo que pode não ser agradável para nós mesmos, devemos pensar estrategicamente como Ester.
Analisar a situação como um todo e pensar de forma criteriosa nos processos que iremos enfrentar se entrarmos por determinados caminhos é a chave para uma vida plena. Contudo, isso não vale somente para nós mesmos, mas como também para a nossa família, nossos amigos e conhecidos. Entender a que ponto eles estão chegando e ajudá-los da melhor forma é só mais um motivo para nos sentirmos bem.
Conclusão
Conforme vimos, a vida de Ester tem muito a nos oferecer nos dias de hoje. Quer ampliar o seu conhecimento sobre esses assuntos? Então, confira o nosso blog agora mesmo e conheça outras histórias bíblicas importantes. Além disso, siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades.
1 comentário:
Engine do Pai filho esprit Santo amem o sinhor Jesus Christ livrai me tudo Mal de me saude Paz so lado DOS meus filhos amigos meus irmaos e carbar com estad doencas panomeia porque so sinhor Jesus Christ qué tem forca powder amem