Entenda como orar pela paz mundial

Guerra na Europa, desastres ambientais, suicídios e atentados são exemplos de períodos conturbados que o mundo vem enfrentando. Aprenda a orar pela paz mundial e fazer a sua parte nesse contexto.

paz - Entenda como orar pela paz mundial
Entenda como orar pela paz mundial

Conflitos, guerras, desastres naturais e ambientais. Sendo cidadãos informados, a realidade é que somos bombardeados por notícias dessa origem praticamente todos os dias. 

Mesmo sendo cristãos, acreditando no Senhor e nos milagres que ele é capaz de operar em nossas vidas, existem acontecimentos que estão fora do nosso controle, que acontecem em dimensões inesperadas e/ou que não são promovidas por pessoas do bem. 

Mas nossas orações, nossas crenças, nosso pensamento positivo e pequenas atitudes tomadas no dia a dia tem poder. É por isso que ao longo deste artigo vamos falar sobre a importância de orar pela nossa casa…

Que é o planeta Terra 

Sim, é isso mesmo que você está lendo. 

Afinal, antes mesmo de termos sido escolhidos parte das nossas famílias, fomos escolhidos por Deus para fazermos parte desse planeta, desse país, do nosso estado e cidade. 

Você consegue mensurar a grandeza disso tudo? Pois é. Por isso devemos sim ser cuidadosos e amorosos com a nossa primeira casa, o motivo de tudo e principalmente, o motivo de estarmos aqui: o nosso planeta.

A importância de orar pela paz mundial 

A oração pela paz mundial tem como principal foco abrir os nossos corações, pedindo a Deus e ao Universo como um todo a coragem e sabedoria necessária para seguimos única e exclusivamente o caminho do bem e da paz. 

Clama-se por meio dessas orações para que o Senhor possa iluminar não só a si mesmo e a sua família e círculo de conhecidos, mas que Ele possa também acabar com as guerras, desastres naturais e conflitos que acontecem no mundo. Afinal, o planeta Terra é a nossa primeira casa e assim sempre será. 

A oração pela paz, do Papa Francisco 

Em 8 de junho de 2014 o Papa Francisco, que é um dos mais amados de todos os tempos, criou a Oração pela Paz. Ela foi invocada nos Jardins do Vaticano e teve como principal objetivo clamar pela paz na Terra Santa e pedir pelo fim dos conflitos de terra que envolveram tantas mortes no Oriente Médio. 

É claro que existem outros clamores e orações usados para suplicar pela paz, mas essa é, definitivamente, a mais popular versão por ter sido aclamada pelo Papa Francisco. 

A seguir, veja a oração. Preferencialmente, escreva-a à mão e tenha guardado em um lugar especial para usar em momentos de necessidade. 

“Tenta-se tantas vezes e durante tantos anos resolver os nossos conflitos com as nossas forças e com as nossas armas. São tantos momentos de hostilidade e de escuridão. Já é tanto sangue derramado, tantas vidas que foram despedaçadas, tantas esperanças sepultadas, tantas pessoas tiradas dos braços de sua família.

Mas os nossos esforços foram em vão. Agora, Senhor, ajudai-nos Vós.

Dás a essas pessoas a paz. Ensina eles sobre a paz. Guia-nos para a paz. Abra os olhos dos cristãos e os seus corações. Dê a nós a coragem para falar “nunca mais” para a guerra. Afinal, nós sabemos que com a guerra tudo se destrói. Nada permanece.

Que no lugar dos conflitos seja instalado em nós um lugar para realizarmos gestos concretos e que levem à construção da paz.

Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor que nos criastes e chamais a viver como irmãos, dai-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz. Dai a nós cristão a capacidade de olhar com benevolência todos os irmãos que encontramos no nosso caminho.

Tornai-nos disponíveis para ouvir o grito dos nossos cidadãos que nos pedem para transformar as nossas armas em instrumentos de paz, os nossos medos em confiança e as nossas tensões em perdão.

Mantende acesa em nós a chama da esperança para efetuar, com paciente perseverança, opções de diálogo e reconciliação, para que vença finalmente a paz. E que do coração de todo o homem sejam banidas estas palavras: divisão, ódio, guerra!

Senhor, desarmai a língua e as mãos, renovai os corações e as mentes, para que a palavra que nos faz encontrar seja sempre irmão, e o estilo da nossa vida se torne: shalom, paz, salam!

Amém”. 

Oração pela paz mundial 

Outra oração muito poderosa para afastar a humanidade dos conflitos e guerras é a seguinte: 

“Senhor Jesus, meu caminho e minha verdade, Luz de nossas vidas. Neste momento, entrego o meu coração para rogar por toda a humanidade.

Esteja presente nos lugares onde há guerras, afaste dos inocentes a crueldade dos homens e derrame tua glória sobre todas as nações.

E meio a tanta dor, sofro com a dor do outro. Por isso lhe peço, ó Jesus, toque os corações mais petrificados. Que a tua santidade transforme a maldade em bondade.

Descrença em esperança, a escuridão em luz, a morte em vida. Virgem Maria, mãe de Deus, rogai pela ignorância dos causadores da guerra.

Que a tua compaixão transforme os corações dos opressores.

Queria mãe, pelo poder que há na oração, peço-lhe, como um filho que precisa de colo, abrace a humanidade, acolha os necessitados.

E interceda a misericórdia aos que estão no mau caminho. Que a paz esteja nos corações da humanidade, por hoje e sempre, amém.” 

Versículos que falam sobre o fim da guerra 

Por fim, você também pode ter anotado em seu caderno alguns versículos da Bíblia que falam sobre a paz mundial e o fim dos conflitos. Os versículos estão presentes em Efésios 6:11-15: 

“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo”. 

E o seguinte: 

“Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”.

Você está pronto(a)? 

Fazer a sua parte pelo fim dos conflitos, guerras e desastres que assolam o mundo é muito importante. Comprometa-se com o resgate da humanidade e com melhores condições de vida para todos aqueles que estão vivos. 

Aproveite que está por aqui para ler outros textos do nosso blog e nos acompanhar também pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube)!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: