A fé ensinando sobre a persistência

A capacidade de continuar levantando depois de muitas quedas depende bastante de fé. É acreditando em si mesmo, e na presença de Deus a seu lado, que o caminho se torna muito mais fácil. Veja o que Deus tem a dizer sobre isso.

fe ensina - A fé ensinando sobre a persistência
A fé ensinando sobre a persistência

Na vida, todos nós enfrentamos dificuldades que, para serem superadas, exigem uma grande dose de persistência. Precisamos aprender a cair e levantar quantas vezes forem necessárias para alcançar aquilo que queremos. Se por um lado o primeiro passo é encontrar uma razão para continuar, por outro só isso não é suficiente: é preciso ACREDITAR. 

A fé é um processo muito individual. Cada um de nós tem uma história de fé. Isso não é sobre religião, mas sobre acreditar em algo, sobre se sentir capaz de enfrentar obstáculos e ter confiança de que haverá bons resultados no fim de toda a dor e sofrimento. Ter Deus a seu lado faz toda a diferença, porque você sabe que o Criador está ali trabalhando a seu favor, te carregando no colo nos momentos mais difíceis.”>

Embora Deus seja todo-poderoso, às vezes devemos lembrar que as coisas não caem do céu. Mesmo Jesus, ao operar seus milagres, dizia: “a tua fé te salvou”; pois sabia que os resultados não dependiam apenas dele mesmo.

É como se muitas pessoas pedissem a Deus: Pai, me ajude a perder peso. Mas não saíssem do sofá para se exercitar, nem parassem de comer besteiras compulsivamente. Como esperar os resultados que você quer se você não faz o necessário para chegar lá?

Não importa o que você faça em sua vida, certamente há coisas que deseja ter, fazer ou conquistar. E, na vida, muitas vezes as coisas não saem como gostaríamos, aparecem contratempos e até mesmo falhamos em diversas tentativas.

Já teve aquela sensação de que o mundo está trabalhando contra você? Pois é. Todos nós já passamos por algo assim. Nessas horas, queremos desistir da luta pelo sucesso.

Foi Benjamim Franklin quem disse: “energia e persistência conquistam todas as coisas”. A persistência é uma característica extremamente necessária para enfrentar a vida, pois está relacionada ao nosso desenvolvimento e aprimoramento enquanto seres humanos.

Aprendemos com os erros, melhoramos através dos fracassos. E precisamos de persistência e determinação para levantar e seguir em frente depois de uma queda.

E o que a fé pode nos ensinar sobre tudo isso? Pense na fé como um combustível para a persistência. Você só continua levantando porque tem fé de que em algum momento não vai cair. Porque tem fé de que em algum momento vai chegar lá.

Não é só sobre a fé em Deus, mas também sobre a fé em si mesmo.

Persistindo para atingir o sucesso

Quando não persistimos em algo, nossa capacidade de crescimento e desenvolvimento como pessoa é limitada. Consequentemente, a chance de atingir o sucesso, riqueza e felicidade também reduz.

Você pode, por exemplo, ter nascido com um dom para tocar violão, pegar o instrumento e aprender rapidamente. Ou pode começar a fazer aulas e encontrar muita dificuldade. Isso não significa que você não possa aprender a tocá-lo. 

Uma pessoa sem talento para algo, mas que trabalha duro, pode ultrapassar uma pessoa que tem muito talento, mas não trabalha aquela habilidade. Há quem pense que é necessário talento para começar algo: não é verdade. É necessário persistência.

É a persistência que faz uma pessoa com depressão levantar da cama para ir trabalhar. É a persistência que faz um casal se resolver no lugar de abandonar o casamento. É a persistência que faz uma mãe conseguir criar seus filhos sozinha. Essas e outras situações só são vencidas através da persistência diária.

Mas como se tornar uma pessoa persistente?

O primeiro passo é entender o que te motiva. Quando você sabe onde quer chegar, é mais fácil olhar para aquele prêmio lá ao final e encarar tudo o que estiver no seu caminho.

É sabendo o seu objetivo que você consegue ignorar o medo e a dúvida.

Feito isso, se prepare. Se você quer desenvolver um músculo, por exemplo, precisa malhar, cuidar da alimentação, fazer exercícios, certo? Lembre-se: as coisas não caem do céu.

Então pergunte-se: o que você precisa fazer para atingir determinado objetivo? E vá nessa direção: planeje pequenas etapas e empregue energia em desenvolvê-las.

Fé em si mesmo e em Deus

Talvez você agora esteja se perguntando: o que a fé tem a ver com tudo isso? A verdade é que em várias situações da vida encontramos um desafio em que precisamos explorar profundamente dentro de nós mesmos para encontrar a força para seguir em frente.

É na fé que você encontra forças para dar tudo de si, apesar de qualquer dor e sofrimento. É nela que você encontra suas razões para acreditar.

Pense assim, o que é melhor: enfrentar problemas sozinho ou ter ajuda? Ter ajuda, não é mesmo? É isso que a fé pode trazer para a sua vida: a certeza de nunca estar sozinho, porque Deus está lutando contigo pelos seus objetivos.

Quando você tem fé em Deus, sabe que o cara que criou todo o Universo está do seu lado. Mesmo que você sequer acreditasse em Deus, a fé seria um ingrediente necessário para conquistar seus objetivos. Afinal, sua fé em si mesmo é uma arma secreta para o sucesso.

O que a Bíblia diz sobre persistência

A fé não é uma experiência única – é uma jornada ao longo da vida. Ou seja, é algo que precisamos exercitar e alimentar todos os dias.

Cada um de nós tem uma história de fé própria, mas uma coisa é certa: a vida de fé não é fácil. Encontrar motivos para seguir não é fácil, mas não é impossível. E a força da fé em Cristo tem um poder transformador nesses momentos de dificuldade.

A Bíblia entende a persistência como uma qualidade positiva. Em Lucas 18:1-8, Jesus conta uma parábola sobre uma viúva que não estava recebendo justiça em seu caso, então continuou persistindo com o juiz, sem aceitar um “não” como resposta. 

A persistência é uma coisa boa quando o objetivo é justo. Quando persistimos em coisas boas, a Palavra nos promete que teremos bons frutos:

“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”.

Gálatas 6:9 

Quem deseja seguir uma vida correta e agradar ao Senhor precisa de persistência para não ceder à vontade de pecar. Quantas vezes não somos tentados a desviar do caminho? Quantas tentações não aparecem?

No entanto, em Provérbios 4:25-26, temos que:

“Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal”. 

Nenhuma tentação, dúvida ou desânimo nos abate quando persistimos em Cristo. Isaías 40:31 nos diz:

“Os que esperam no Senhor ganharão novas forças; Subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se cansarão”. 

A fé nos ensina a ter persistência porque é nela que encontramos forças para seguir. É nela que temos a certeza de que atingiremos nossos objetivos, de que nossos esforços serão recompensados.

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. 

Filipenses 3:14

Olá abençoado(a), se você chegou até aqui é porque algo ainda maior Deus tem pra tua vida! Sou o Missionário Fael Mendes e trago uma recomendação maravilhosa para o teu crescimentos espiritual. Você já pensou em fazer um curso de Teologia 100% à distância e sem mensalidades? Chegou a orar de você aprofundar seus conhecimentos. Clique aqui e conheça o curso de formação em Teologia.

Leia mais:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • Oh Glória a Deus 🙌 Amém 🙏🏻

  • Deus seja louvado com a glória do senhor Jesus Cristo amém 🙏

Deixe seu comentário: