Ensina ao Teu Filho o Caminho que Deve Andar

"Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele" - Provérbios 22:6 - Ensina ao Teu Filho o Caminho que Deve Andar

Ensina ao teu filho o caminho que deve andar - Ensina ao Teu Filho o Caminho que Deve Andar
Ensina ao Teu Filho o Caminho que Deve Andar

Ensina ao teu filho o caminho que Deve Andar

A criança é uma benção na vida dos pais, mas infelizmente existem alguns que não dão o devido valor a essa criaturazinha tão dependente. Mas Deus deixa claro em Sua Palavra, e nós como pais temos que ensinar e cuidar com muito amor e carinho nossos filhos.   Quando bebê iniciasse todo o aprendizado dos 6 até 1 ano, as primeiras palavras, os primeiros passos, a partir de 1 ano tudo que a criança vê acaba absorvendo para si, é importante que os pais tenham cuidado com as brigas, com as palavras para que a criança não aprenda e aplique em sua vida.  

VEJA ESSE TESTEMUNHO

  Acho incrível a minha vizinha que mora de frente a minha casa. Essa família é muito simples e o palavrão rola solto. Então a filha mais nova dela que tem 3 anos já fala todo o tipo de palavrão é inacreditável a capacidade que essa criança tem. Mas não é porque é pobre que tem que ser mal educado, por isso tenham cuidado pais.      

adolecencia - Ensina ao Teu Filho o Caminho que Deve Andar
Ensina ao Teu Filho o Caminho que Deve Andar

Da infância para a adolescência, fase em que há o descobrimento maior do que é o mundo e tudo que ele aprendeu, como educação, saber como se comportar… Se o adolescente não teve uma boa educação provavelmente ele irá se tornar mais rebelde. Amizades que vão leva-lo a quem sabe drogas, prostituição, preguiça para trabalhar… Então essa é a fase mais difícil para os pais controlarem seus filhos. Por isso fica a dica, ensina com muito amor, mostra a palavra de Deus ao seu filho, ensina a orar, a louvar. Deus tem que fazer parte da educação de seu filho também.  

adulto - Ensina ao Teu Filho o Caminho que Deve Andar

E é nessa fase onde será mostrado tudo que você pai e mãe ensinou, o futuro de seu filho será feito em sua fase de adulto, independência, tomas suas próprias decisões, claro que também boa parte do aprendizado virá das amizades, convivências, experiências. Mas os pais não estão fora dessa fase não! Chamar a atenção, conversar são indispensáveis, pois a voz da sua experiência será muito importante nessa fase. Mostrar que Jesus em sua fase de adulto aqui na terra fez a diferença.

O livro de Provérbios é considerado o livro da sabedoria e nele são encontradas várias dicas sobre como viver a vida de acordo com os desígnios de Deus. Quando Salomão trata sobre a criação dos filhos, suas palavras são claras ao dizer: Ensina ao teu filho o caminho em que deve andar.

Às vezes parece difícil a tarefa de conduzir os filhos ao caminho certo, mas a bíblia está presente para ajudar nesta tarefa. O ensino dos pais fará com que os filhos tenham uma vida adulta dentro dos princípios cristãos, não se desviando do caminho de Deus, como diz o versículo de Provérbios 22.6.

Foco na educação e no exemplo

ensina ao teu filho o caminho que deve antes 20180918160151.jpg - Ensina ao Teu Filho o Caminho que Deve Andar
Ensina ao Teu Filho o Caminho que Deve Andar

A responsabilidade de educar os filhos é dos pais, dada por Deus desde o início. “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos (…)” (Dt 6:6-7). Ou seja, é papel dos pais passar para os filhos o conhecimento da Bíblia e de como se deve viver em sociedade.

O caminho que deve ser ensinado é o de Deus. A raiz do pecado já nasce com o ser humano, por isso, se faz necessário o ensinamento para conduzir os filhos ao caminho correto, evitando o curso natural, que seria seguir o pecado.

Somente com o ensino uma criança terá o conhecimento e discernimento, que, consequentemente, fará dela uma criança educada, com temor e honra. E é no lar que este aprendizado deve ser feito, não só com palavras, mas também com exemplos.

Este trabalho vai além de levar a criança à igreja. É preciso que o filho veja em seus pais o exemplo de Cristo. Tudo, seja em casa ou nas atividades em sociedade, deve ser feito pensando em como Jesus o faria. O agir, o trato com as demais pessoas, as palavras que saem da boca e a maneira que é feita a disciplina dos filhos devem ser o reflexo dos ensinamentos de Jesus.

Como devo ensinar?

ensina teu filho - Ensina ao Teu Filho o Caminho que Deve Andar
ensina teu filho

Conforme a Bíblia, em Provérbios 31:26, são necessários dois elementos para que seja transmitido o conhecimento de Deus aos filhos: a Sabedoria e o Amor. O primeiro requer dos pais o conhecimento a respeito da Palavra. Não se ensina nada que não se sabe, assim, para educar as crianças dentro dos preceitos cristãos é preciso que se aprenda quais são eles, tendo como rotina o hábito de ler as escrituras sagradas e em caso de maior dificuldade, se consultando com o líder da sua comunidade religiosa. 

Apenas dessa maneira será transmitido para a criança de forma sábia aquilo que diz a Palavra. Porém, sempre lembre que é normal que o pequenino tenha maior dificuldade para compreender, pois se trata de um ser em processo de formação, assim, a sabedoria novamente será cobrada de você, para que consiga transmitir conhecimento de forma compressível enquanto ensina a teu filho. 

Já o amor trata-se do combustível necessário para que a criança aprenda. Dificilmente seu filho irá lhe ouvir se não sentir amor em suas palavras. Porém, ter e demonstrar amor não significa encher ele de mimos, muitas vezes você transmite amor sendo duro quando é necessário, mostrando o caminho certo para que seus filhos se tornem grandes mulheres ou homens honrados.

Aprendendo a Palavra

Há quem encontre dificuldades em compreender o que diz a Bíblia Sagrada, seja pelo texto rebuscado que ela apresenta, seja pela falta de unção do leitor. Independentemente de qual seja o seu caso, torna-se necessário que você fuja dessas armadilhas enquanto ensina a teu filho. Em Josué 1:8 nos é dito que é preciso falar e meditar sobre as palavras do Livro da Lei de dia e de noite, para que seja possível cumprir tudo que ali se encontra.

Desta maneira a unção de Deus falará ao teu coração de tal forma que será possível alcançar a sabedoria necessária para ensinar. Além disso, também preencherá sua alma de amor, permitindo que você consiga fazer do seu pequeno ser de luz uma grande mulher ou um grande homem que segue os preceitos sagrados trazidos pela Palavra.

O ensino feito na infância dura até a velhice

Ao ler as palavras de sabedoria que diz “ensina ao teu filho o caminho que deve andar”, é importante lembrar que a sã doutrina deve ser ensinada já nos primeiros anos de vida, para que mesmo quando chegar a velhice não haja o desvio do caminho.

Não existe uma idade para aprender o caminho de Deus. Desde a primeira infância as Palavras do Criador devem ser compartilhadas com a criança, incentivando o louvor, a oração diária e a comunhão com Deus a todo o tempo. Esta é uma herança que faz com que os filhos cresçam com esperança e estejam preparados para enfrentar todo tipo de situação, pois as experiências dos anos iniciais determinam qual o caminho que alguém seguirá na vida.

Ensina ao teu filho o caminho e saiba que ele fará boas escolhas na vida adulta, sendo mulheres e homens honrados, bons para seus filhos, esposos (as) e sempre tementes a Deus. Sempre é bom pensar nos ensinamentos da Bíblia para cuidar dos ensinamentos no dia a dia aos filhos, para que quando chegarem a maturidade permaneçam na fé. Este é o ensinamento que aprendemos com a segunda parte do versículo de Provérbios.

Uma nova sociedade

Quando ensinados desde crianças a seguirem um bom caminho, seus filhos serão grandes cidadãos, que prezam pelo bem-estar da comunidade. Uma sociedade melhor irá surgir a partir do momento em que todos fizerem sua parte para melhorar o convívio entre irmãos, filhos de Deus pai.

Aqui mora a importância de uma mãe que ensina a teu filho e de um pai que lhe demonstra o caminho certo. Para que futuramente isso faça diferença na sociedade, composta por pessoas que souberam se guiar pela Palavra de Deus que se baseia fundamentalmente no amor ao próximo, independentemente de quem seja. Quem ama seu igual, mal não fará e assim uma nova comunidade surgirá, muito melhor que a anterior.

Enquanto houver pessoas preocupadas em trazer os ensinamentos de amor trazidos pelo cristianismo, ainda haverá chance de existir um mundo melhor, com pessoas que deixam o egoísmo de lado para priorizar o próximo. E o começo de tudo isso se inicia ainda na primeira infância, quando os pais educam para o bem, guiados pela Bíblia Sagrada.

CONCLUSÃO

Amigos e amigas leitores, você que é pai ponha Deus no ensinamento de seus filhos. Pois Deus irá ajudar no bom crescimento de seu filho com certeza. Lembre-se você será sempre um exemplo.

Leia também: 10 versículos para ensinar as crianças o amor de Deus


POR FAVOR, NOS AJUDE NESTA EVANGELIZAÇÃO APENAS COMPARTILHANDO ESSA MENSAGEM COM SEU AMIGOS.DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO SOBRE O VERSÍCULO ENSINA AO TEU FILHO O CAMINHO QUE DEVE ANDAR Jesus Te Ama Muito   Ensina ao teu filho o caminho que Deve Andar

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Ensina a criança no caminho em que deve andar….
    E se ainda assim ela se desviar!!!

Deixe seu comentário: