SABEDORIA – O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE?

A sabedoria de Deus é muito maior que a sabedoria humana. Ele conhece todas as coisas e sabe o que é melhor para cada pessoa.

A sabedoria de Deus é muito maior que a sabedoria humana. Ele conhece todas as coisas e sabe o que é melhor para cada pessoa.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A SABEDORIA - SABEDORIA - O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE?
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A SABEDORIA?

“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.”

Tiago 3:17

A bíblia Sagrada explica que é sábio temer a Deus, porque toda sabedoria vem de Deus. Quem respeita a Deus e procura fazer Sua vontade encontrará sabedoria. Os mandamentos de Deus são sábios e nos ajudam a viver da melhor maneira.

Você pode receber sabedoria de Deus quando você busca intimidade com Ele. A Bíblia ensina como alcançar sabedoria. Toda a sabedoria verdadeira vem de Deus.

A sabedoria de Deus é muito maior que a sabedoria humana. Ele conhece todas as coisas e sabe o que é melhor para cada pessoa. Comparada com Deus, toda a sabedoria do homem é loucura!

A sabedoria de Deus é espiritual. Quem não conhece a Deus não entende a sabedoria de Deus. Através de Jesus, você pode conhecer a Deus, porque quem aceita Jesus como salvador recebe o Espírito Santo dentro de seu coração. O Espírito Santo ensina e ajuda a entender os caminhos de Deus (1 Coríntios 2:12-13). Apenas quem é salvo pode conhecer a verdadeira sabedoria de Deus.

Se você quer sabedoria de Deus, ore!

Deus quer lhe dar sabedoria; basta pedir (Tiago 1:5). A Bíblia diz que, para receber sabedoria, você precisa buscar sabedoria. Torne a sabedoria em seu alvo, seu desejo, procure por ela e não desista de pedir a Deus.

A sabedoria é uma coisa que cresce com o tempo e a experiência. Por isso, fique firme e continue orando a Deus por Sua sabedoria.

Na Bíblia você encontra muita sabedoria de Deus. Então, leia a Bíblia! Estude, procure entender o que a Bíblia diz e como se aplica a sua vida (2 Timóteo 3:16-17). Se dedique a conhecer mais da Bíblia.

Mas não basta ler a Bíblia. Você precisa aplicar. Sabedoria é aplicar o conhecimento que você tem. Ter muito conhecimento não tem valor nenhum se você não o usa de maneira correta (Tiago 1:22-24). A sabedoria de Deus deve transformar sua vida, um passo de cada vez.

Recebemos sabedoria quando pedimos a Deus que seja a nossa fonte de sabedoria. A Bíblia diz em 1 Reis 3:9 “Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?” 

Deus quer te dar a Sabedoria

Deus oferece-nos sabedoria prática para esta vida. A Bíblia diz em Salmos 119:97-98 “Oh! quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo. O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo.” 

Confia em Deus – Ele o fará verdadeiramente sábio. A Bíblia diz em Provérbios 1:7 “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.” 

Sabedoria é encarar a vida com a perspectiva de Deus e saber que decisões tomar. A Bíblia diz em Eclesiastes 8:1 “Quem é como o sábio? e quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e com ela a dureza do seu rosto se transforma.” 

Tornamo-nos mais sábios à medida que nos tornamos semelhantes a Cristo. A Bíblia diz em Lucas 2:40 “E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” 

Podemos pedir a Deus a Sua sabedoria para nos guiar nas nossas decisões. A Bíblia diz em Tiago 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.” 

A sabedoria genuína não vem das ideias e filosofias humanas. A Bíblia diz em Colossenses 2:8 “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”

Sabedoria – ou a falta dela – pode determinar o sucesso ou o fracasso, a vitória ou a derrota.

Provérbios 2:10-12 Porque a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma. 11 O bom siso te guardará, e a inteligência te protegerá. 12 A sabedoria te livrará do mau caminho, e dos homens que dizem coisas perversas.

Provérbios 3:21-23 Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos, guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; 22 serão vida para a tua alma, e graça para o teu pescoço. 23 Então andarás seguro pelo teu caminho, e não tropeçará o teu pé.

Provérbios 4:5,6 Adquire a sabedoria, adquire a compreensão; não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas se apartes. 6 Não desampares a sabedoria, e ela te protegerá; ama-a, e ela te guardará.

Mateus 10:16 Eu vos envio como ovelhas ao meio de lobos. Portanto sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

Efésios 5:15,16 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16 remindo o tempo, porque os dias são maus.

Muitas vezes pessoas se achegam a nós com esperança de terem algo para direcioná-los a uma vida cristã correta, e invés disto nós com falta de sabedoria empurramos esta pessoa para a total ruína. Temos que saber o que dizer, pensar, agir e finalmente realizar com a pessoa.

Seja sábio

Sabedoria é quando você fala e a pessoa também sente que aquilo por mais que venha a doer dentro dela, é a coisa mais sensata a fazer. Falar a uma pessoa ou a um grupo não é fácil, mas com fé, amor e total dependência no Espírito de Deus, tudo lhe ocorrerá bem. Temos que estar ligados em Deus sempre, pois é somente dele que procede toda palavra boa.

“(…) Veja! Eu estou lhe dando a mensagem que você deve anunciar.”

Jeremias 1:9

Para falar ou até profetizar algo para alguma pessoa devemos estar ligados, amarrados, acorrentados, se possível nos braços do Papai Deus, pois não é fácil, mas na hora certa, momento certo deve vir àquilo que a pessoa deve escutar de você. Preste muita atenção, em cada palavra pronunciada da pessoa para que você não fale nada além do que deve ser dito, não devemos cair em armadilhas do diabo contra nós, pois ele sempre estará pronto para nos acusar.

Sempre peça sabedoria a Deus, para que possa te guiar para os caminhos certos! CLIQUE AQUI para conhecer meu curso de teologia online, onde você vai aprender sobre como ter sabedoria através dos ensinamentos de Deus!

Receba abençoadas mensagens por e-mail, então CLIQUE AQUI e inscreva-se.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: