É pecado ser rico?

A Bíblia mostra que ser rico não é pecado, desde que o dinheiro seja obtido de forma honesta. Conheça exemplos de homens fiéis a Deus que eram ricos.

DINHEIRO E BIBLIA - É pecado ser rico?
É pecado ser rico

A riqueza traz muitas vantagens, mas também muitas responsabilidades. Quanto mais rico uma pessoa é, maior é a responsabilidade. Muitas pessoas ricas não conseguem descansar por causa da preocupação com suas responsabilidades. Às vezes é melhor ter menos dinheiro com menos preocupação (Provérbios 15:16)

O cristão pode ser rico sim, da mesma forma também pode ser pobre. Pois Deus se importa com o coração da pessoa, e não com sua situação financeira. O que se torna errado é julgar as pessoas de forma diferente de acordo com a sua riqueza.

É errado ser rico?

Não, não é errado ser rico. Muitas pessoas tementes a Deus na Bíblia, eram ricas, como:

  • Abraão
  • Isaque
  • Jacó
  • José 
  • Jó…

É errado ser pobre?

Não, ser pobre também não é errado. Deus abençoa pessoas de muitas formas sem lhes dar riquezas. A bênção de Deus não se mede em reais. Os pobres são muito importantes para Deus (Lucas 6:20).

Claro que Deus não quer nos deixar na miséria, lutando para sobreviver. Deus se preocupa com nossas necessidades básicas. Mas passar necessidade não é sinal de falta de bênção. O apóstolo Paulo passou muita necessidade durante seu ministério, mas foi abençoado (2 Coríntios 12:10).

O que a Igreja diz

Muitos pais perdem os próprios filhos e muitos casamentos acabam por amor ao dinheiro. Por causa da ganância, vemos o mundo numa situação de grande injustiça e miséria para muitos. Como disse o Papa Paulo VI, os ricos estão cada vez mais ricos às custas dos pobres cada vez mais pobres. 

“Uma teoria que faz do lucro a regra exclusiva e o fim último da atividade econômica é moralmente inaceitável. O apetite desordenado pelo dinheiro não deixa de produzir seus efeitos perversos. Ele é uma das causas dos numerosos conflitos que perturbam a ordem social”.

GS. 63,3

Se apegar a bens materiais

Deus nos ensina que temos apenas que administrar todos os bens e riquezas que Deus coloca em nossas mãos, para que, com eles, façamos o bem uns aos outros. Devemos prestar contar a Deus de tudo, como Jesus mostrou na parábola dos talentos (cf. Mt 25,14s).

Se apegar aos bens deste mundo é algo muito forte em nós, quase que uma “segunda natureza”; porém, somente com a ajuda da graça de Deus podemos vencer essa tentação. Desde crianças, fomos educados para “ganhar a vida”. É preciso da força do Espírito Santo em nossa alma para nós “convencer” da necessidade de uma vida de desprendimento e pobreza.

Qual deve ser a atitude do cristão perante o dinheiro?

O cristão precisa ter as prioridades necessárias. Deus deve ser sempre a primeira prioridade em sua vida. O dinheiro é útil e importante para sobreviver, porém é Deus que nos dá a vida e cuida de nós. Sendo ricos e pobres, todos dependem de Deus (Mateus 6:31-33; Provérbios 22:2).

A Bíblia ensina a viver contente em qualquer situação. A felicidade depende de Deus, não do dinheiro (Filipenses 4:12-13). O cristão pode trabalhar para melhorar sua situação, mas deve sempre pedir a orientação de Deus sobre como aplicar seu dinheiro.

A Bíblia fala que o cristão rico deve negar o pecado da ganancia e o orgulho e ser generoso, ajudando quem precisa (1 Timóteo 6:17-19). O cristão pobre precisa fugir da inveja e aprender a confiar em Deus para ter aquilo o que precisa. Todos devem distanciar-se do ganho desonesto. Ninguém deve ser tratado de forma diferente por ser rico ou pobre.

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”

1 Timóteo 6:10

Jesus já fala de o perigo do dinheiro tornar-se um “deus” na vida do homem:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”

Mateus 6:24

Deus quis dizer que buscar as riquezas poderia requerer uma dedicação tão grande, quanto Deus exigia de seus servos. Seria, assim sendo, impossível servir aos dois, ao mesmo tempo.

Esse fato foi um exemplo de Jesus quando Ele se encontrou com o jovem rico:

“E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem-farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

O que o cristão deve querer?

O cristão deve querer agradar a Deus e ter o suficiente para viver (1 Timóteo 6:6-8). Quem não consegue encontrar contentamento quando tem o suficiente para viver também não encontrará quando tiver muito dinheiro. Deus supre as necessidades do cristão, mas nem sempre isso se resume em grande riqueza.

A Bíblia diz que quando estamos preocupados com o Reino de Deus, tudo que precisamos na vida será suprido (Lucas 12:29-31). O grande objetivo do cristão é viver para agradar a Deus. Em alguns casos, o resultado natural será ficar rico, mas em outras situações, significa ficar mais pobre.

E pobreza não torna ninguém pior aos olhos de Deus – basta lembrar que Jesus e seus principais discípulos foram todos pobres. E Ele chegou a dizer que: “se alguém quiser vir a após mim, pegue sua cruz e me siga” (Lucas capítulo 9, versículo 23). Ora, cruz é sinal de dificuldade, não de prosperidade.  

Deus sempre quer o melhor para cada um de nós sem dúvida, contudo nem sempre a riqueza é o melhor para nossas vidas. Afinal, ela gera riscos muito grandes, conforme comentado acima. E poucas pessoas saberiam lidar tão bem com isso.

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Leia mais…

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Não ,ser rico não e pecado , só que , tem um.porem as pessoas que fica rica , fica mais ambiciosa. arrogante. Então o dinheiro faz as pessoa pecar
    Desde que , tenha dinheiro. E não seja Arrogante. Tenha humildade. Saiba. Cuidar do seu próximo. Saiba faser o bem .não tem nada de errado
    Mais e difícil uma.pessoa que fica rica e continua sendo. Boa humilde. E tenha caridade no coração

Deixe seu comentário: