Qual é o principal dom de Cristo?

Qual é o principal dom de Cristo?

Na palavra fala-se muito de dons e principalmente dos dons espiritual. Mas qual é o principal dom do Senhor Jesus Cristo? Descubra

 
Nenhum comentário

Na palavra fala-se muito de dons e principalmente dos dons espiritual. Mas qual é o principal dom do Senhor Jesus Cristo? Descubra

qual e o principal dom de cristo 20181109121313.jpg - Qual é o principal dom de Cristo?
Qual é o principal dom de Cristo?

Quando falamos em dom de Cristo logo nos vem à mente os dons espirituais. Estamos em parte certos, pois os dons nos foram dados para servirmos a Deus como Paulo nos mostra em Efésios 4:11-13. Nos versículos anteriores (7-10) Paulo também nos mostra que foi Jesus quem conquistou na cruz a graça que nos foi dada para sermos mensageiros de Cristo, levando as boas novas ao mundo em Seu nome usando os dons que Ele mesmo repartiu entre os seus. 

banner 1 300x250 - Qual é o principal dom de Cristo?

Hoje conhecemos esses dons como dons do Espírito, pois o Espírito Santo foi dado a nós por Cristo como nosso Consolador até a Sua volta. Por isso, quando aceitamos a Cristo recebemos Seu Espírito: para que sejamos edificados dia após dia a fim de crescer no conhecimento e no amor de Cristo.

Os dons do Espírito

Há dois textos principais na Bíblia que podemos usar para compreender melhor a questão dos dons que nos são dados para servir a Deus: Efésios 4 e 1 Coríntios 12. No texto aos Coríntios a lista (do versículo 7 ao 11) é um pouco mais específica do que no texto da carta aos Efésios (versículos de 11 a 13). Mas devemos lembrar que os dons não se limitam apenas aos exemplos dados por Paulo nessas cartas. 

A lista feita pelo apóstolo não tem como objetivo delimitar os dons, mas exemplificar quão variados eles podem ser além de ressaltar sua importância para a comunidade cristã e o serviço a Deus. Porém, nos dois textos encontramos uma observação a respeito da importância da unidade do corpo de Cristo, ou seja, unidade da igreja. No texto de Efésios, Paulo diz que “todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza sua função”.

Podemos entender então que o amor é que faz o dom de Cristo na sua vida atuar de forma eficaz no corpo de Cristo. Vale lembrar que o dom de Cristo não é para nós mesmos. Em 1 Coríntios 12:7 Paulo diz que “a cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.” Os dons espirituais que nos são dados por Cristo são para o outro, são para servir ao nosso próximo. Por isso em 1 Coríntios 12:12 Paulo começa a explicar a importância da unidade do corpo para que os dons sejam usados da melhor forma para edificação da igreja e do Reino de Deus. 

O dom de Cristo

Em 1 Coríntios 12:31 Paulo diz à igreja em Corinto que eles devem buscar com dedicação os melhores dons e que os mostrará um caminho ainda melhor. Esse versículo nos conduz a um texto muito conhecido cujo assunto principal é o amor. O texto de 1 Coríntios 13 diz claramente que podemos ser dotados dos mais impressionantes dons, mas não seremos nada sem amor. 

Quando não há amor, não há união e não há o bom uso dos dons dados pelo espírito. Em 1 Coríntios 13:8 está escrito que as línguas e as profecias passarão, mas o amor jamais acabará. Para entendermos a importância que é dada ao amor podemos ler o texto de 1 João 4 a partir do versículo 7. Nesse texto vemos que há uma lógica simples para entender porque o principal dom de Cristo é o amor. João diz no versículo 8 que “quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 

E no versículo 12 João diz que “se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós.” Vemos nesse texto de João a importância dada ao amor por foi por amor que Cristo se entregou por nós. O principal dom de Cristo é o amor, pois sempre que Ele realizava milagres oferecia perdão ainda que a pessoa não pedisse isso, pois muitos chegavam a Cristo buscando apenas um milagre, uma solução momentânea. 

Mas Cristo veio nos dar uma solução eterna. Veio nos dar salvação eterna pelo Seu amor. O principal dom de Cristo para nós é nos mostrar que amarmos uns aos outros é muito mais importante do que curar ou profetizar.

banner 1 300x250 - Qual é o principal dom de Cristo?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.