Neemias – O que aprendemos com as suas lições?

A história do Neemias vai te trazer grandes lições para tua vida. Veja a história desse profeta.

A história do Neemias vai te trazer grandes lições para tua vida. Veja a história desse profeta.

neemias – o que aprendemos com as suas licoes 20181109121313.jpg - Neemias – O que aprendemos com as suas lições?
Neemias – O que aprendemos com as suas lições?

Muitos cristãos ainda não estão familiarizados com Neemias, mas ele é uma das figuras bíblicas mais importantes do Antigo Testamento. Neemias foi fundamental para a reconstrução e restabelecimento de Jerusalém no século V a.C., logo depois do exílio babilônico. 

O livro de Neemias, escrito provavelmente entre 445 e 420 a.C., é um dos livros históricos da Bíblia que conta a história do retorno de Israel do cativeiro babilônico e a reconstrução do templo de Israel.

Neemias teve um problema terrível há quase 3.000 anos. O povo de Deus havia ignorado tudo o que era bom e correto, então o Senhor permitiu que eles fossem conquistados e levados cativos pelo poderoso Império Babilônico. Lá, eles eram escravos e exilados – e lamentaram profundamente por sua nação. 

A história de Neemias ensina a você e a mim alguns segredos incríveis para ter uma vida de feliz e de sucesso. Por isso, separamos a seguir três lições incríveis encontradas no relato bíblico. Confira!

1 – Deus só precisa que você faça a sua parte

Três homens desempenharam papéis importantes na reconstrução de Jerusalém: Zorobabel, o príncipe, que representava o lado político; Esdras, um sacerdote e escriba; e finalmente Neemias, o gestor. O príncipe e o religioso desempenhavam bem seus papéis, mas não conseguiam fazer todo o trabalho. Eles não conseguiram reconstruir as muralhas de Jerusalém e limpar o templo, então, para esse trabalho, Deus levantou Neemias.

Neemias poderia ter se preocupado com Jerusalém de longe e permanecido na Pérsia, onde era o copeiro do rei e tinha sua total confiança, mas se ele tivesse feito isso, não teria estado no registro de Deus e nós nunca teríamos ouvido falar dele!

2 – Orai sem cessar

Neemias acreditava no trabalho, mas ele também acreditava no poder da oração. No pequeno livro de Neemias, temos 14 de suas orações. Antes de partir para um projeto, Neemias orava. Quando ele se aproximava do rei, ele orava. Quando ele estava com problemas, ele orava. “O rei me disse: ‘O que você gostaria de pedir?’ Então orei ao Deus dos céus”, (Neemias 2:4). Que exemplo inspirador de como fazer as coisas!

Ore antes de começar a fazer uma tarefa ou tomar qualquer decisão. Ore enquanto você estiver em momentos difíceis e quando estiver cercado de alegria. Ore por tudo.

3 – Se importe com as coisas de Deus

Durante a leitura do relato bíblico, é fácil observar que Neemias estava profundamente preocupado com as coisas de Deus. Um dia, enquanto estava ocupado no palácio, Neemias encontrou um israelita que acabara de voltar de Jerusalém. Ele parou e perguntou: “Como vão as coisas na nossa terra?”

“Nada bem”, foi a resposta. O mau relato incomodou-o porquê os mandamentos de Deus estavam sendo ignorados. Além disso, as muralhas em ruínas significavam que as pessoas viviam em perigo.

Entretanto, por mais que Neemias se importasse com Jerusalém, ele não queria impor os seus desejos sobre a vontade e o tempo de Deus. Então, como era do seu costume, ele orou a Deus sobre a situação. 

Ele disse: “Senhor, se você quiser me usar, estou me tornando disponível para Ti”.

Quando Deus deu uma oportunidade para que Neemias falasse com o rei, ele não se importou em pedir ajuda do rei e proteção ao longo do caminho, e reconstruiu os muros de Jerusalém.

As lições do livro de Neemias são muito inspiradoras. Se quiser conhecer mais sobre essa história, tire um tempinho do seu dia para ler e meditar na Palavra de Deus. 

Convido você a também conhecer mais sobre como o estudo da teologia pode mudar a sua vida no e-book grátis “A Teologia em Minha Vida”. 

Acesse e leia agora mesmo!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: