Tanque de Betesda – Qual é a Verdadeira História Bíblica

O Tanque de Betesda era um depósito de água em Jerusalém. O Tanque de Betesda ficou conhecido na Bíblia por ter sido o lugar onde Jesus curou um paralítico.

tanque de betesda - Tanque de Betesda - Qual é a Verdadeira História Bíblica
Qual é a Verdadeira História do Tanque de Betesda

Descubra a Verdadeira História do Tanque de Betesda! – O Evangelho de João fala que o homem paralítico esperava por alguém que pudesse auxiliá-lo a entrar no tanque. (João 5)

De acordo com a Bíblia, o Tanque de Betesda era um lugar onde muitas pessoas enfermas visitavam. Essas pessoas se juntavam naquele lugar com fé que seriam curadas quando as águas do tanque se agitassem. 

João 5:3

Onde o Tanque ficava?

Com o passar do tempo, foram feitas algumas suposições em relação do lugar onde ficava o Tanque de Betesda. Em 1888 escavações a nordeste de Jerusalém revelaram um tanque que satisfaz os possíveis aspectos que condiziam com o Tanque de Betesda. O tanque encontrado trata-se de um tanque duplo grande; ou seja, dois tanques retangulares idênticos, com uma divisão feita de pedra e com cerca de 6 metros de espessura. 

A área completa dos tanques alcançava cerca de 50 por 100 metros, segundo as escavações. Contudo, da mesma forma como no texto bíblico, existia também cinco pórticos neste tanque. Esses pórticos eram colunas cobertas onde os doentes ficavam esperando. 

Sobre a descoberta do tanque em 1888, o que mais chama atenção é uma pintura desbotada na parede que mostra um anjo agitando a água. Pode ser que isso era um indicativo de que os primeiros cristãos já acreditavam que esse tanque seria o Tanque de Betesda. A bíblia também diz que o Tanque de Betesda ficava perto da Porta das Ovelhas. É muito provável que naquele local existia um comércio de ovelhas ou aquele lugar era feito para unir as ovelhas que eram levadas para o sacrifício no átrio do templo. 

O que acontecia no tanque de Betesda?

Existem duas chances consideráveis para entender o que havia no Tanque de Betesda. A primeira seria acreditar que realmente descia um anjo no tanque, agitava as águas e curava os doentes. Nesta ocasião, o texto de João 5:4 deve ser entendido de forma afirmativa.

A outra possibilidade seria considerar que simplesmente eram as pessoas que acreditavam que um anjo descia no tanque de Betesda. Nesse caso, João 5:4 deve ser interpretado como sendo uma nota explicativa marginal acerca do próprio texto que é apresentado. Isso porque os versículos 3 e 7 fazem menção do movimento das águas; mas sem a nota explicativa do versículo 4, seria impossível entender do que se tratava esse movimento das águas.

Então se os versículos 3 e 7 informam que as pessoas esperavam que as águas do Tanque de Betesda fossem agitadas, o versículo 4 apenas acrescenta detalhes sobre esse evento. As pessoas esperavam o movimento das águas do Tanque de Betesda porque acreditam que um anjo era o responsável por isso.

Comentaristas apontam para uma possível crença popular judaico-romana da época que via o Tanque de Betesda como um ponto místico de peregrinação. Alguns sugerem até que poderia haver nas águas doTanque alguma propriedade medicinal que acabou resultando naquela crença popular.

Segundo essa ideia de que tudo não passava de uma crendice popular, a agitação das águas do Tanque de Betesda poderia ser explicada pela ação de uma nascente de água que alimentava o tanque. Essa interpretação também relembra que o costume de considerar fontes de água como dotadas do poder da cura é algo comum desde a antiguidade. A cena de doentes ao redor de fontes de água mineral sempre foi frequente e persiste até os dias atuais.

Existia mesmo um anjo que agitava as águas do tanque?

O que nos perguntamos é: Será que havia mesmo um anjo que agitava as águas?  Os estudiosos argumentam se um anjo descia no Tanque de Betesda. De fato, essa é uma questão muito complexa e que não apresenta um caso realmente conclusivo. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, discutir se um anjo descia ou não no Tanque de Betesda não é um ataque à inerrância da Bíblia, é apenas um debate sobre o verdadeiro propósito do texto da bíblia que contém essa informação. O texto do Evangelho de João claramente diz que de tempos em tempos descia um anjo e agitava as águas do Tanque de Betesda. Então o primeiro doente que entrava no tanque, depois que as águas tivessem sido agitadas, seria curado de qualquer doença. (João 5:4).

O paralítico de Betesda 

O Evangelho de João fala sobre um dos milagres de Jesus mais conhecidos. No Tanque de Betesda Jesus curou um homem paralítico que se encontrava naquela situação há 38 anos. Esse homem estava no meio de uma grande multidão de doentes e enfermos que se juntavam nos alpendres do Tanque de Betesda. Todo aquele povo estava lá buscando a cura. Apesar de ele ser um personagem bíblico muito citado em diversos sermões, não se sabe nada mais sobre sua identidade e biografia. O homem curado por Jesus ficou conhecido somente como “o paralítico do Tanque de Betesda”. Mas algo muito curioso é que a enfermidade daquele homem também não aparece claramente ou explicativa no texto bíblico. Apesar disso, é bastante claro e aceito que ele era um paralítico, pois Jesus ordenou a ele que se levantasse, tomasse seu leito e andasse. 

Outra ocasião que aparenta mostrar a situação de paralítico daquele homem era a sua dependência de alguém que o colocasse nas águas do tanque. Apesar de que era inválido já há 38 anos, isso não significa que o homem estivera no Tanque de Betesda durante todos esses anos.

Para concluir, independente dos milagres acontecerem ou não no Tanque de Betesda isso não importa para nós. O que realmente importa é que o amor de Jesus chegou até aquele homem. Não pelas águas do Tanque de Betesda, mas por Jesus. Aquele homem se livrou de um sofrimento que já durava há 38 anos.

Leia também: História do Profeta Ezequiel

E você, como vai sua interpretação sobre Bíblia e seu entendimento? Que tal melhorar sua vida espiritual, aprendendo e entendendo as histórias da Bíblia de forma simples. CLIQUE AQUI e veja os melhores ensinamentos de Deus!!!

Descubra mais histórias bíblicas e sua profundidade e também receba mais mensagens por e-mail. Clique aqui e inscreva-se por e-mail.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: