Liderança Cristã

Liderança baseando-se na bíblia!! A liderança cristã também envolve influência. O líder cristão, é aquele que foi escolhido e capacitado para influenciar as pessoas para fazerem a obra do Senhor, com disposição e felicidade.

Liderança baseando-se na bíblia!! A liderança cristã também envolve influência. O líder cristão, é aquele que foi escolhido e capacitado para influenciar as pessoas para fazerem a obra do Senhor, com disposição e felicidade.

lider - Liderança Cristã
Liderança Cristã

Quando Jesus referiu-se a nós como “ovelhas”, Ele não estava falando em termos de afeto. Na realidade, as ovelhas classificavam-se entre os animais mais tolos da criação. Uma ovelha desviada, mesmo que ainda perto do rebanho, acaba ficando sem rumo, confusa, assustada e incapaz de encontrar o caminho de volta para o rebanho. Incapaz de afastar predadores famintos, a ovelha desviada talvez seja a mais indefesa de todas as criaturas. Rebanhos inteiros de ovelhas são conhecidos por terem se afogado durante momentos de inundações instantâneas, mesmo à vista de terras mais altas de acesso fácil. Goste ou não, quando Jesus nos chamou de Suas ovelhas, Ele estava dizendo que, sem um pastor, somos impotentes, incapazes.

O pastor é aquele que tem vários papéis em relação à sua ovelha. Ele é o líder, nos alimenta, nos nutre, nos conforta, nos corrige e protege de tudo. O pastor do rebanho do Senhor lidera, modela a piedade e justiça em sua própria vida e encoraja os outros a seguir o seu exemplo. É claro, nosso maior exemplo, e o que devemos seguir é o nosso próprio Pai Jesus Cristo. O apóstolo Paulo entendeu isso:

 “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” 

1 Coríntios 11:1

O líder cristão é aquele que segue Cristo e inspira outros a segui-Lo também.

O líder cristão

 Ele também é um alimentador e um nutridor das ovelhas, e o verdadeiro “alimento de ovelha” é a Palavra de Deus. Assim como um pastor leva seu rebanho ao pasto mais exuberante para que cresçam e floresçam, é também o líder cristão que alimenta o seu rebanho com o único alimento que produzirá cristãos fortes e vibrantes. A Bíblia, não a psicologia ou a sabedoria do mundo, mas sim a bíblia, é a única dieta que pode produzir cristãos saudáveis.

 “Não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem”

Deuteronômio 8:3

O líder cristão também conforta as ovelhas, cuidando de suas feridas e aplicando o bálsamo da compaixão e do amor. Como o grande Pastor de Israel, o próprio Senhor prometeu:

 “A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecer”

Ezequiel 34:16

Como cristãos no mundo de hoje, sofremos muitas feridas em nossos espíritos e precisamos de líderes compassivos que suportarão nossos fardos conosco, compreenderão as nossas circunstâncias, serão pacientes, nos encorajarão na Palavra e orarão por nossas preocupações diante do trono do Pai.

Assim como o pastor usou seu cajado para puxar uma ovelha errante de volta para o grupo, assim também o líder cristão corrige e disciplina os que estão sob seus cuidados quando se desviam. Sem rancor ou espírito dominador, mas com um “espírito de brandura” (Gálatas 6:1), aqueles em liderança devem corrigir de acordo com os princípios das escrituras.

 A correção ou a disciplina nunca é uma experiência agradável para qualquer das partes, mas o líder cristão que falha nesta área não está exibindo amor aos que estão sob seus cuidados. 

“Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem”

Provérbios 3:12

E o líder cristão deve seguir o Seu exemplo.

O principal papel do líder cristão é o de um protetor. O pastor frouxo nesta área logo descobriu que regularmente perdia ovelhas aos predadores que rondavam ao redor – e, às vezes, entre- o seu rebanho. Os predadores de hoje são aqueles que tentam atrair a ovelha com falsa doutrina, descartando a Bíblia como pitoresca e antiquada, insuficiente, obscura ou incognoscível. Essas mentiras são espalhadas por aqueles contra quem Jesus nos advertiu: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mateus 7:15). Nossos líderes devem nos proteger dos falsos ensinamentos daqueles que nos desviariam da verdade da Escritura e do fato de que apenas Cristo é o caminho da salvação:

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”

João 14:6

O maior exemplo de líder que a humanidade já teve foi Jesus Cristo. Sua liderança trouxe impactos consistentes e transformadores em praticamente todos os campos do conhecimento e da cultura. E sua liderança foi pautada pela compaixão e pela ação em favor das outras pessoas.

A exemplo dele, entendemos que liderar é ser um agente de cura, um agente de transformação, um agente de desenvolvimento para os outros ao nosso redor. Se você deseja liderar melhor, aprenda a priorizar as necessidades daqueles a quem você lidera antes das suas próprias. Seja sempre sensível a elas. 

Uma palavra final sobre líderes cristãos vem do artigo “Procura-se: Alguns Bons Pastores (Devem Saber como Lavar os Pés) ou Wanted: A Few Good Shepherds (Must Know How to Wash Feet) em inglês” por John MacArthur:

“Sob o plano que Deus ordenou para a igreja, a liderança é uma posição de serviço humilde e amoroso. A liderança da igreja é um ministério, não gerência. Aqueles a quem Deus designa como líderes são chamados não a serem monarcas governantes, mas humildes escravos; não celebridades esquisitas, mas servos trabalhadores. Aqueles que vão liderar o povo de Deus devem acima de tudo exemplificar o sacrifício, a devoção, a submissão e a humildade. O próprio Jesus nos deu o padrão quando Ele se curvou para lavar os pés dos discípulos, tarefa que costumava ser feita pelo mais inferior dos escravos (João 13). Se o Senhor do universo faria isso, nenhum líder da igreja tem o direito de pensar em si mesmo como um mandachuva”.

Ser um líder é ser um influenciador e generoso. Existem coisas que Deus nos dá que não existem para o nosso próprio benefício, mas para os de outros. Existem muitos líderes excelentes em pedir e exigir coisas, mas não têm a mesma facilidade em colaborar e doar. Quando Jesus multiplicou o pão, o resultado foi que sobraram doze cestas cheias de alimentos. Você precisa exercer sua influência com bastante responsabilidade e coração para servir, em todos os ambientes que estiver. A partir do momento que você cresce, todos ganham com isso! Seja um líder cristão e influencie os outros a fazerem o mesmo!!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

Deixe seu comentário: