Como vencer os traumas da vida

Assunto forte, que muitas vezes evitamos. Porém, lendo a Bíblia aprendi que é possível superar lembranças ruins, acontecimentos indesejados, com a ajuda do Senhor.

Como vencer os traumas da vida - Como vencer os traumas da vida
Como vencer os traumas da vida

No decorrer da minha vida, passei por traumas emocionais e psicológicos em conflito com outras pessoas. Estes traumas emocionais fazem parte do nosso passado e muitas vezes são inconscientes. Seus efeitos são, no entanto, reais: geralmente estes traumas emocionais e psicológicos estão no fundo de nossas emoções, humores negativos e, muitas vezes, explosões emocionais aparentemente inexplicáveis.

Eu já tive a sensação de que seria impossível conseguir ajuda. Às vezes eu me sentia cansado, desgastado e sob uma condição “sem esperança”, mas descobri que existe uma cura segura, nos braços de amor do Pai. 

A luz de Deus tem o poder da cura

O lugar mais vazio de nosso ser pode restaurar nossas forças, confortar nossas inseguranças e nos encorajar a não ter medo e seguir em frente em busca de mais luz e amor. Essa luz tem o dom de diminuir as feridas do passado, pode curar as chagas de nossa alma e coração, pode nos tirar do abismo, nos dar esperança e paz, pode nos manter seguros e pode, com certeza, iluminar mesmo os caminhos mais escuros.

Porém, para que a luz de Deus irradie em nossas vidas, precisa permitir e confiar que ela chegue, se instale e permaneça conosco. Para isso é preciso saber rejeitar sentimentos autodestrutivos, sentimentos de ódio, mágoa ou vingança. Esses sentimentos não são bons e não nos fazem bem, por isso devemos expulsá-los assim que eles derem aviso que estão chegando e não os permitir se enraizar.

Você precisa dessa cura, então não pode deixar para amanhã, amanhã não é o presente e você precisa desta cura agora, hoje, neste instante. Não ache que as coisas vão cair do céu, faça a sua parte para obter a cura, procure a luz, vá com ela e ela libertará dia após dia assim como me libertou. Todo sentimento ruim que houver se transformará. Toda a dor, em sorriso; tristeza, em experiência e maturidade; decepção, em auxílio; trevas, em luz.

Volte o seu coração a Deus, dedique tempo para conversar com Deus, para abrir-se com Ele e contar tudo o que te deixa triste e feliz também. Diga: “Pai, preciso de sua ajuda, não sei o que fazer, mas mostra-me, pois, tenho fé e estou aberto(a) para aprender…” Eu aprendi que Deus é o meu socorro, minha salvação! Por isso Deus me libertou.

Caminhe sempre na luz, não há melhor exemplo do que o do Salvador e seus discípulos, aprenda com eles, leia as histórias nas escrituras sobre perseverança, retidão, fé, mansidão, bondade, pureza… E viva de acordo. Verá facilmente que andar na luz é muito agradável e prazeroso.

Nós devemos elevar nossas almas a Ele, suplicar a Ele para nos ajudar a enxergar a Sua luz, a conseguir ouvir Seu sussurro e a amar com Seu grande amor. Tenho certeza que Ele lhe auxiliará, como fez comigo, e, aos poucos, nossos corações serão curados e libertados de todo trauma que nos assombra.

Não devemos nos acomodar. Para evitar que a dor, os traumas e as feridas dos traumas e abusos sofridos chegue a nos envolver, nós não podemos nos acomodar na escuridão, buscar refúgio em coisas boas, em atividades salutares, que nos façam esquecer e não reviver o problema.

É preciso ter fé e lutar para ser feliz, porque nem sempre haverá muitos na sua torcida, nem sempre haverá grandes e sinceros amigos aqui, mas o maior de todos eles estará aguardando por sua boa escolha: Deus, este sim, torce por você todos os dias!

Sim, nós falhamos, cometemos erros, somos maltratados diversas vezes, sofremos o que nunca imaginamos. Não entendemos os motivos, somos humilhados, excluídos e por quê? Por quê?

Quando pararmos de fazer tantas perguntas e decidirmos vencer e ser curados da dor que tanto machuca, através de Deus, obteremos melhores resultados.

Os traumas emocionais nos deixam aprisionados e limitados. Afetando nossos pensamentos tudo é refletido em seu comportamento, trazendo o trauma e a dor. Desta forma há sofrimento no lar, na igreja, no trabalho por causa dos relacionamentos mau conduzidos, em virtude daquelas deformidades que estão na alma.

 Nós estamos em constante conflito conosco e com os outros, agindo com medo, cobranças e desconfiança, por causa das constantes decepções. Paulo ensina a esquecer o passado FP 3:13-14

Consegui superar os abusos e traumas sofridos, restaurar a minha própria confiança e nas pessoas, acreditar novamente que a felicidade é real e palpável. À medida que caminhamos com Deus, é a medida da nossa cura, às vezes levará anos, mas existe uma certeza real de conquista, superação e felicidade.

“A Graça de Deus remove os traumas do passado, pois os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas, as coisas antigas ficam para trás e tudo se faz novo.”

2 Coríntios 5:17

Não importa o quão você sofreu até hoje. Não importa como o seu coração está hoje. Não importa quais feridas você carrega ao longo dos anos. O encontro com o Rei pode mudar tudo isso. Assim como eu fui restaurado quando me aproximei diante do rei, podemos nos aproximar de Deus, reconhecendo os nossos traumas, exibindo para Ele as nossas deficiências e assumindo que precisamos da ajuda e do socorro do Senhor para mudar as nossas vidas.

Que o Senhor o abençoe, hoje e sempre, em todos os teus caminhos, entregue os seus passos a Deus e Ele saberá lhe guiar e guardar-te de todo mal.

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Leia mais…

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

3 Comentários:

  • Amém Jesus Cristo

  • Muito lindo este programa Biblico.Emocionante nos mostra o caminho que devemos seguir.E Luz nos nossos caminhos

  • A PAZ DO SENHOR JESUS, AMEI TODAS AS PALAVRAS QUE FORAM DITAS.DEUS É LINDO DEMAIS.PARABENS AO MISSIONÁRIO, QUE DEUS O ABENÇOE PODEROSAMENTE GANHANDO MUITAS ALMAS.

Deixe seu comentário: