Como Ler a Bíblia em Um Ano? – Guia completo

Como ler a bíblia completa em um ano, veja através desse guia completo como ler a bíblia em um ano. Guia completo e simples.

como ler a biblia em um ano – guia completo 2 20181109121313.jpg - Como Ler a Bíblia em Um Ano? – Guia completo
Como ler a Bíblia em um ano? – Guia completo

Ler a Bíblia é uma atividade diária para muitas pessoas, enquanto para outras essa é uma leitura pouca ou quase nunca feita. No entanto, para nós que somos seguidores de tudo aquilo que Deus, nosso pai, e Jesus, nosso irmão, pregam, fazer da leitura da Bíblia um hábito diário e constante é mais do que necessário.

Afinal de contas, existe alguma outra forma de sabermos e entendermos tudo o que Deus quer que saibamos e entendamos senão através das sagradas escrituras que Ele nos deixou? A resposta é não. E, além disso, também não existe outra forma de estreitar nossa relação com o nosso criador se não através de um contato diário com o mesmo.

É simples, basta que você pense na relação que tem com um amigo. Se o contato de vocês não for constante, é comum que acabem se afastando, não é mesmo? E é assim que também acontece quando deixamos de nos comunicar diariamente com Deus. Embora Ele esteja sempre olhando por nós, nós deixaremos de aguçar nossa sensibilidade para sentir e ouvir tudo o que ele tem a nos dizer.

Por isso, se você deseja fazer da leitura da Bíblia um verdadeiro hábito, veio ao lugar certo. Aqui você encontra um guia completo sobre como ler a Bíblia em um ano. Mas, veja bem, quando falamos em “ler”, não queremos dizer que você irá apenas saber o que está escrito em cada uma das folhas deste sagrado livro.

Queremos ensinar a você como assimilar todos os conhecimentos e ensinamentos que estão presentes na Bíblia, bem como indicar de que forma você pode aplica-los em sua vida cotidianamente. Por isso, faça a leitura deste guia de forma tranquila, se atentando aos detalhes e interiorizando tudo o aquilo que for necessário, da mesma forma que a leitura da Bíblia deve ser feita.

Está pronto (a) para começar? Vamos lá!

Estipule metas 

Você já deve ter ouvido falar por aí que, quando desejamos alcançar determinados resultados, precisamos estipular metas. Afinal de contas, é a partir desse momento que passamos a cobrar de nós atitudes e pensamentos diferentes para que essas metas sejam batidas.

E, com a leitura da Bíblia completa em um ano não é diferente. Você precisa estimular metas, mas precisa se atentar para que essas sejam metas alcançáveis. Isso porque, assim como qualquer meta, se as que você se submeter forem muito difíceis de serem cumpridas, logo você desistirá por cansaço, e não é isso que queremos aqui.

Portanto, a primeira dica desse guia é que você estipule metas que sejam alcançáveis. Portanto, se você deseja ler a Bíblia sagrada em um ano, fique sabendo que você precisa ler ao menos três capítulos diariamente. Mas, se isso for muito difícil para você, não tenha medo de diminuir sua meta para um capítulo diário. Isso não irá tirar o mérito do seu esforço, muito pelo contrário. 

A sua preocupação aqui deve estar em ler com calma e tranquilidade, sempre refletindo sobre o que está sendo lido, e interiorizando todos os ensinamentos deste livro sagrado, os quais não são poucos. 

Converse sobre suas leituras 

Não há nada melhor do que compartilhar com alguém que gostamos todas as percepções que estamos tendo sobre um livro, não é mesmo? Agora imagine conversar sobre tudo o que você tem lido e aprendido com a Bíblia, não seria demais também?

É claro que seria! Por isso, nossa segunda dica é que você sempre compartilhe com alguém próximo tudo o que leu e aprendeu nos capítulos da Bíblia naquele dia. Isso ajudará com que a mensagem se fixe em sua mente e coração, e ainda poderá ajudar as pessoas mais próximas a você, porque Deus está usando das suas palavras para falar ao coração de outras pessoas. 

Pense que, quanto mais você comentar sobre o que tem lido, mais você estará fixando os ensinamentos que aprendeu com a Bíblia e, além disso, ainda poderá estar ajudando alguém a também conhecer as escrituras sagradas através de suas palavras sobre ela. Ou seja, todos saem ganhando. 

Organize seus dias 

Muitas pessoas costumam fazer a leitura da Bíblia logo quando acordam, antes de saírem para o trabalho ou começarem suas atividades diárias. Para outras, o momento ideal é antes de ir para a cama. Não importa qual seja o melhor momento para você, o importante é que você separe uma hora do seu dia apenas para se dedicar à leitura da Bíblia.

Se você tem dificuldades para se concentrar com barulhos, por exemplo, escolher o momento da manhã, quando ainda está todo mundo dormindo, pode ser uma excelente opção para a sua leitura. Ou, se você é uma daquelas pessoas “noturnas”, que durante a noite têm mais facilidade para ler a interpretar o que está sendo lido, prefira o momento da noite para passar um tempo a mais com a sua Bíblia.

Como já dissemos anteriormente, não importa qual será o momento escolhido por você, o que importa é que você se organize e faça da leitura da Bíblia um compromisso diário. Um compromisso tão sério que, se algum dia você esquecer, fique com aquela sensação de que está esquecendo algo importante, sabe?

Tenha o seu “lugar secreto” 

Nossos dias têm sido cada vez mais corridos, e não é para menos. Afinal de contas, mais do que nunca estamos correndo atrás de nossos sonhos, trabalhando, estudando e nos esforçando para sermos pessoas melhores e mais dignas.

Com isso, muitas vezes é realmente difícil que tiremos um momento do nosso dia para ficarmos apenas com a gente mesmo. Mas, se você realmente deseja fazer a leitura da Bíblia em apenas um ano, deve começar a se habituar em tirar pelo menos uma hora do seu dia para se dedicar a esse propósito.

E, para isso, nada melhor do que investir em um “lugar secreto”. Não sabe o que seria um lugar secreto? É simples, trata-se de um lugar voltado apenas para que você faça a sua leitura diária. Agora você deve estar se perguntando “mas eu preciso de um cômodo da minha casa especialmente para isso?” Não!

Quando falamos de “lugar secreto”, estamos nos referindo aquele ambiente no qual você se sente mais pertinho de Deus. Para você pode ser no seu quarto, na varanda, na cozinha, na sala ou até mesmo no banheiro, não importa. 

O que importa, assim como na organização do seu dia, é que você frequente esse lugar todos os dias e que lá consiga se conectar com deus através da leitura das suas sagradas escrituras. Você pode preparar um cantinho da sua casa com algumas almofadas e um tapete, por exemplo, e se sentar sobre eles para fazer a leitura da Bíblia.

Caso sua casa não disponha de espaço para isso, não se preocupe. Sua cama pode ser um excelente local para o seu momento devocional, seja pela manhã, tarde ou durante a noite. O que realmente importa é a sua vontade de conhecer a palavra de Deus através da Bíblia. 

O poder da oração 

como ler a biblia em um ano – guia completo 20181109121313.jpg - Como Ler a Bíblia em Um Ano? – Guia completo
Como ler a Bíblia em um ano? – Guia completo

Você sabia que a forma de nos mantermos sempre conectados com Deus é através da oração contínua? Isso mesmo. E, quando falamos em “oração contínua”, não estamos querendo dizer que você precise seguir um rito de oração todo o tempo, longe disso.

Aqui o que realmente importa é que você sempre se mantenha em contato com Deus. Sempre mesmo, durante todas as 24 horas do dia. Para isso, basta que você faça d’Ele o seu melhor amigo, aquele para o qual você manda mensagem durante o dia todo, sabe?

Basta que você recorra a Deus em pensamento que Ele estará ali por você, seja antes de tomar uma decisão simples ou mais complicada, seja simplesmente para ouvir uma angústia ou uma alegria do seu coração. E, o mais importante, Ele também estará ali quando você estiver se preparando para começar a leitura da Bíblia. 

Recorrer a Deus em pensamento através da oração antes de começar a leitura da Bíblia é uma excelente forma de começar esse hábito. Em sua oração, peça a Ele para que abra seus pensamentos e que lhe dê todo o entendimento necessário para extrair daquelas palavras tudo o que for necessário para a sua mente e coração.

Peça também para que Ele fale com você através das passagens bíblicas que serão lidas naquele dia, se fazendo presente ao seu lado enquanto lê. Você notará como essa simples oração antes de começar a leitura da Bíblia transformará completamente esse momento que é só seu e de Deus. 

Faça anotações 

A mesma dica para quando estamos lendo outros livros também é válida aqui: faça anotações sobre o que mais chamar a sua atenção. Nossa memória é suscetível a cometer erros e, mesmo que nos dediquemos a ler a Bíblia em um ano, uma coisa outra vamos acabar esquecendo, afinal, somos humanos.

Para evitar que você esqueça passagens que considerou como sendo importantes durante a leitura, experimente fazer anotações sobre elas. Você pode destaca-las na própria Bíblia com o auxílio de um marca-texto e fazer referência a essas marcações em um caderninho, escrevendo ali o motivo pelo qual você achou importante frisar essa informação. 

Logo esse se tornará um hábito e você irá usar o seu caderninho de anotações toda vez que estiver lendo a Bíblia. Dessa forma, assim que você terminar de ler a sua Bíblia em um ano, basta recorrer ao seu caderno e lá estarão anotadas todas as passagens que tocaram de alguma forma o seu coração.

Além disso, é cientificamente comprovado que, quando nos dedicamos a escrever nossas percepções sobre as leituras que estamos fazendo, nosso cérebro possui maior facilidade em fixar as informações que estão sendo absorvidas através da leitura. 

Não desista! 

Muitas pessoas acham que, para ler a Bíblia em um ano, basta se sentar e fazer a leitura da mesma. Mas nós sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam. Apesar de estarmos falando sobre a leitura de um dos livros mais incríveis já escritos, o ato da leitura não é habitual a muitas pessoas, o que pode tornar o momento da leitura um pouco mais difícil que o normal.

No entanto, é importante que você não se deixe abater nem desanimar. O desafio de ler a Bíblia em um ano é muito mais do que apenas seguir uma quantidade exata de dias e meses, ele serve para te incentivar a colocar a leitura deste livro sagrado como um hábito em sua vida.

Isso porque, quando algo se torna um hábito no nosso dia a dia, é mais difícil que deixemos de fazê-lo. Já percebeu como é extremamente difícil se ver livre de alguns hábitos ruins que vamos adquirindo com o tempo? Agora pare e pense o quão benéfico será se você fizer da leitura da Bíblia um hábito diário e recorrente.

Por isso, se você é uma dessas pessoas que sente muita dificuldade para se concentrar enquanto lê, ou que até mesmo tem uma rotina muito atribulada onde não consegue encaixar a leitura de um capítulo da Bíblia sequer, não se preocupe.

Peça em oração a Deus para que Ele não te deixe esmorecer, e também para que lhe conceda o entendimento, a calmaria e o tempo necessários para fazer a leitura das escrituras sagradas. “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. “Josué 1:7,8

Tenha sempre em mente que se trata de uma luta tanto humana quanto espiritual que você está travando, mas que valerá a pena, afinal, tudo vale a pena para conhecer a palavra do Senhor e perseverar em seus ensinamentos e conhecimentos.

Veja mais abençoadas mensagens de Deus para tua vida:

Inscreva-se no canal Conhecimentos do Pai e Veja vídeos abençoados para tua vida.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: