Quando vem o orgulho, chega a desgraça – Versículo

Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes - Provérbios 11:2 - Estudo bíblico sobre esse versículo que fala sobre o ego

quando vem o orgulho chega a desgraca mas a sabedoria esta com os humildes 20180918160151.jpg - Quando vem o orgulho, chega a desgraça - Versículo
Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes – Provérbios 11:2

Ao alcançar algo de muito prestígio, como um bom cargo, boa situação financeira, conhecimento e outras pretensões, ficamos orgulhosos e em alguns casos, vaidosos. Há situações em que percebemos a vaidade do outro, e, como esse sentimento só faz mal: tanto para quem é vítima quanto quem pratica.

Quando alimentamos nosso ego, nos esquecemos de que precisamos de diálogo para que o todo ao nosso redor, amplo, como a sociedade, ou, restrito, como a família, funcionem em harmonia. Nessa lógica, aceitar as diferenças e enxergar as semelhanças é uma forma de praticar a humildade.

O orgulho nos limita

O provérbio 11:2 que está escrito na Bíblia Sagrada – Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes – nos mostra como o orgulho nos limita. Nesse sentido, quem se diz ser, saber ou até ter em abundância é uma pessoa limitada, ora pois, não se permite crescer ou saber mais, já que acredita em somente uma verdade absoluta.

Não permite que outras pessoas tenham estilos ou maneiras diferentes de executar um trabalho, já que o seu é o perfeito e, por isso, deve ser referência. Nesse sentido, o ego é alimentado de uma maneira exacerbada, em que a pessoa se diz mais grandiosa que o nosso Criador.

Quando chega a desgraça, nesse sentido, um obstáculo feito pela própria vaidade, há a degradação do ser. Ao não consentir as transformações, próprias ou alheias, o mais degradante acontece: a pessoa não se permite ser mais. Ao não se deixar ser mais, também não permite seu crescimento pessoal/espiritual. Ou seja, quem é muito orgulhoso e alimenta seu ego não se ilumina e se afasta de Deus.

Humildade é tratar as pessoas como pessoas

Uma pessoa que pratica a humildade, é aquela que entende que o amor- próprio é sim importante, já que a vida é um presente de Deus, e que cada ser é único e especial. Porém, existem vários semelhantes, vários irmãos. Nesse sentido, entende que as pessoas devem ser tratadas como pessoas, não devem ser tratadas de acordo com grau de escolaridade, aparência ou número da conta bancária.

Diz a Bíblia sagrada que uma pessoa humilde é uma pessoa sábia. Já que percebe que para que haja diálogo entre nós, irmãos, é necessário entendermos o ponto de vista do outro. Compreende que as mudanças e as diferenças na vida são necessárias e bem-vindas. Possui então sabedoria já que aceita que precisa do outro para viver em harmonia. Por esse ângulo, ser sábio é ser humilde, é respeitar seu semelhante.

Uma pessoa humilde percebe que são sim necessários médicos e estudiosos para curarem doenças vindas da sujeira e da poluição. Assim como são necessárias as pessoas que cuidam do lixo das ruas para evitar o alastramento de tais doenças a ponto de poderem virar até epidemias.

Não importa a altura do patamar atingido. Uma pessoa sábia, humilde, entende que ninguém faz nada sozinho e, se chegou onde chegou, foi porque teve a ajuda de outras pessoas. Seja da família, da esposa ou do marido que ajudou a cuidar da casa e dos filhos, seja de quem lhe serviu café, para que tivesse mais disposição para cumprir seus objetivos. Sendo assim, uma pessoa humilde é também sábia, pois, sabe valorizar o trabalho do outro e sente gratidão por isso.

Humildade é se esvaziar de preconceitos, crenças limitantes, entender e respeitar o trabalho de seu semelhante. É crescer sempre a cada dia com um novo aprendizado. Uma pessoa cheia de orgulho, é uma pessoa em desgraça, uma pessoa limitada, já que está sempre com o seu ser fechado e pequeno, sem espaço para ser iluminada pelo mais grandioso de todos: Deus.

Gostaria de ler e receber mais conteúdos como este? Receba Nossas mensagens por e-mail. Inscreva-se grátis abaixo e receba mais Conhecimentos do Pai na sua vida.

Veja mensagens abençoadas para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

5 Comentários:

  • Linda mensagem e mais pura verdade…

  • Linda reflexão!
    Pena que nem todo ser humano entende que todos somos iguais, independentemente de qualquer fato social, se todos pensassem assim, teríamos um mundo melhor.

  • Maravilhosa e verdadeira mensagem. Quantos irmãos deveriam conhecer está mensagem para poder ter mais humildade e acabarem com esse eu sou, eu posso , eu faço etc.

  • Muito abençoado esse estudo. Muito aprendizado para todos nós. Que Deus abençoe o irmão com muitas sabedorias. Abraço fica na paz de Deus.

  • A Paz do Senhor, Missionário Fael Mendes. Obrigado pelas palavras, me ensinam, mais cada vez, que Deus continue ti abençoando…

Deixe seu comentário: