Entregue teu caminho ao senhor

Confiar no Senhor é muito mais que ter fé. Confiar nEle significa entregar a sua vida nas mãos do Criador. Leia este conteúdo e descubra como fazer isso.

entrega teu caminho ao senhor confia nele e ele tudo fara 20180918160151.jpg - Entregue teu caminho ao senhor
Entrega teu caminho ao Senhor confia nele e ele tudo fará!

Veja um breve estudo sobre o versículo: Entrega teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará – Salmos 37:5

Quando passamos por um momento de aflição e angustia, logo procuramos ansiosamente por possíveis soluções ou maneiras de tranquilizar a situação. Nessa perspectiva, buscar a espiritualidade e pedir ajuda a Deus também é uma forma de acalmar o coração e encontrar possíveis desenlaces para nossos problemas.

Passamos a orar e pedir mais ajuda ao nosso Criador. Mas, mesmo quando estamos em bons momentos de nossa vida, eles podem ser ainda melhores e mais iluminados. Basta confiarmos e entregarmos nossos planos ao Senhor.

Confiar em Deus é agir com sabedoria

Acreditar e entregar nossos sonhos, planos e objetivos nas mãos de Deus não é simplesmente não fazer nada e ficar de braços cruzados. Pelo contrário, é fazer o que dever ser feito, o que está ao nosso alcance e sempre cumprir nossas metas da melhor maneira possível e, se atentar aos sinais.

Ao entregarmos voluntariamente nossa vida ao Senhor, estamos confiando nele. A confiança é um dos principais fundamentos da ideologia cristã. Com isso, estaremos de mente e coração abertos para entendermos os sinais Dele. Ou seja, a sua maneira de conversar conosco e nos mostrar, sempre, o melhor caminho a ser seguido, em determinada situação.

Nessa lógica, a intuição, é um grande aliado. Então, ao colocar, em sentido paralelo, a intuição e a razão, agiremos de maneira mais clara e guiados por Deus. Ao nos iluminar, nosso criador faz com que a nossa consciência, razão, consiga atingir planos mais profundos. Assim, escute o nosso coração e consiga, então, fazer com que nossos pensamentos sejam mais bem direcionados e faz de nossas escolhas e atos decisões mais assertivas.

A perfeição não é a melhor referência

Quando confiamos em Deus, colocamos em suas mãos as nossas vidas. No entanto, precisamos não somente confiar e sim nos entregar. Com isso, é necessário nos despir dos sentimentos de preocupação, precipitação e perfeição, grandes inimigos presentes na vida moderna.

Ao acreditar no caráter, íntegro, de Deus, podemos descansar. Nesse ponto de vista, significa que podemos nos libertar do perfeccionismo e dos detalhes que não estão saindo do jeito que queremos, ou melhor, do jeito que o humano espera. É preciso lembrar que Deus escreve certo em linhas tortas, então, o que é considerado, por nós, perfeito, nem sempre o será para Deus.

Perfeito é algo acabado, que já não possui mais mutação. Dizer que um ser humano é perfeito é um enorme desrespeito, já que, Deus nos deu o livre arbítrio e com ele, o direito da escolha e da consciência dessa escolha. Deus nos deu um presente maravilhoso, que é a capacidade de racionalizar/pensar.

Ao dizermos que alcançamos a perfeição, dizemos que já não possuímos mais poder de escolha. Assim, não temos mais consciência e não vivemos mais uma vida iluminada por um dom que Deus deu: o livre arbítrio e com ele as mudanças.

Por esse prisma, aceitar as mudanças em nossas vidas significa tirar o melhor proveito da sabedoria do Criador em guiar o nosso caminho. Ou seja, nem sempre tudo acontece da melhor maneira ou no tempo que gostaríamos que acontecesse.

Nem tudo é perfeito da maneira que imaginamos. Mas Deus é o grande arquiteto do universo e, se algo não saiu como o esperado no momento presente é porque, no futuro, tal situação se mostrará a melhor que poderia ter acontecido.

O salmo 37:5 diz: “Entrega teu caminho ao Senhor confia nele e ele tudo fará”. No momento em que confiamos, abrimos nosso coração e entregamos nossa vida aos braços fortes de Deus, Ele cuidará de tudo. Nesse âmbito, nossa existência fluirá com mais sentido e nossos problemas serão solucionados ou enfraquecidos e seremos mais felizes. Seja em momentos difíceis ou tranquilos, nosso Criador cuida de nós, pois, nos ama e, quem ama, confia. Ame a Deus e confie Nele e Ele tudo fará.

Na vida, muitas vezes não temos certeza de para onde estamos indo ou o que devemos fazer. Especialmente como cristãos, podemos nos sentir perdidos e até mesmo abandonados por Deus, afinal, Ele não deveria nos guiar em todos os momentos?

Bem, Ele guia. O problema é que muitas vezes nos falta fé para confiarmos na direção apontada pelo Pai e confiança para deixarmos nossos objetivos de lado e assumirmos os dEle.

Quando a Bíblia diz “entregue o seu caminho ao Senhor”, ela está nos instruindo a deixar de lado todas as nossas vontades e achismos, deixando que o Senhor cuide da nossa vida. Vamos entender melhor como isso funciona? Então, fique conosco por mais alguns minutos.

O que o salmista quer dizer com “entrega os teus caminhos ao Senhor”?

O Salmo 37 foi escrito por nada mais nada menos que o rei Davi. Logo no início, surge uma advertência, para que não imitemos os comportamentos dos injustos. Em algumas traduções da Bíblia, aliás, Davi se refere a eles como “malfeitores”:

“Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.” (Salmos 37, versículo 1)

Ao invés disso, ele diz para simplesmente seguirmos ao Deus todo poderoso, confiando em Seu santo nome:

“Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração” (Salmos 37, versículos 3 e 4).

Ao fazermos isso, o Senhor cumprirá todos os desejos do nosso coração e nos levará a uma vida mais segura.

Davi ainda fala mais a fundo sobre essa ideia no versículo seguinte, quando diz aos irmãos e irmãs que eles devem se comprometer com Deus, confiando nEle. Para deixar tudo mais claro, ele utiliza uma analogia bem simples.

No versículo 6, ele diz que precisamos fazer “a justiça brilhar como a luz”. Assim, se a nossa justiça é tão radiante quanto a luz do dia, é sinal de que estamos nos comprometendo com ela todos os dias.

Mais à frente, Davi faz uma comparação entre os malfeitores citados anteriormente e os justos, dizendo que muitas vezes as pessoas ruins prosperam mais que as boas:

“Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos” (Salmos 37, versículo 7).

No entanto, ele também deixa claro que:

“Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão” (Salmos 31, versículo 20).

Mais adiante, no final do capítulo, o leitor conclui que absolutamente todas as palavras de Davi são verdadeiras, já que seguir ao Senhor resulta na salvação:

“E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele” (Salmos 37, versículo 40).

Segundo Davi, a salvação não é um dom dado aos malfeitores, mas apenas aos justos e, para sermos justos, é preciso que cada um de nós entregue o seu caminho ao Senhor e confie nEle.

Esse salmo é, simplesmente, um exemplo claro do compromisso e da confiança do rei para com Deus.

Como podemos nos comprometer com o Senhor todos os dias?

O Salmo 37 é um dos maiores exemplos da Bíblia quando o assunto é incentivar as pessoas a se comprometerem com Deus. Mesmo para aqueles que já fizeram essa escolha, encontrar maneiras de colocá-la em prática nem sempre é fácil.

Por isso, aqui vão alguns passos simples para lhe ajudar nesse processo:

  • Estude e medite sobre a Bíblia: quando conhecemos bem a palavra de Deus, somos capazes de aplicar prontamente Suas verdades em nossas vidas e nas de pessoas ao nosso redor. Compreender o que o Senhor deseja de nós é a única e melhor maneira de vivermos uma vida que seja do Seu agrado. Por isso, quanto mais lemos, mais aprendemos e, quanto mais aprendemos, menos pecamos e mais próximos de Deus chegamos;
  • Ajude seu irmão: no Salmo 27, versículo 17, lemos que “o ferro afia o ferro, e uma pessoa afia a outra”. Isso significa que quanto mais de Deus sabemos e conhecemos, mais seremos capazes de explicar sobre Deus para os outros. Ajudá-las, assim, é encorajá-las e demonstrar amor;
  • Ore sem cessar: um relacionamento verdadeiro com Deus envolve oração diária, seja em momentos de tristeza ou de alegria.”

Se você não sabe como orar, temos abaixo uma pequena sugestão:

“Querido Pai, ajuda-me a sempre depender de Ti. Ajuda-me a entregar minha vida e meu caminho em Suas mãos com todo o meu coração, tendo a certeza de que Você me guia a cada passo. Perdoa-me se em algum momento eu me desviar. Sei que és soberano e dono de todo o poder, e confio na Sua vontade e nos Seus planos para mim. Lhe agradeço por tudo desde já. Amém”.

Quando Davi diz “entregue o seu caminho ao Senhor”, é exatamente disso que se trata.

A lição que tomamos

No final das contas, notamos que colocar em prática o “entregue o seu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele agirá” é o mesmo que construir a sua vida sobre os valores celestiais. É colocar todas os nossos planos, tempo e talentos alinhados aos de Deus. É, simplesmente, demonstrar confiança.

Assim, acreditamos de todo o nosso coração que Ele nos encontrará em qualquer lugar e nos guiará para uma vida plena e próspera ao Seu lado.

O Pai está lhe chamando para segurar Sua mão e ter fé em seus planos. Não recuse o Seu chamado, nem tape os seus ouvidos. Ele quer fazer o melhor por você, pois Ele te ama profundamente.

Se esse conteúdo tocou o seu coração, aproveite e tire mais algum tempo para ler outros textos como esse em nosso blog. Além disso, conheça mais do nosso trabalho nos seguindo em todas as redes sociais.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

5 Comentários:

  • Mensagem abençoada amém

  • Amém.

  • Amém

  • Depois que me entreguei a meu Deus….tudo começou fazer sentido e fiquei muito mais feliz.

  • Amém , mensagem edificante,

Deixe seu comentário: