Teologia na prática: As aplicações da Teologia na sua vida

Teologia na prática: As aplicações da Teologia na sua vida Teologia na prática: As aplicações da Teologia na sua vida

Descubra como a Teologia na prática pode ser transformadora na tua vida. Veja as aplicações da Teologia que você pode acrescentar na tua vida.

Teologia na prática As aplicações da Teologia na sua vida 1 1024x536 - Teologia na prática: As aplicações da Teologia na sua vida
Teologia na prática: As aplicações da Teologia na sua vida

Muitas pessoas procuram os estudos teológicos a fim de se habilitarem para transmitir a mensagem de Deus da melhor forma. Um caminho natural, uma vez que este conhecimento aprofunda o entendimento da bíblia, assim como da doutrina cristã. É um caminho que permite ainda entender qual deve ser a conduta de um bom fiel. Muito poucos, no entanto, são os que consideram as aplicações da teologia na sua vida. Como se tratasse de um assunto distante ou por demais voltado para quem está em um púlpito pregando.

Ao contrário, a utilidade deste estudo só poderá ser sentida na medida em que estiver relacionada às situações do cotidiano. Eu te convido a conhecer agora a teologia na prática. Afinal, por mais que este seja um conhecimento sistemático, não se trata de mera especulação teórica e abstrata. É ao se colocar em contato com a realidade que nos cerca que o conhecimento teológico mostra todo seu valor. Ao longo deste texto você vai entender como a aplicação deste estudo pode ser abrangente.

É verdade que alguns conceitos equivocados sobre esta matéria circulam hoje em dia. Além disso, termos como doutrina adquiriram conotação negativa para muitas pessoas. Em razão disso é importante começar definindo a natureza do tema a ser tratado aqui. Você sabe o que exatamente é a teologia e qual a extensão da sua investigação e aprendizado? Tomemos esta definição como nosso ponto de partida.

Entendendo o que é a teologia

Damos o nome de teologia a um estudo sistemático que busca encontrar o sentido da palavra de Deus. A busca se estende para outras coisas a ele relacionadas, o que termina por compreender toda a vida como conhecemos. É por isso que este conhecimento está relacionado à conduta humana e também às ações do cotidiano. Temas como a fé em Deus, a correta compreensão dos escritos bíblicos, além da escatologia, são analisados. Esta última área de estudo trata de investigar o que as escrituras dizem sobre o fim dos tempos.

Sugiro depois você leia mais uma postagem do site Conhecimentos do Pai, onde falo sobre “O Que é a Teologia”, clique aqui para ler depois de ler essa postagem.

Todas estas competências somadas ajudam a aprofundar a cosmovisão do estudante. Ou seja, sua compreensão do mundo ao redor se tornará mais abrangente. Especialmente ao entender como a influência do poder e amor do Pai afetam a tudo que existe no universo. O nome desta área de estudo é derivado do grego, onde “Theos” significa Deus e “Logos” palavra, estudo ou conhecimento. Assim sendo, a teologia é o estudo ou conhecimento a respeito de Deus.

Esta ciência possui uma longa história. E embora seja fundamental para padres e pastores exercerem seu ministério, qualquer um pode se tornar um estudioso da matéria. De pesquisadores de modo geral, até historiadores, filósofos e cientistas, qualquer um pode se aprofundar neste conhecimento religioso. Entre as aplicações da teologia na sua vida, está o combate às formas perniciosas de pensamento.

O combate às formas de pensamento contrárias ao cristianismo

Teologia na prática As aplicações da Teologia na sua vida 3 1024x536 - Teologia na prática: As aplicações da Teologia na sua vida
Teologia na prática: As aplicações da Teologia na sua vida

O estudo em teologia ajuda a combater diferentes formas de pensamentos prejudiciais e contrários ao cristianismo. Como, por exemplo, a corrente pragmática, que acredita na veracidade das coisas em função da sua utilidade. Ou mesmo o niilismo, a rejeição de todos os valores morais e a busca única e somente pela auto-realização egoísta. Trata-se de uma corrente de pensamento que anda lado a lado com o relativismo. Este que é um dos grandes males da nossa vida moderna.

O conhecimento teológico ajuda o cristão a encontrar e entender a verdade de Deus. Há muitos que consideram a religião como um exercício acrítico de convicção. A teologia nos mostra, contudo, o caminho contrário que vai na direção de uma fé crítica. Pois Deus nos convida a crer e também a pensar com cuidado cada aspecto de sua palavra. É claro que não colocamos com este estudo a bíblia, ou a religião, dentro de uma caixinha. Ao invés disso, ampliamos o nosso entendimento da palavra.

Isto permite desenvolver nossa espiritualidade de forma mais completa. Pois assim podemos falar e agir em conformidade com os ensinamentos de Cristo. Nosso temor e reverência a Deus também tendem a aumentar na medida em que estudamos. Pois sua vontade e palavras tornam-se mais claros quanto mais nos dedicamos a sua compreensão. Dentre os ensinamentos que aplicaremos às nossas vidas cotidianas está o amor ao próximo.

Recomendo a leitura da postagem “O que Ensina a Teologia” que vai complementar seu entendimento sobre a Teologia na prática. Clique aqui e leia

Tornar-se mais empático: amar como Jesus amou

Se há um desafio para o homem em um mundo dominado pelo ódio e pela discórdia é amar ao próximo. É por isso que o cristão deve andar como Jesus e nutrir empatia por todos os seus irmãos. Ao estudar o que disse o Mestre fica claro nosso dever de estender à mão e ajudar o nosso semelhante. Do mesmo modo devemos nos colocar no lugar do outro em todas as situações possíveis.

O teólogo, como profundo conhecedor de Cristo, deve ser empático. Pois o amor que vem do pai deve ser expresso em todo ato e palavra que realizarmos. Ter esta consciência e exercer o amor ao próximo no dia-a-dia não é exigência apenas para os líderes espirituais. Cada um de nós pode se beneficiar por andar como Jesus andou. Também o nosso exemplo de compaixão e respeito ajuda a espalhar a palavra do Senhor. Até mesmo outros cristãos podem se inspirar pelos seus atos.

Ao analisarmos a ética e moral do Senhor, aprendemos que se deve amar ao próximo como a nós mesmos. Ao que se acrescenta a Deus acima de todas as coisas. Somente assim poderemos agir conforme o Pai espera de nós. O amor como norteador das nossas ações e relações é também o caminho para aprender a perdoar. Além, é claro, de afastar a raiva e a soberba dos nossos corações. Pois assim disse Jesus:

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”. Mateus 5:43-44

A teologia na prática ajuda a entender melhor a bíblia sagrada

Teologia na prática As aplicações da Teologia na sua vida 2 1024x536 - Teologia na prática: As aplicações da Teologia na sua vida
Teologia na prática: As aplicações da Teologia na sua vida

A bíblia pode ser um livro de difícil entendimento em algumas de suas passagens. Tendo-se em vista o tempo em que foi escrita, é natural que o leitor atual se sinta confuso ao interpretá-la. A teologia é também uma forma de tornar claros os pontos mais dificultosos das Escrituras Sagradas. Você poderá entender, por exemplo, como os acontecimentos do Novo Testamento são a realização de profecias do Antigo Testamento.

Neste tocante, uma resistência frequente é o medo que muitos religiosos nutrem de que a teologia vá substituir as escrituras. Sabemos que isto se trata de uma inverdade, mesmo porque a bíblia sagrada é parte fundamental nos estudos teológicos. Pois é através dela que entendemos os desígnios do Senhor. Não à toa a bibliologia é uma das matérias que serão estudadas nestes cursos. Isto colabora também para que o aluno entenda que as Sagradas Escrituras não são obra do homem. Elas são as palavras de Deus que foram registradas através dos profetas.

Há mais ainda que se pode dizer a esse respeito. Ao ser interpelado por um irmão fiel, ou mesmo por um não crente, você saberá explicar a bíblia sem dificuldade. Este é um conhecimento que sempre será útil na sua vida. Tanto em nível pessoal, como para a sua comunidade. Como resultado o seu espírito missionário será estimulado por este saber. Não apenas no sentido literal da pregação, mas também pelo prazer de ajudar outras pessoas a se aproximarem de Deus.

Conhecer a história e as raízes do cristianismo

A tradição do cristianismo é longa e complexa e justamente por isso é importante conhecer as suas raízes históricas. O número de cristãos que não sabem como sua religião foi do apostolado para uma igreja propriamente dita é surpreendente. Conhecer as raízes da fé é importante também para entender a cisma que dividiu as diferentes denominações. Até mesmo na teologia distintas correntes surgiram em virtude das diferenças de interpretação das escrituras.

Hoje há a teologia natural, reformada, pentecostal, da libertação, da prosperidade e a contemporânea. Entender esta questão se mostra relevante para conhecer o que cada vertente do cristianismo prega e quais suas diferenças. As similaridades podem ser facilmente lembradas, mas o conhecimento teológico permite apontar afinidades para além do superficial. Afinal, as práticas cultivadas no percurso histórico cristão servem para revelar a presença e a vontade de Deus em nosso mundo. Consequentemente você saberá colocar a religião em diálogo com a cultura, atual e passada.

Este é um fator de entendimento e aproximação entre a palavra do Deus e qualquer um que queira conhecê-la. Por isso nos é dito em Timóteo 3:15-17: “Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus”. E assim continua: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.

As aplicações da teologia na sua vida não param por aí

Precisaríamos de um verdadeiro livro para listar tudo aquilo que este conhecimento pode trazer para a sua vida. Podemos citar brevemente mais algumas utilidades que este estudo poderá encontrar no seu cotidiano. Você encontrará, por exemplo, uma justificativa segura para a sua crença. É possível inclusive empreender pesquisas e praticar a docência para transmitir o que foi aprendido. Além disso, você estará mais apto a estabelecer o diálogo com outras religiões que não a cristã.

O que dissemos, e mesmo o que não foi incluído, impacta irreversivelmente na sua forma de pensar. E de igual maneira no modo como você irá pôr em prática a sua fé. Pois aquilo que entendemos de Deus torna-se o norte de nossa bússola moral. Para se tornar um melhor cristão ou alargar o seu escopo cultural, nada melhor do que o estudo teológico. Na pregação e atuação nos ministérios de uma igreja esta preparação é ainda mais fundamental. Hoje você pode até mesmo fazer um curso de teologia à distância ou online.

O diálogo flui de maneira bem fundamentada

Outra maneira de aplicar a teologia em nossa vida, no que diz respeito ao dia a dia, refere-se a tolerância e a aceitação diante de diferentes correntes de pensamentos. Nesse sentido, não é a aceitação do ceticismo anárquico de ideias que rodeia o mundo moderno, mas, sim, a reflexão bem embasada sobre os diferentes pontos de vista para chegar a uma solução que propicie o bem maior.

A questão da retórica também é algo importante a ser mencionado, já que se o leque de conhecimentos do aluno será ampliado e complementado, o diálogo bem fundamentado será consequência disso.

Ao participar de uma conversa, o aluno terá propriedade para defender os ensinamentos cristãos. Como também terá sabedoria suficiente para compreender que quem pensa diferente pode ajudar a melhorar sua própria argumentação e exemplificação de raciocínio, ou até, para confirmar ainda mais os ensinamentos cristãos.

Como já foi dito anteriormente, a relatividade cética muitas vezes se torna um problema quando utilizada de maneira narcísica e invade o bem-estar do outro. Então, saber com propriedade os ensinamentos cristãos e saber pontuá-los em um diálogo se tornam práticas indispensáveis para disseminarmos os ensinamentos do Mestre, que giram em torno de condutas de respeito e bons valores.

Com o conhecimento teológico aplicado em nosso cotidiano, ressignificamos os vários pilares de nossa vida. Dessa maneira, se tornará mais leve e harmônica. Como um grande quebra cabeça, em que todas as peças certas se encaixam sem esforço e formam um desenho.

A Bíblia é o nosso manual

teologia na pratica as aplicacoes da teologia na sua vida 20180809145806.jpg - Teologia na prática: As aplicações da Teologia na sua vida
Teologia na prática: As aplicações da Teologia na sua vida

A teologia na prática nos mostra que os ensinamentos deixados na Bíblia podem ser antigos, no entanto, são atemporais, ou seja, se encaixam em qualquer época da nossa história. A Bíblia é o nosso manual. Mostra com exemplos como podemos combater nossas dúvidas e aflições. Exemplos esses deixados pelo nosso Mestre.

Nesse sentido, vale lembrar que Cristo também foi homem e assim como nós, sentiu em seu ser a dor, os sofrimentos e as limitações humanas. Como é o exemplo das tentações que Cristo passou durante os 40 dias no deserto.

Ao interpretar as tentações e trazê-las para a nossa realidade, são situações que dizem respeito à vaidade, riqueza e empoderamento do ego, ou seja, egoísmo em seu sentido puro. São limitações de um humano e não de Deus.

Com isso, percebemos sua humildade, pois, como filho legítimo de Deus, poderia não ter passado por nenhuma provocação, tentação e humilhação ao longo de sua vida. No entanto, ao nos mostrar que é possível sim se manter íntegro diante do poder, riqueza e manipulação, se fez como referência viva. Isso significa que Cristo é nosso modelo de humano. Mestre que devemos seguir.

Amar o próximo no mundo moderno

Com a teologia aplicada na prática, o desafio de amar ao próximo se estende para o mundo atual com o significado de tolerância e respeito. Não colocar ninguém acima ou abaixo de si mesmo é um desafio diário, já que muitas vezes somos provocados e ficamos exaltados diante de tanta difamação.

Nesse sentido, devemos sim ter amor-próprio, mas nos defender sem agredir quem nos agrediu. Ter parcimônia e encontrar o equilíbrio nesse sentido, e em várias outras situações da vida, é o que o estudo da teologia, aplicado, na prática, também tem a nos oferecer. Além da paciência e compreensão com nós mesmos e com o outro. Já que somos seres em constante crescimento e florescimento.

teologia banner2 - Teologia na prática: As aplicações da Teologia na sua vida

Baixe o ebook “A teologia em minha vida”

Com este encerramento você já tem conhecimento das principais aplicações da teologia na sua vida. Se você quer saber mais sobre o assunto e se aprofundar nos estudos teológicos experimente baixar um ebook. Em “A teologia em minha vida” você poderá entender melhor como este conhecimento irá mudar o seu cotidiano. O download é gratuito e você pode cadastrar o seu email para receber mais mensagens de fé. Use esta inspiração de vídeos e estudos para se aproximar cada vez mais do Senhor. Conhecimentos sobre o pai nunca serão demais na sua vida. CLIQUE AQUI E BAIXE O E-BOOK GRÁTIS.

Recomendo também a leitura “5 Motivos Para Estudar Teologia” – Clique aqui e leia