Palavra de Deus: O que a bíblia diz sobre o ego?

Veja o que a Bíblia fala sobre o ego. Descubra que o ego pode te distanciar de Deus e impedir que as bençãos do Senhor acontecem na tua vida

Palavra de Deus O que a bíblia diz sobre o ego - Palavra de Deus: O que a bíblia diz sobre o ego?

Palavra de Deus: O que a bíblia diz sobre o ego?

Existem sempre momentos em que queremos fazer prevalecer a nossa vontade. São situações em que colocamos o nosso “eu” à frente de tudo e todos. Tornamo-nos assim egocêntricos e vaidosos, aumentando nossa auto importância de forma perigosa. A partir daí vão principiar os problemas trazidos pelo ego. Não é à toa que a bíblia nos apresenta inúmeros testemunhos nesse sentido. Mas afinal o que o estudo bíblico diz sobre o ego? A palavra de Deus nos ensina que o homem só tem a perder quando se considera o centro do universo.

Sabemos, por exemplo, quem foi o primeiro a sofrer as consequências do ego. Pois foi o orgulho de Lúcifer que o transformou em um anjo caído. Nos estudos bíblicos percebemos com clareza que os infortúnios que se abateram sobre Adão e Eva tiveram a mesma origem. O ego é a escolha pelo mundano e pela desobediência. É a negação de uma atitude humilde perante Deus.

O que a bíblia diz sobre o ego

Para a bíblia, o ego será responsável pelo afastamento do homem e do Pai. O primeiro efeito desse mal começa em acreditar que somos melhores do que outras pessoas. Contudo a soberba nunca se limita em menosprezar os nossos semelhantes, pois chega o dia em que o orgulhoso duvida até mesmo de Deus. Ele está convencido de que o seu próprio caminho é melhor. Assim vira as costas ao Pai acreditando que será feliz.

Essas pessoas, perdidas nesse amor desmedido por si mesmas, veem-se como invencíveis, mas a decepção não tarda. Uma vez que “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” – Provérbios 16:18. Quantas pessoas não terminaram arruinadas por se converterem em escravas do próprio ego? Para evitar o sofrimento bastaria que tivessem prestado atenção às palavras de Jesus. Pois o que a bíblia diz sobre o ego perpassa também os ensinamentos do salvador.

Deus Quer que Sejamos humildes

O cristão não pode ser egoísta ou soberbo. Seria uma contradição com todo o preceito de humildade e amor ao próximo empreendido por Jesus. É essa a mensagem de Deus em Mateus 23:12: “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado”. O que aprendemos com isso? Que a obediência aos evangelhos e a consciência de que nosso ego não é nada perante Deus deve sempre prevalecer.

Portanto, o que a bíblia diz sobre o ego está ligado à necessidade de não nos esquecermos que a auto importância pode ser um veneno. É por isso que o livro dos Provérbios nos aconselha a “não sermos sábios aos nossos próprios olhos”. E já Cristo nos ensinava que para segui-lo devemos renunciar a nós mesmos. O que significa pura e simplesmente abandonar as armadilhas do ego. Deixar de lado o que nos exige essa força enganadora é fundamental para que Deus possa governar as nossas vidas.

Concusão

É claro que lutar contra o nosso próprio egoísmo não é fácil. Ainda assim devemos nos nortear sempre por aquilo que agrada a Deus, vigiando para que possamos ser humildes e obedientes em toda situação. Afinal, o que demanda o nosso “EU” não pode jamais ser tão importante quanto à vontade do pai. Assim, nunca se esqueça de que “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” – Tiago 4:6. É isso o que a bíblia diz sobre o ego.

Receba mais mensagens de fé

Agora que você já sabe o que a bíblia diz sobre o ego, cadastre-se para receber mais mensagens abençoadas por e-mail. Palavra de Deus, estudo bíblico e outros textos de fé. Use essa inspiração de estudos para se aproximar cada vez mais do Senhor. Conhecimentos sobre o Pai nunca serão demais na sua vida.

Conheça Sua Bíblia Capa a Capa!  Acesso Vitalício! São vídeo-aulas de Gênesis a Apocalipse, com acesso para sempre e com mais de 50 aulas já liberadas para que o aluno possa acelerar seus estudos. Nosso material é exclusivo e vai cobrir praticamente capítulo por capítulo da Bíblia. Clique Aqui.

 

Missionário Fael Mendes

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus

1 Resultado

  1. Foi muito útil pra mim esse tema pudi ter mais entendimento sobre o tema e mais aprendizado

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.