Palavra de Deus: O que a bíblia diz sobre o ego?

Veja o que a Bíblia fala sobre o ego. Descubra que o ego pode te distanciar de Deus e impedir que as bençãos do Senhor acontecem na tua vida

Palavra de Deus O que a bíblia diz sobre o ego - Palavra de Deus: O que a bíblia diz sobre o ego?
Palavra de Deus: O que a bíblia diz sobre o ego?

Existem sempre momentos em que queremos fazer prevalecer a nossa vontade. São situações em que colocamos o nosso “eu” à frente de tudo e todos. Tornamo-nos assim egocêntricos e vaidosos, aumentando nossa auto importância de forma perigosa.

A partir daí vão principiar os problemas trazidos pelo ego. Não é à toa que a bíblia nos apresenta inúmeros testemunhos nesse sentido. Mas afinal, o que o estudo bíblico diz sobre o ego? A palavra de Deus nos ensina que o homem só tem a perder quando se considera o centro do universo.

Sabemos, por exemplo, quem foi o primeiro a sofrer as consequências do ego. Pois foi o orgulho de Lúcifer que o transformou em um anjo caído. Nos estudos bíblicos percebemos com clareza que os infortúnios que se abateram sobre Adão e Eva tiveram a mesma origem. O ego é a escolha pelo mundano e pela desobediência. É a negação de uma atitude humilde perante Deus.

O que a bíblia diz sobre o ego

Para a bíblia, o ego será responsável pelo afastamento do homem e do Pai. O primeiro efeito desse mal começa em acreditar que somos melhores do que outras pessoas. 

Contudo, a soberba nunca se limita em menosprezar os nossos semelhantes, pois chega o dia em que o orgulhoso duvida até mesmo de Deus. Ele está convencido de que o seu próprio caminho é melhor. Assim vira as costas ao Pai acreditando que será feliz.

Essas pessoas, perdidas nesse amor desmedido por si mesmas, veem-se como invencíveis, mas a decepção não tarda. Uma vez que “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” – Provérbios 16:18.

Quantas pessoas não terminaram arruinadas por se converterem em escravas do próprio ego? Para evitar o sofrimento, bastaria que tivessem prestado atenção às palavras de Jesus. Pois o que a bíblia diz sobre o ego perpassa também os ensinamentos do salvador.

Deus Quer que Sejamos humildes

O cristão não pode ser egoísta ou soberbo. Seria uma contradição com todo o preceito de humildade e amor ao próximo empreendido por Jesus. 

É essa a mensagem de Deus em Mateus 23:12: “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado”. O que aprendemos com isso? Que a obediência aos evangelhos e a consciência de que nosso ego não é nada perante Deus deve sempre prevalecer.

Portanto, o que a bíblia diz sobre o ego está ligado à necessidade de não nos esquecermos que a auto importância pode ser um veneno. É por isso que o livro dos Provérbios nos aconselha a “não sermos sábios aos nossos próprios olhos”.

Já Cristo nos ensinava que para segui-lo devemos renunciar a nós mesmos, o que significa pura e simplesmente abandonar as armadilhas do ego. Deixar de lado o que nos exige essa força enganadora é fundamental para que Deus possa governar as nossas vidas.

Dicas para controlar o sentimento de ego em seu dia-a-dia

ego na biblia - Palavra de Deus: O que a bíblia diz sobre o ego?
Palavra de Deus: O que a bíblia diz sobre o ego?

Como vimos, a palavra de Deus é clara ao afirmar cabalmente que o ego não é um sentimento bom para a nossa vida. É uma característica que pode nos afastar do Salvador, bem como de nossos irmãos em Cristo. Por isso, devemos lutar diariamente contra a consciência egocêntrica, fazendo assim com que Deus seja sempre o centro de nossa vida, e não o nosso “eu”.

Nesse sentido, existem algumas atitudes que podemos tomar para controlar nosso ego, afastando-se, portanto, desse sentimento que pode nos trazer destruição. Veja quais são elas a seguir.

Medite na palavra de Deus diariamente

Uma das primeiras atitudes que você pode tomar é meditar na palavra de Deus. A bíblia é um bálsamo de conhecimento para quem o procura. Em seus diversos livros, como Provérbios e Salmos, por exemplo, podemos encontrar conselhos e ensinamentos para vivermos bem com nós mesmos e com os nossos irmãos em Cristo.

Nessa direção, vale a pena destacar o que diz Salmos 1:2 “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Com isso, Deus quer fazer parte de nossa vida, especialmente de nosso dia-a-dia e decisões. Não é fácil negar o ego e praticar os ensinamentos bíblicos, mas saiba que isso é fundamental para que possamos viver bem e feliz.

Pratique a empatia

Outra forma de controlar o ego que insiste em habitar em muitos de nós é praticando a empatia. É uma atitude que consiste em se colocar no lugar do outro, praticando assim o sentimento de igualdade e compaixão. Afinal, quando somos empáticos, estamos dizendo e trabalhando a ideia de que não somos melhores que outras pessoas. Afinal, embora sejamos únicos, todos somos iguais perante as leis divinas.

A esse respeito, o livro de Pedro 3:8 é claro: “E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis”.

Seja bondoso e gentil com as pessoas

 empatia é uma forma de controlar o nosso ego e de ajudarmos os nossos irmãos. Além de ser necessário praticar a empatia, temos de ser também bondosos e gentis com as pessoas que nos cercam, sempre com a certeza de que todos somos iguais perante o Salvador.

Independente da situação, a bondade e a gentileza devem ser atitudes que devemos colocar em prática diariamente.

Nesse sentido, o Pai fala conosco em Colossenses 3:12, “Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade”. Portanto, Deus é contra o egoísmo ou qualquer sentimento que nos faça crer equivocadamente que somos melhores que os outros.

É importante entender que a vida é apenas uma passagem para algo maior. Assim, os bens materiais que o mundo tanto valoriza são reduzidos quando partimos dele.

Os ensinamentos de Deus são para enxergamos que a vida significa mais que os bens materiais que, muitas vezes, dividem as pessoas em classes econômicas, fazendo com que elas acreditem serem melhores que outras.

Conclusão

É claro que lutar contra o nosso próprio egoísmo não é fácil. Ainda assim devemos nos nortear sempre por aquilo que agrada a Deus, vigiando para que possamos ser humildes e obedientes em toda situação.

Afinal, o que demanda o nosso “EU” não pode jamais ser tão importante quanto à vontade do pai. Assim, nunca se esqueça de que “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” – Tiago 4:6. É isso o que a bíblia diz sobre o ego.

Leia também:

Receba mais mensagens de fé

Agora que você já sabe o que a bíblia diz sobre o ego, cadastre-se para receber mais Agora que você já sabe o que a Bíblia diz sobre o ego, cadastre-se para receber mais mensagens abençoadas por e-mail. Palavra de Deus, estudo bíblico e outros textos de fé.

Use essa inspiração de estudos para se aproximar cada vez mais do Senhor. Conhecimentos sobre o Pai nunca serão demais na sua vida!

Conheça Sua Bíblia Capa a Capa!  Acesso Vitalício! São vídeo-aulas de Gênesis a Apocalipse, com acesso para sempre e com mais de 50 aulas já liberadas para que o aluno possa acelerar seus estudos. Nosso material é exclusivo e vai cobrir praticamente capítulo por capítulo da Bíblia. Clique Aqui.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • Foi muito útil pra mim esse tema pudi ter mais entendimento sobre o tema e mais aprendizado

  • Deus me fez abrir os olhos mais ainda com essa palavra

Deixe seu comentário: