Como Melhorar a Sua Compreensão da Bíblia Através do Contexto Bíblico?

Como ter uma maior compreensão da Bíblia, entendo todo o contexto bíblico. Essas dicas vão ter ajudar a ler e entender melhor a Palavra de Deus

Como Melhorar a Sua Compreensão da Bíblia Através do Contexto Bíblico - Como Melhorar a Sua Compreensão da Bíblia Através do Contexto Bíblico?

Como Melhorar a Sua Compreensão da Bíblia Através do Contexto Bíblico?

Ler a bíblia é algo prazeroso, pois nos coloca em contato com ensinamentos do Pai, permitindo-nos refletir sobre seus pensamentos. Em outras palavras, a bíblia é um canal de comunicação entre Deus e os seus seguidores. Mas, assim como vários livros históricos, a bíblia, palavra de Deus, foi escrita no tempo e no espaço. O que isso significa?

Significa dizer que a mensagem que ela transmite têm como pano de fundo um contexto histórico, espacial, temporal e simbólico. Você leva isso em consideração ao ler esse livro sagrado?

A seguir, a gente vai te ajudar a melhorar a sua compreensão do estudo bíblico através do contexto da bíblia.

A Bíblia no contexto espaço-temporal

Entenda por contexto espacial os diversos locais relatados na bíblia, em seus diversos livros e versículos. Tudo bem? Mas e então, como melhorar a nossa compreensão da bíblia a partir do espaço-tempo? Muitas pessoas quando vão ler a bíblia tomam determinadas mensagens como regras absolutas (para hoje). Com isso, deixam de perceber que tais regras se referiam, na verdade, ao seu contexto espacial e temporal. Ao fazer isso, a pessoa deixa de ter uma compreensão melhor e mais acertada.

É importante que a leitura seja feita levando em consideração padrões éticos e valores do tempo dos quais se relatam. Dessa maneira, a mensagem fará mais sentido e você poderá ter uma leitura mais alinhada. Veja que a mensagem não está isolada, ela faz parte de um todo cheio de sentido. Isso significa que ela tem lugar na história da qual se fala.

A bíblia como livro simbólico

A bíblia é também um livro simbólico. Portanto, ao lê-la, você precisa considerar esse elemento.

Veja um caso bíblico: Deus pediu ao povo de Israel que não consumisse carne de porco. Trata-se de um pedido simbólico, fazendo referência dicotômica ao que é sujo e limpo. O porco, como sabemos, é um animal sujo. Portanto, quando Deus pediu para o povo de Israel não consumir o porco, ele quis dizer que não se deve misturar o profano (sujo) e o sagrado.

Outro exemplo é quando a bíblia se refere à mulher, afirmando que essa foi criada a partir da costela de Adão. A mensagem é que ela foi concebida para ser a parceira do homem. O que acontece, entretanto, é que essa passagem é entendida, ainda hoje, como se a mulher fosse subordinada ao homem. É preciso entender o contexto bíblico para não incorrer nesse tipo de interpretação, prejudicando assim a sua compreensão da bíblia.

Inclusive, a própria bíblia cuida de rechaçar esse entendimento. Deus dotou o homem e a mulher das mesmas capacidades intelectuais. Veja que, por exemplo, Débora, Miriã e Ester foram mulheres da bíblia famosas e ocuparam cargos de liderança. A primeira foi juíza e ajudou a liderar o exército de Israel; a segunda, profetisa e líder do louvor; e a terceira, rainha da Pérsia.

E então, conseguiu perceber que a bíblia precisa ser lida levando em consideração uma série de elementos? São dispositivos que devem acompanhar a sua leitura para uma melhor compreensão da bíblia.

Você gostaria de receber mais mensagens sobre este e outros conteúdos? Sim? Então cadastre-se abaixo em nosso site e receba doses de sabedoria diretamente em seu e-mail. Não perca as palavras de bênçãos para a sua vida!

VOCÊ QUE APRENDER A LER E ENTENDER A BÍBLIA?

Descubra esse metodo que vem mudando vidas: “Como Ler e Entender a Bíblia”. Comece já a ter uma compreensão maior da bíblia. Clique aqui e veja.

COMENTE ABAIXO O QUE ACHOU DESSE ARTIGO

Missionário Fael Mendes

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus

1 Resultado

  1. Achei muito bom e quero está recebendo mais conteúdo assim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.