História do Profeta Ezequiel

Conheça a história do profeta Ezequiel. Um dos maiores profetas da bíblia. Foi ele quem fez reviver milhares de ossos secos, no vale dos ossos secos.

profeta ezequiel e o vale de ossos secos - História do Profeta Ezequiel
História do Profeta Ezequiel

História do Profeta Ezequiel um dos maiores profetas da bíblia

Ezequiel, cujo nome significa “Javé fortalece”, é considerado um dos maiores profetas bíblicos do Antigo Testamento. Tinha a missão de levar a mensagem de um Deus que fortalece, mesmo quando a nação estava em exílio e se opunha totalmente à sua glória.

Conheça um pouco mais sobre a história do profeta Ezequiel neste post e seja edificado com esse incrível exemplo de submissão à força e à glória de Deus!

Quem era Ezequiel

Ezequiel era filho de Buzi. Nasceu por volta de 622 a.C. em Jerusalém, durante o reinado de Josias, época em que o império assírio estava se desmanchando por conta do tamanho do poder da Babilônia.

O profeta Ezequiel foi levado ao exílio babilônico juntamente a Joaquim, rei de Judá, a família real e outros cidadãos habilidosos e da elite no ano de 597 a.C., após o rei Nabucodonosor tomar toda a Jerusalém.

Durante esse tempo, a comunidade israelita desfrutou de certa liberdade na Babilônia, nutrindo a certeza de que o exílio seria breve e que logo estariam de volta a Jerusalém. Porém, Deus usou Ezequiel para mostrar que Israel estava distante d’Ele e que seu pecado era profundo através de uma dolorosa disciplina.

Ezequiel testemunhou por 22 anos aos israelitas exilados como era terrível a separação de Israel da glória de Deus.

As visões de Ezequiel

Na missão dada a Ezequiel, ele demonstrou como a glória de Deus é revelada na humilhação, na contrição, na destruição e no cativeiro de Jerusalém devido à sua natureza rebelde e idólatra.

Para isso, Ezequiel teve diversas visões a respeito da glória de Javé e sinais que aconteceram na sua própria vida, como a morte da sua esposa simbolizando a queda de Jerusalém.

Por meio da sua linguagem simbólica dada através das visões, Ezequiel testemunhou como Israel poderia arrepender-se e voltar-se para Deus:

  • Assumindo sua responsabilidade pelo fracasso da própria nação;
  • Entendendo que era necessário mudar inteiramente o seu coração, pois uma mera reforma não corrigiria todos os danos causados pelo seu pecado;
  • Convertendo-se totalmente a Deus e voltando sua fidelidade única e exclusiva a Ele.

Uma das visões mais conhecidas é a do Vale dos Ossos Secos, em que Ezequiel é levado a um vale cheio de ossos secos de pessoas que haviam morrido há muito tempo. Essa é uma metáfora para a morte espiritual que o povo de Israel estava sofrendo.

Contudo, Deus disse: “Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz”

Ezequiel 37:14

A instrução de Deus dada a Ezequiel é para que o povo aceitasse o coração novo e o espírito novo que Ele mesmo estava dando, a fim de que a nação viva novamente de modo livre e completo para a Sua glória.

A manifestação da glória divina viria quando Jerusalém fosse humilhada com o cativeiro, e depois restaurada pelo próprio Deus para que Sua glória obtivesse uma habitação definitiva: o seu povo, o povo de Israel.

Gostou da História do Profeta Ezequiel? Veja mais histórias de outros profetas:

História do Profeta Jeremias – Clique Aqui

História do Profeta Isaías – Clique Aqui

História do Profeta Daniel – Clique Aqui

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO E COMPARTILHE

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • A chamada ao ministério se da no ano quinto de cativeiro, uma chamada maravilhosa: põe te em pé e Eu falarei contigo.
    Uma profecia crucial é sobre os pastores infiéis de Israel. Conf. II Pedro 2
    No capito 28 uma descrição de como se originou o tentador, satanás a antiga serpente.
    E como já abordado o vale de ossos secos. Conf. Jesus disse: aquele que cre em mim ainda que esteja morto vivera.

  • Profeta que Deus revela a sua missão foi lhe dado contemplar a glória divina.
    O que se referem a restauração,que pela visão dos ossos,anuncia a renovação que Deus sabe operar nas almas.

Deixe seu comentário: