História do Profeta Ezequiel

Conheça a história do profeta Ezequiel. Um dos maiores profetas da bíblia. Foi ele quem fez reviver milhares de ossos secos, no vale dos ossos secos. Um dos maiores milagres da bíblia.

profeta ezequiel e o vale de ossos secos - História do Profeta Ezequiel

Profeta Ezequiel e o Vale de Ossos Secos

História do Profeta Ezequiel um dos maiores provetas da bíblia.

Ezequiel, cujo nome significa “Javé fortalece”, é considerado um dos maiores profetas bíblicos do Antigo Testamento. Tinha a missão de levar a mensagem de um Deus que fortalece, mesmo quando a nação estava em exílio e se opunha totalmente à sua glória.

Conheça um pouco mais sobre a história do profeta Ezequiel neste post e seja edificado com esse incrível exemplo de submissão à força e à glória de Deus!

Quem era Ezequiel

Ezequiel era filho de Buzi. Nasceu por volta de 622 a.C. em Jerusalém, durante o reinado de Josias, época em que o império assírio estava se desmanchando por conta do tamanho do poder da Babilônia.

O profeta Ezequiel foi levado ao exílio babilônico juntamente a Joaquim, rei de Judá, a família real e outros cidadãos habilidosos e da elite no ano de 597 a.C., após o rei Nabucodonosor tomar toda a Jerusalém.

Durante esse tempo, a comunidade israelita desfrutou de certa liberdade na Babilônia, nutrindo a certeza de que o exílio seria breve e que logo estariam de volta a Jerusalém. Porém, Deus usou Ezequiel para mostrar que Israel estava distante d’Ele e que seu pecado era profundo através de uma dolorosa disciplina.

Ezequiel testemunhou por 22 anos aos israelitas exilados como era terrível a separação de Israel da glória de Deus.

As visões de Ezequiel

Na missão dada a Ezequiel, ele demonstrou como a glória de Deus é revelada na humilhação, na contrição, na destruição e no cativeiro de Jerusalém devido à sua natureza rebelde e idólatra.

Para isso, Ezequiel teve diversas visões a respeito da glória de Javé e sinais que aconteceram na sua própria vida, como a morte da sua esposa simbolizando a queda de Jerusalém.

Por meio da sua linguagem simbólica dada através das visões, Ezequiel testemunhou como Israel poderia arrepender-se e voltar-se para Deus:

– Assumindo sua responsabilidade pelo fracasso da própria nação;
– Entendendo que era necessário mudar inteiramente o seu coração, pois uma mera reforma não corrigiria todos os danos causados pelo seu pecado;
– Convertendo-se totalmente a Deus e voltando sua fidelidade única e exclusiva a Ele.

Uma das visões mais conhecidas é a do Vale dos Ossos Secos, em que Ezequiel é levado a um vale cheio de ossos secos de pessoas que haviam morrido há muito tempo. Essa é uma metáfora para a morte espiritual que o povo de Israel estava sofrendo.

Contudo, Deus disse: “Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz” (Ezequiel 37:14)

A instrução de Deus dada a Ezequiel é para que o povo aceitasse o coração novo e o espírito novo que Ele mesmo estava dando, a fim de que a nação viva novamente de modo livre e completo para a Sua glória.

A manifestação da glória divina viria quando Jerusalém fosse humilhada com o cativeiro, e depois restaurada pelo próprio Deus para que Sua glória obtivesse uma habitação definitiva: o seu povo, o povo de Israel.

Ficou interessado e quer estudar mais sobre a Bíblia? Encontre mais conteúdos como este no Conhecimentos do Pai e conheça a teologia que muda vidas! Clique aqui e baixe grátis o e-book “A Teologia em Minha Vida” e descubra como a teologia pode mudar a sua vida.

Gostou da História do Profeta Ezequiel? Veja mais histórias de outros profetas:

História do Profeta Jeremias – Clique Aqui

História do Profeta Isaías – Clique Aqui

História do Profeta Daniel – Clique Aqui

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO E COMPARTILHE

Conheça Sua Bíblia Capa a Capa!  Acesso Vitalício! São vídeo-aulas de Gênesis a Apocalipse, com acesso para sempre e com mais de 50 aulas já liberadas para que o aluno possa acelerar seus estudos. Nosso material é exclusivo e vai cobrir praticamente capítulo por capítulo da Bíblia. Clique Aqui.

 

Missionário Fael Mendes

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus

1 Resultado

  1. Ademil disse:

    A chamada ao ministério se da no ano quinto de cativeiro, uma chamada maravilhosa: põe te em pé e Eu falarei contigo.
    Uma profecia crucial é sobre os pastores infiéis de Israel. Conf. II Pedro 2
    No capito 28 uma descrição de como se originou o tentador, satanás a antiga serpente.
    E como já abordado o vale de ossos secos. Conf. Jesus disse: aquele que cre em mim ainda que esteja morto vivera.

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.