História do Profeta Jeremias

História do Profeta Jeremias. Ele foi um profeta muito importante. Ele falou sobre o avanço da babilônia, que culminou com o exílio do povo judeu.

Jeremias - História do Profeta Jeremias
História do Profeta Jeremias

O Nascimento, a infância e chamado de Deus

Seu nascimento foi em Anatote, aproximadamente 650 anos antes de Cristo. Seu nome, de acordo com as formas de escrita no hebraico, pode significar “o Senhor edifica” ou “o Senhor lança”. Seu pai, Hilquias, também tem um nome importante. Ele significa “o Senhor é minha porção”, indicando que a família do profeta era fiel mesmo em tempos de dificuldade.

Durante a infância e a juventude de Jeremias, a época foi marcada por revoltas políticas e uma tentativa geral de abandonar a fé. Porém, ele teve contato com a religião e cresceu em uma casa temente e obediente a Deus, recebendo bastante conhecimento.

Jeremias foi chamado a ser o profeta de Deus, que o havia abençoado antes mesmo de nascer. A resposta foi humilde. Jeremias acreditava não estar apto para a tarefa, pois era muito jovem. Deus o encheu de confiança dizendo para que ele não temesse, pois sempre estaria do seu lado.

O Profeta

Como profeta, Jeremias disseminou a palavra de Deus durante 40 anos, desde sua chamada até após a queda de Jerusalém. Seu ministério o rendeu perseguições, zombarias e prisões, pois suas palavras iam de encontro à lei. Mesmo assim, ele peregrinava.

Em primeiro lugar, ele avisara o povo que o julgamento estava chegando e, por isso, era hora de se arrepender. Após o tempo se esgotar, avisou que chegou a hora do Juízo de Deus. Suas palavras evidentemente não foram bem recebidas, pois esse juízo incluiria perder a terra prometida.

O profeta avisou que a queda seria inevitável diante de Nabucodonosor e mostrou que a terra merecia essa punição, por conta da idolatria que ocorreu no período antes de seu nascimento. Mas as mensagens de Jeremias tinham um objetivo. O profeta pregava para lembrar aos fiéis porque estavam sendo punidos e que aqueles que se arrependessem seriam cobertos de bênçãos.

As lamentações

Contudo, apesar das boas mensagens e de estar fazendo o bem ao povo, as palavras de Jeremias tiveram seu peso, inclusive no próprio profeta. É atribuído a ele o Livro das Lamentações, que reflete em uma série de cantos e poesias à sua tristeza ao ver a terra de Jerusalém sendo castigada pelos babilônios.

Esse livro descreve perfeitamente o caminho da queda da terra prometida. O primeiro capítulo reflete os pecados cometidos pelo povo, que são o motivo do castigo. O segundo capítulo mostra a influência divina, esclarecendo o motivo do sofrimento. O terceiro mostra os inúmeros apelos feitos que povo, que ainda acreditava que uma reconciliação seria possível. O quarto é uma volta ao passado glorioso, que traz imensa tristeza em comparação ao sofrimento presente. No quinto, finalmente, o povo entende a mensagem e pede perdão.

A cada momento da sua jornada como profeta, Jeremias sofreu. Afinal, era sua casa que estava ruindo. Ele foi preso, humilhado e ferido. Em certo momento, ficou muito deprimido e quis até morrer. Mas, graças à força de Deus, perseverou e foi recompensado.

Leia também a histórias desse outro profeta:

Clique aqui e leia a História do Profeta Isaías

Clique aqui e leia a História do Profeta Ezequiel

Clique aqui e leia a História do Profeta Daniel

COMPARTILHE E COMENTE ABAIXO

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

10 Comentários:

  • Muito bonita a história de Jeremias apesar de tudo q passou ele n perdeu sua Fé e o Senhor Deus sempre esteve presente para não se sentir só

  • Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

  • Hoje o profeta não quer passar nem pela metade do que passou Jeremias, na primeira dificuldade já desiste de tudo.

  • Muito emocionante a história do profeta Jeremias, q sofre muito desde o início pregando que o dia chegaria, e em resumo o povo entende e pede perdão.

  • Muita interessante, já tinha visto mais foi bom relembrar.
    Obrigado amigo!

  • Muito edificante , a perseguição e grande mas a vitória é certa em Cristo

  • A pesar de Jeremias ter sofrido muito,por tudo que passou em suas jornada, mas não perdeu a fé em Deus.

  • A lição principal que eu vejo no Livro do Profeta Jeremias, é que o Senhor é o oleiro e o povo é o barro.
    Ele quebra o vaso e faz novamente quantas vezes quiser.
    O vaso tem que estar lapidado a seu molde, e não como se quer.

  • Muito bom ,esse ensinamento ,só nos faz querer buscar mais o conhecimento da palavra de Deus

  • Símbolo de justo sofredor, consiste na interpretação providencial da cadastrofe nacional que ele anunciou e viveu,Deus, implacável juiz.revela sofrimento e queixas .

Deixe seu comentário: