A Vaidade é Pecado? A Vaidade é de Deus? O que a Bíblia diz Sobre?

A vaidade é pecado? A vaidade vem de Deus? O que a bíblia fala sobre a vaidade? Descubra as respostas a essas perguntas. Poderá mudar seu modo de pensar.

a vaidade e pecado a vaidade e de deus 1024x471 - A Vaidade é Pecado? A Vaidade é de Deus? O que a Bíblia diz Sobre?
A vaidade é pecado? A vaidade vem de Deus? O que a bíblia fala sobre a vaidade?

A Vaidade é Pecado? A Vaidade é de Deus? O que a Bíblia diz Sobre?

Na mitologia grega clássica, uma das principais representações da beleza é a história de Narciso, filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. Narciso era um jovem de beleza inigualável e que, de acordo com a profecia do adivinho Tirésias, jamais poderia ver o seu reflexo ou morreria. Isso era algo especialmente complicado, afinal todos que cruzavam o caminho de Narciso se apaixonavam por ele.

A curiosidade no coração do jovem fez com que ele desafiasse a profecia e contemplasse a sua imagem em um rio cristalino – Narciso jamais havia visto um reflexo e se apaixonou no mesmo instante! Incapaz de alcançar a figura de sua admiração, se deitou no leito do rio e morreu, desaparecendo em sua própria vaidade.

O conto de Narciso era reflexo de um conceito mais profundo que os antigos gregos queriam ensinar: a vaidade é inútil, e pode ser perigosa.

A bíblia extrapola esse conceito com grande eloquência, e prega que vaidade significa satisfazer os desejos do coração, sejam quais forem, e o homem que gasta tempo e esforços consigo mesmo está perdendo a sua vida.

 

O que a bíblia fala sobre a vaidade?

 

Salomão, descrito na bíblia como o homem mais sábio que existiu, e possivelmente o mais rico e poderoso, definiu a vaidade da seguinte forma:

“Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol” (Eclesiastes 2:11).

Muitas pessoas entendem o conceito de vaidade do jeito errado. Acreditam que ostentar roupas, sapatos, joias ou cortes de cabelo da moda sejam o ápice da vaidade. Essas coisas podem ser um reflexo de um coração egocêntrico, mas não a vaidade em si. Não é isso que nos separa de Deus. A vaidade é o egoísmo de nos colocar no altar do nosso coração, acima de Deus e dos nossos semelhantes.

A palavra ostentação está em voga na nossa sociedade. Ostentar riqueza, beleza e dons extraordinários é o que define a importância de alguém neste mundo. Não basta apenas ter, é preciso que todos vejam. Dizem que as aparências enganam, mas elas também podem dizer muito sobre as prioridades de uma pessoa.

Isso não significa que devemos ser desleixados com a nossa aparência. Para refletirmos o caráter de Cristo precisamos ser a melhor versão de nós mesmos. Precisamos cuidar do nosso corpo, que, segundo o apóstolo Paulo, “é o santuário do espírito santo” (1 Coríntios 6:19, primeira parte), e, da mesma forma, buscar uma aparência coerente com a nossa fé. Afinal, nós somos o mais próximo de Cristo que muitas pessoas vão chegar.

Precisamos emprestar um pouco da humildade de Jesus para vencer a vaidade no nosso coração. O egoísmo quebra a nossa ligação com Deus, e transforma o pecado em algo comum, aceitável e até mesmo desejável. Livrar-se da vaidade deve ser uma prioridade na nossa vida cristã, pois só assim poderemos estar à disposição de Cristo para cumprir a sua obra e alcançarmos as bênçãos que ele reservou para nós.

DEIXE ABAIXO O SEU COMENTÁRIO E COMPARTILHE ESSA MENSAGEM

Baixe Grátis o E-book “A Teologia em Minha Vida” e descubra como a teologia pode transformar a tua vida por completo


 

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • levar a vida com mais simplicidade sem deixar claro as coisas q sao necessarias.

  • Eu creio q Deus agirá na minha vida, especialmente na saúde, relacionamento, e situação financeira??

Deixe seu comentário: