Quem São os Católicos? – Estudo das Religiões – Católicos

Se aprofunde nesse Estudo Teológico das Religiões e saiba como surgiu e como é a fé da Igreja Católica.

quem sao os catolicos estudo das religioes - Quem São os Católicos? - Estudo das Religiões - Católicos
Quem São os Católicos? – Estudo das Religiões – Católicos

Se for coerente com sua fé todo católico pode ser considerado cristão. No entanto, nem todo cristão é católico. Confuso, não? Mas na verdade a explicação é simples. Todos sabem que alguns seguidores de Cristo, portanto cristãos, não pertencem à Igreja Católica. Dessa forma, eles são reconhecidos como cristãos, porém não como católicos, como no caso dos protestantes.

Nesse contexto, pode-se afirmar que ser cristão é seguir a Jesus Cristo tendo-o como Senhor, seguindo seu estilo evangélico e aceitar viver sob a influência do Espírito Santo. Para os católicos, a pessoa começa a ser cristã a partir do dia do seu batismo perante a Igreja. É a partir daí que o fiel se torna filho de Deus, sendo o batismo o sacramento que nos torna irmãos de Cristo.

A história da Igreja Católica se funde com a história da humanidade, já que ela possui mais de dois mil anos de tradição. O termo “católico” é oriundo da palavra grega “katholikos”, que quer dizer global/universal, por isso entende-se que os católicos são cristãos em sua totalidade. A missão da Igreja Católica é comunicar e disseminar os ensinamentos de Cristo, assim como estar atento à unidade dos fiéis e procurar garantir que a humanidade siga o caminho espiritual de Deus.

O papa, considerado sucessor do apóstolo Pedro, é a autoridade suprema. Desde 13 de março de 2013, a instituição é liderada pelo argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. Ele sucedeu Bento XVI que surpreendeu a todos ao renunciar ao cargo de forma inédita no mesmo ano. A tradição manda que o papado tenha a duração da vida do papa, ou seja, via de regra a posição de Sumo Pontífice é vitalícia, só termina com a morte do eleito. Conhecido com Bispo de Roma, o Papa é o chefe da Igreja Católica e cabe a ele a atribuição de infalibilidade. Após a morte do Papa, é o Camerlengo quem assume o cargo interinamente até que o colégio de cardeais faça nova eleição.

Existem quatro características, confirmadas nos concílios de Niceia e Constantinopla, que resumem os aspectos fundamentais da Igreja: unidade, santidade, universalidade e fundamento ou base apostólica (nos discípulos que viram e tocaram Cristo). De acordo com esse entendimento, a Igreja é una, santa, católica (no sentido de universal) e apostólica. É uma religião monoteísta, ou seja, professa sua fé em um Deus único, ainda que um de seus dogmas mais importantes seja a Santíssima Trindade, segundo a qual Deus é, ao mesmo tempo, uno e trino (Pai, Filho e Espírito Santo), construindo uma comunhão perfeita.

Os Dez Mandamentos são a base e o mínimo fundamental da lei de Deus, conforme o catolicismo. São eles: amar a Deus sobre todas as coisas, não invocar o Santo Nome de Deus em vão, guardar domingos e festas de guarda, honrar pai e mãe, não matar, guardar castidade nas palavras e nas obras, não roubar, não levantar falsos testemunhos, guardar castidade nos pensamentos e nos desejos e não cobiçar as coisas alheias.

O Brasil é o país do mundo com maior número de católicos batizados, totalizando 172,2 milhões de fiéis. Esse número representa 26,4% do total de católicos na América.

Clique aqui e leia também o Estudos das Religiões – OS MÓRMONS

Curso de Teologia 100% On-line e sem mensalidades. Comece já.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: