Quem é o Espírito Santo?

Quem é o Espírito Santo? O que Ele pode fazer na nossa vida? Como ter o Espírito Santo em nossa vida? Saiba as respostas à todas essas perguntas

que e o espirito sando - Quem é o Espírito Santo?
Quem é o Espírito Santo?

O Espirito Santo é a terceira pessoa ou face da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), que junta é o Deus onipotente, segundo o cristianismo. A interpretação e entendimento da Santíssima Trindade variam entre algumas religiões cristãs: enquanto algumas acreditam que o Espírito Santo venha do Pai (como a Igreja Ortodoxa), outras compreendem que ele procede do Pai e do Filho (como a Igreja Católica).

Apesar dessa divergência, todas as doutrinas cristãs entendem que o Espírito Santo é uma manifestação de Deus, uma face de Deus que chega até os homens para confortar, mostrar a verdade divina e inspirar. É Ele quem toca o coração dos homens, aproximando-os de Deus e revelando a salvação.

O Espírito Santo na bíblia

Se você buscar na bíblia quem é o Espírito Santo, verá que ele aparece várias vezes nas escrituras. A primeira vez que é citado é no Antigo Testamento, em Gênesis 1: 1-2, que fala que na Terra, então vazia e sem forma, “o espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. Segundo a bíblia, foi o Espírito Santo quem deu vida ao primeiro homem (como um sopro divino).

Ainda no Antigo Testamento, coube ao Espírito Santo orientar e inspirar os profetas para falarem de acordo com a vontade de Deus. Davi, por exemplo, disse que o “Espírito do Senhor” falava através dele.

Em João 14-16, já no Novo Testamento, Jesus disse aos apóstolos, na noite que precedeu sua crucificação, que iria retornar ao céu e que então pediria ao Pai para enviar o Espírito Santo para guia-los. Paulo disse em 1 Coríntios 2:13 que suas palavras eram “ensinadas pelo Espírito”, confirmando que o Espírito Santo falava através dos apóstolos para nos trazer a verdade.

Analisando inúmeras passagens bíblicas podemos entender que o Espírito Santo revelou ao homem a vontade de Deus. Não apenas o Espírito Santo guiou os apóstolos para pregar a verdade de Deus como também executou a confirmação de suas palavras através dos milagres.

Mas então quem é o Espírito Santo?

Representado de diversas formas ao longo dos tempos, como uma pomba, uma luz divina entre as nuvens e uma língua de fogo, o Espírito Santo é a manifestação da Trindade mais difícil de compreender para a maioria das pessoas. Enquanto Jesus é uma pessoa de fato, que veio trazer a palavra do Pai em forma humana, a terceira face não é representada como uma pessoa. Então como entender quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo não precisa de forma humana, Ele é o Dom de Deus e vem até nós para nos consolar, de forma visível ou invisível. Ele nos inspira na interpretação da palavra de Deus, habita os fiéis e permite que eles levem uma vida correta seguindo os ensinamentos divinos e condena os pecados, nos permitindo a redenção.

O Espírito Santo ainda leva aos cristãos os seus dons, como mansidão, bondade, fidelidade, caridade e paz, características que nos ajudam a viver uma vida sem pecados e construída na verdade de Deus.

Veja mensagens abençoadas para você:

Se gostou dessa mensagem compartilhe com seus amigos nas redes sociais, e nos siga nas redes sociais para receber mais mensagens abençoadas. Também deixe seu precioso comentário logo abaixo dessa mensagem.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: