Quem É e Quem Foi Jesus?

que e%25CC%2581 e quem foi jesus - Quem É e Quem Foi Jesus?
Quem É e Quem Foi Jesus?

Quem é e quem foi Jesus? Conheça o Jesus histórico e o Jesus bíblico, veja como o nosso Senhor Jesus transformou toda a humanidade.

Jesus é a maior personalidade de todos os tempos. Ele dividiu a história da humanidade em duas partes e transformou a vida de bilhões de pessoas. Não é à toa que, mesmo depois de mais de 2 mil anos, ele ainda inspira debates em todo o mundo, pesquisas, estudos, escavações, análises e buscas constantes para responder a pergunta “quem é Jesus?”.

A busca por provas do Jesus histórico ajuda a comprovar a existência do Jesus da bíblia. Mas para entender quem é Jesus, precisamos compreender desde o início de sua existência até a forma como ele é visto atualmente.

O Jesus histórico versus o Jesus da bíblia

As escrituras sagradas nos apresentam Jesus como Filho de Deus, criado e enviado por Ele para lavar os pecados do mundo, permitindo que possamos ir para o reino dos céus através do arrependimento sincero e de uma vida correta. Ele ressuscitou e ascendeu ao céu, mas regressará.

A bíblia mostra que em sua passagem pela Terra ele pregou o amor, a bondade e o perdão, arrebatando inúmeros fiéis que passaram a segui-lo. Ele trouxe a palavra do Pai e a pregava, esclarecendo aqueles que eram humildes e ouviam. Ficou conhecido pelos milagres que operava e por morrer crucificado mesmo não sendo merecedor, apenas para expiar os pecados do mundo.


O Jesus histórico é uma tentativa de reconstruir a figura do Cristo de forma acadêmica, usando o evangelho como principal fonte biográfica, mas buscando fontes externas para corroborar o Jesus da bíblia. São levados em conta outros registros históricos, descobertas arqueológicas e estudos historiográficos e sociológicos para entender qual era o contexto social, religioso e histórico em que Jesus viveu.

A partir dessa compreensão mais ampla e de outras provas, como relatos de fontes diferentes, é construída a imagem do Jesus histórico. Os acadêmicos concordam que Jesus existiu, nasceu em uma família pobre, ganhou notoriedade por suas pregações e morreu crucificado por Pôncio Pilatos. Entretanto, há uma racionalização do ponto de vista histórico que questiona a confiabilidade das informações dos evangelhos por terem sido escritos por homens de fé.

Quem é Jesus hoje?

Se a teologia interpreta Jesus em relação à tradição cristã e o historiador busca entendê-lo em relação aos seus contemporâneos e de forma racional, quem é Jesus? Como o vemos hoje?

Jesus é o Filho de Deus e nada muda esse fato. Embora a vertente histórica seja povoada por ceticismo, mesmo assim não se pode ignorar a existência de Jesus e contestar os relatos de fé presentes na bíblia. Dessa forma, podemos usar as descobertas históricas como ferramenta para reafirmar aos céticos a vida de Jesus entre nós.

Hoje, Jesus é o grande modelo seguido pela humanidade, com cristãos espalhados por todo o mundo em diversas religiões. Apesar de algumas divergências religiosas, Jesus une a maior parte do globo sob sua fé, seguindo as palavras de seu Pai. Mesmo aqueles que tentam questionar o cristianismo concordam com a existência de Jesus e não podem negar a magnitude que os seus ensinamentos tomaram.

DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO
Jesus Te Ama Muito
Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: