Quem é Deus?

Quem é Deus? Como Deus surgiu? Saiba tudo sobre o Senhor que criou os céus e a terra. Saiba sobre o deus histórico e o Deus bíblico.

capa mensagem quem e 25CC 2581 deus - Quem é Deus?
Quem é Deus?

Quem é Deus? Você já se fez essa pergunta? Com certeza muitos de nós já passaram horas estudando e refletindo para tentar descobrir a resposta correta para essa questão tão profunda e relevante.

Todas as culturas em algum momento já fizeram essa pergunta e tentaram respondê-la ao seu modo. Entretanto, a forma como a humanidade entende Deus mudou ao longo dos séculos e milênios, acompanhando a evolução humana e o desenvolvimento da nossa capacidade de desvendar alguns mistérios divinos, por isso há muitas diferenças entre o Deus histórico e o Deus da bíblia.

Antes, o homem tinha uma visão muito primitiva e equivocada de Deus, conceituando-o como uma coisa. Hoje, essa visão mudou completamente e, embora não saibamos todos os seus mistérios, a teologia permite entender de forma mais objetiva e verdadeira quem é Deus.

Na Antiguidade

O Deus histórico já tomou muitas formas e nomes. Os povos antigos cultuavam divindades distintas, as quais chamavam de deuses, e não um Deus único. Eles viam Deus se manifestar em tudo, dissolvido na natureza. Ele era a água correndo num rio, a grama, os pássaros, o homem, tudo que existia.

Isso originou a ideia de deuses específicos para cada coisa (da fertilidade, da sabedoria, do amor, da morte). Havia a ideia do divino, mas não o conceito de Deus que temos hoje, o divino era fragmentado para atender necessidades específicas.

Depois, os gregos colocaram Deus sob o domínio da razão. O chamado deísmo usa a razão para argumentar a existência d’Ele, determinando que o mundo foi originado por Deus, que também definiu as leis da natureza.

Embora os gregos tenham mostrado que a divindade suprema deveria estar relacionada ao bem, à beleza e ao próprio homem, sua visão isolava Deus do homem e colocava a inteligência humana através das leis da natureza e da ciência, como única forma de compreender Deus.

Dessa forma, o homem tentou durante séculos definir “o que é Deus?”, colocando-o no mundo das coisas, conceituando o Senhor como algo que pode ser completamente desvendado por nossos olhos ou racionalidade.

A revelação de Deus

Posteriormente, temos a revelação de quem é Deus através do judaico-cristianismo. As escrituras representam Deus como onipotente e onisciente, o criador de tudo aquilo que existe e também a origem de toda força natural. Essa existência divina é anterior à existência do mundo, sendo que o mundo é completamente dependente de Deus.

O Deus da bíblia está fora do universo, é um ser celeste e perfeito, distante e acima do mundo e da humanidade. Porém, esse Deus atua com liberdade e amor, nos dando o livre-arbítrio (sendo seu uso equivocado a origem do mal) e tentando nos salvar apesar das nossas atitudes equivocadas.

Deus, Ser Supremo e Criador do universo, vai em busca do homem como um amigo que perdoa nossas faltas. Ele está constantemente ativo, intervindo no mundo quando necessário. A revelação da verdade por parte das escrituras nos responde quem é Deus, permitindo que entendamos sua grandeza, sua infinita bondade e amor.

Veja mais abençoadas mensagens:

Inscreva-se no nosso canal do YouTube Conhecimentos do Pai e veja vídeos edificantes na tua vida, Deus vai falar contigo.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • EXISTE UM SÓ DEUS .

    Existe um só Deus que é O Pai, O Filho e O Espírito Santo ( Deuteronómio 6:4;Mateus 28:19; João 1 :1;10:30; Atos 5:3-4) e seu nome é Javé (Hebraico : Yahweh) .Devemos amar a Deus com todo o coração (Mateus 22:37) e Devemos Adorar só o Deus único (Lucas 4:8). Porque Deus criou o universo e é o Supremo Senhor e Rei ( Génesis e 2;Mateus 11:25;Apocalipse 15:3-4) .

    Javé é o Deus Vivo e Eterno,O Todo-Poderoso que esta no céu (Jeremias 10:10;Génesis 21:33; 1:8; Mateus 6:9).Deus é Bom (Salmo 118:1) e Javé Deus é Santo(Isaías 6:3).Deus nos amou que enviou seu Filho Jesus para nós Salvar(João 3:16).

    Eu como Cristão creio no Deus Uno e Trino Javé.sou um Servo de Deus.adoro só a Deus e amo a Deus .

Deixe seu comentário: