O que é a Teologia? Como Surgiu a Teologia?

O que é a Teologia? O que estuda? Como surgiu? Saiba tudo sobre a Teologia e aumente seus conhecimento na Palavra de Deus

o que e teologia como surgiu a teologia o que ensina a teologia - O que é a Teologia? Como Surgiu a Teologia?
O que é a Teologia? Como Surgiu a Teologia?

Todo mundo já ouviu falar na palavra teologia alguma vez, não é mesmo? Por mais importante e conhecido que seja esse campo de conhecimento, a maioria das pessoas não sabe ao certo uma definição sobre o que é a teologia e qual o seu objeto de estudo.

A teologia caracteriza-se por ser um estudo sistemático a respeito da divindade, incluindo seus atributos, essência e existência. Podemos dizer que ela estuda as religiões e suas influências na sociedade. Por estudar os sistemas das crenças religiosas, podemos encontrar diversas teologias como cristã, judaica, umbandista e islâmica. Ou seja, de forma simplificada, a teologia é o estudo da existência de Deus, abordando a divindade e temas relacionados a ela, além das relações que tem com a humanidade em diferentes grupos sociais e culturas.

O curso de teologia estuda as religiões considerando um contexto histórico, e se dá através da pesquisa, análise e interpretação de textos sagrados, de tradições e fenômenos religiosos, da ética, moral, dogmas e doutrinas. Essas informações podem ser associadas a outras ciências sociais e humanas como sociologia, história, psicologia e antropologia.

Como surgiu

O termo teologia tem origem nas palavras gregas “theos” cujo significado é “Deus”, e “logos” que é “estudo”, designando assim uma ciência que estuda Deus e tudo o que a Ele está relacionado, considerando os textos sagrados.

Esse termo surgiu com os pré-socráticos na Grécia Antiga, tendo sido adotado primeiramente por Platão em sua obra “A República”, com o objetivo de fazer referência ao uso da razão para compreender a natureza divina ao invés da compreensão literária. Depois, Aristóteles usou o termo com dois significados distintos: para se referir ao pensamento mitológico que existiu antes do surgimento da filosofia, e também para tratar do ramo fundamental da filosofia.

No cristianismo a adoção da teologia como conhecimento/estudo sobre Deus se estabeleceu com Santo Agostinho entre os séculos IV e V, que criou o conceito da teologia sistemática.

O que faz um teólogo?

Embora a maioria dos estudantes de teologia tenha como objetivo o sacerdócio, o teólogo pode atuar de diversas formas na sociedade. Ele pode lecionar as disciplinas de ética e religião para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio; como também pode seguir na área de pesquisas, tratando da relação entre fenômenos religiosos e atividades humanas; trabalhar em editoras do segmento religioso; prestar consultoria para organizações públicas ou privadas e indivíduos que usem a religião em seu trabalho.

O teólogo também pode trabalhar em ONGs, orientando e auxiliando grupos religiosos ou instituições que desenvolvem trabalhos religiosos. O curso de teologia oferece ainda uma ampla base para a discussão e defesa da fé através de palestras, debates, programas de rádio e TV e outros meios e eventos.

Agora que você entendeu melhor o que é a teologia, o que ela estuda e como aplicar seus ensinamentos em sua vida e ações do cotidiano, que tal fazer um curso de teologia para se aprofundar ainda mais nessa área tão rica? Esse estudo tem tudo para expandir sua mente e sua fé!

Já pensou em fazer um curso de Teologia? Então chegou a sua hora!

Olá abençoado(a), se você chegou até aqui é porque algo ainda maior Deus tem pra tua vida! Sou o Missionário Fael Mendes e trago uma recomendação maravilhosa para o teu crescimentos espiritual. Você já pensou em fazer um curso de Teologia 100% à distância e sem mensalidades? Chegou a orar de você aprofundar seus conhecimentos. Clique aqui e conheça o curso de formação em Teologia.

Leia mais…

Nos ajude nessa evangelização apenas compartilhando essa mensagem em suas redes sociais.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

3 Comentários:

  • Significado de Teologia é Deus. Obrigado. Eu preciso aprender falar não para as pessoas. Tudo que as pessoas me oferece, eu falo sim. Que Deus te abençoe muito. Amém!

  • Muito bom o conhecer de Deus.

  • Gostaria tanto

Deixe seu comentário: