Você é Imagem e Semelhança de Deus

Deus, em sua infinita sabedoria, nos criou à sua imagem e semelhança. Por isso temos em nós as suas maiores qualidades. Leia nosso texto e veja como fazer para lembrar disso todos os dias.

voce e imagem e semelhanca de deus - Você é Imagem e Semelhança de Deus
Você é Imagem e Semelhança de Deus

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” Gênesis 1:26 – Você tem grande valor, você é raridade, você é precioso(a). 

Deus quando criou Adão caprichou, pois o fez muito especial, o criou como imagem e semelhança d’Ele mesmo. Isso mostra o quão somos preciosos aos olhos de Deus, pois somos muito parecidos com Ele. Por isso se alguém vier te humilhar, não baixe a cabeça, pois Deus te criou e você tem muito valor. Ninguém é maior ou melhor que ninguém, cada pessoa é importante nesse mundo, pois é uma criatura de Deus, pois é imagem e semelhança de Deus.

Olhe-se no espelho e saiba que você foi criado como o Pai e grandes coisas Ele tem na tua vida, entrega tua vida ao Senhor e deixa que Ele traga grandes bênçãos. Assim diz a Palavra de Deus:

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”

Gênesis 1:26-28 

Por que Deus te fez a Sua imagem e semelhança?

À primeira vista é difícil entender como somos a imagem e semelhança de Deus se somos todos diferentes uns dos outros. Mas aí está a beleza desse movimento. Cada um de nós, em nossas particularidades, reflete um pouco da magnitude de Deus. 

Tendemos a pensar que imagem e semelhança têm a ver apenas com aspectos físicos, como a cor do cabelo ou à altura, no entanto vai muito além. Deus é amor, sentimento, racionalidade, noção de justiça e muito mais. E são essas qualidades que Deus colocou em nós. 

Mas por qual motivo? Na nossa criação, Deus foi tão sábio que nos deu o melhor de si para que pudéssemos dar nossos primeiros passos mais firmes, em direção ao seu propósito, para começar “com o pé direito”, como diz o famoso ditado. 

Além disso, Deus, durante a nossa criação, nos diferenciou dos demais seres principalmente pelos aspectos do espírito para produzir nesta terra e avançar em seus planos. Somos todos filhos Dele… Em nosso dia a dia, sabemos que filhos sempre carregam um pouco de seus pais, não é verdade? 

Por sermos a sua imagem e semelhança, Deus nos fez especiais e com direitos e deveres sobre as outras criaturas. Não nos esqueçamos do que está dito na Bíblia: 

“Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais ­que se movem rente ao chão. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”

Gênesis 1:26,27. 

Podemos entender, portanto, que Deus em sua infinita bondade e sabedoria, nos criou com todo o potencial de irmos além. Para que pudéssemos nos inspirar, Deus nos mandou Jesus entre os homens. 

Em Colossenses 1, a partir do versículo 15, entendemos que “Ele (Jesus) é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele”. 

Assim como Jesus veio a terra e mostrou que foi capaz de fazer grandes coisas, mesmo com tantas adversidades, você também tem essa mesma capacidade, você pode transpor montanhas, pois você tem um Pai que te ama tanto. Então não desanime e nem pense que você é menos que ninguém, porque você é imagem e semelhança de Deus.

Porque o inimigo não suporta quando nos entendemos verdadeiramente como a imagem e semelhança de Deus?

Deus quando te criou Ele preparou grandes planos na tua vida, sei que o inimigo muitas vezes consegue nos afastar dos caminhos de Deus, pois o inimigo tem raiva de nós, porque nós somos parecidos (as) com o Pai, nós somos muito preciosos. 

Então o foco do inimigo é te destruir e fazer com que você perca a salvação, mas lembre-se que você é a semelhança de Deus. Ele colocou em você suas maiores qualidades, então você é capaz de vencer todo o mal.

Quando passamos a entender verdadeiramente que somos a imagem e semelhança de Deus, entendemos também que temos muitas obrigações para fazer jus a esta semelhança. Mas além de nossos deveres, conseguimos ser mais fortes, pois sabemos que Deus está conosco em todos os momentos de nossas vidas. 

Quando nos distanciamos desse pensamento, o inimigo, que está constantemente nos observando e esperando uma oportunidade de nos fazer cair, percebe nossa fraqueza. Muitas vezes pensamos que não somos dignos de parecermos com o Pai Celestial, no entanto, ele nos criou sua imagem e semelhança justamente para lembrarmos todos os dias que somos capazes, que somos fortes e que ele nos ama e nos apoia.

Quando sentir que não merece a bênção de Deus em sua vida, quando esquecer que você é a imagem e semelhança dele na Terra, lembre-se do que ele nos diz em Isaías, 41, a partir do versículo 10: 

“Não temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que envergonhados e humilhados serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo perecerão. Buscá-los-ás, porém não os acharás; porém os que pelejarem contigo tornar-se-ão em nada, e em coisa de nenhum valor, os que guerrearem contigo. Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, eu te ajudo”. 

O que podemos fazer para lembrar todos os dias que somos a imagem e semelhança de Deus?

Às vezes poderá parecer muito difícil lembrar que fomos criados como a imagem e semelhança de Deus, mas a Bíblia é um poderoso instrumento para que possamos lembrar de Deus todos os dias de nossa vida, buscando sempre fazer jus a esse privilégio de sermos seus filhos. 

Em Colossenses 3, a partir do 15º versículo, temos um direcionamento claro do que podemos fazer. 

“E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus”. 

Você pode entender mais sobre o que significa ser a imagem e semelhança de Deus através de um lindo texto do nosso blog

Então, não esqueça nunca de que você foi criado com todo o amor de Deus. Mesmo nas adversidades, lembre-se de que ele te deu todos os instrumentos para que você possa sair de qualquer ameaça ou desafio, afinal, você é a imagem e semelhança dele. Depois dessa leitura, deixe seu comentário abaixo e compartilhe essa mensagem com seus amigos ou familiares que precisam lembrar que também são a imagem e semelhança de Deus. 

Aproveite e nos siga em nossas redes sociais, Facebook e Instagram. Assim você terá mensagens de fé, ânimo e esperança todos os dias mais perto de você. Obrigada por estar conosco nesse caminho e, novamente, não esqueça que você é muito importante para Deus.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: