Histórias Bíblicas – Jesus e A Mulher Samaritana

A história da mulher samaritana é uma das passagens mais belas e emocionantes da bíblia. Nessa passagem é onde conhecemos o tão grande amor de Jesus por nós.

jesus e a mulher samaritana - Histórias Bíblicas - Jesus e A Mulher Samaritana
Histórias Bíblicas – Jesus e A Mulher Samaritana

A história da mulher samaritana encontrasse no capitulo 4 do livro do discípulo João, em que é uma das histórias mais bela e também de onde vem um dos versículos mais belos já conhecidos no mundo dos cristãos, o versículos é em João 4:13,14 – “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

A história fala no momento em que o Senhor Jesus transitava da Judeia à Galiléia e no caminho passaria por Samaria, um lugar em havia uma rivalidade entre os judeus e os samaritanos, então aí mostra que Jesus não veio ao mundo para selecionar pessoas de religiões ou lugares específicos, mas sim buscar pessoas que queiram servi-Lo e adora-Lo em espírito e em verdade assim como diz em João 4:23,24 – “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

Então nessa transição no momento em que Jesus passava por Samaria, Ele decide parar em frente ao poço de Jacó, ali onde muitas samaritanas vinham buscar água, enquanto Jesus descansava na beira do poço ao meio-dia de uma sexta-feira os seus discípulos foram a cidade comprar comida, foi então que uma mulher samaritana vinha ao poço pegar água.

Uma curiosidade interessante é que nessa época as mulheres não costumavam buscar água em poços ao meio dia por causa do sol escaldante, mas por uma “conhecidência” ela foi, e teve “a grande sorte” de se encontrar com o Messias, que era tão esperado pelos samaritanos.

Quando ela chegou ao poço Jesus pede água a essa mulher, ela estranhou pois um judeu(Jesus) pediu água a uma samaritana, pois existia essa rivalidade entre os judeus e os samaritanos. Então Jesus afirma em João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água viva”. Mostrando que se ela imaginasse com quem estava falando pediria uma “água”, tal água que em nós se multiplicaria, essa água que salta para a vida eterna.

Então ela curiosa quiz saber mais sobre essa “água” e viu que tudo que o Senhor falara era algo muito mais além, era a única água que realmente mataria a sua sede, então ela diz em João 4:15 – “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”.

Jesus sabia da vida da mulher samaritana, sabia que ela já tinha se casado com 5 maridos e estava com mais um homem que nem marido dela era. Essa mulher samaritana era rejeitada pelas outras mulheres, pois ela era considerada como pecadora, imoral e imunda.

Mas mesmo o Senhor Jesus sabendo de todas as falhas dessa mulher, não virou as costas para ela, ofereceu o perdão e uma “água” em que ela nunca mais teria sede. E é isso que Jesus quer fazer na vida de todos nós pecadores, nos purificar com uma água que jorra diretamente do trono de Deus, tal água que transforma e purifica. Você quer também dessa água?

Complete seu estudo sobre essa história tão linda com um vídeo abençoado do missionário Fael Mendes, em que ele fala sobre “O Perdão dos Pecados” e cita a história da mulher samaritana.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: