Como Ler e Entender a Bíblia? Aprenda Como e Mude Sua Vida

Descubra a importância de ler a palavra do Senhor e saiba como ler e entender a bíblia, siga as dicas que temos para te dar e mude a tua vida no poder da palavra de Deus

como ler e entender a bi%CC%81blia - Como Ler e Entender a Bíblia? Aprenda Como e Mude Sua Vida
Como ler e Entender a Bíblia? Aprenda Como e Mude Sua Vida

Ler a Palavra de Deus é de extrema importância para nosso crescimento espiritual, nessa mensagem queremos te passar dicas importantíssimas de como ler e entender a bíblia de forma eficaz e até mesmo decorar versículos.

Queremos inicialmente que você veja o vídeo de nosso canal Conhecimentos do Paia, falando sobre “A Importância de Ler a Bíblia”

 

 

 

 

 
Clique aqui e conheça o “Método Como Ler e Entender a Bíblia” do irmão Gabriel Hernandes
  • O autor da Bíblia está ao seu lado

O mais interessante fato, talvez até o mais impressionante, é que, ao ler e estudar a Bíblia Sagrada estamos na presença de seu autor, por isso, podemos pedir sua ajuda e sabedoria para poder interpretá-la da melhor maneira possível.

Por isso, antes de iniciar a leitura, seja principiante ou grande estudioso da Bíblia Sagrada, é importante pedir ao Senhor iluminação. Com o poder da oração, nossa conexão com o divino se fará mais intensa e o texto fará mais sentido ao ser lido e interpretado por nós.

  • Pesquise sobre a estrutura da Bíblia

Ao começar a ler a mensagem de Deus é importante saber primeiro sobre a estrutura da Bíblia: do que se trata o primeiro testamento, o segundo; quais as diferenças e semelhanças entre salmos, cartas, provérbios, evangelhos e parábolas, por exemplo.

Quando começamos os estudos bíblicos, é importante ter em mente que cada livro da Bíblia foi escrito com um propósito. Sendo assim, é necessário ressaltar que conhecer a história e o objetivo do livro em questão é de suma importância para o melhor direcionamento da interpretação.

É importante lembrar que a interpretação é sim livre e ampla, e seu resultado final dependerá muito do estado de espírito que a pessoa se encontra. O significado dado a leitura pode, também, além de refletir instantaneamente na pessoa, durar dias de reflexão. No entanto, a interpretação não pode ser uma qualquer, ou seja, descontextualizada.

como ler e entender a biblia aprenda como e mude sua vida 20180809145806.jpg - Como Ler e Entender a Bíblia? Aprenda Como e Mude Sua Vida

  • Estude um livro de cada vez

Por si só, a Bíblia é um livro com linguagem rebuscada, e ao longo dos anos teve que ser adaptada para a língua atual de determinado povo ou país, já que os idiomas também sofrem constante mutação. Contudo, é necessário frisar que cada parte da Bíblia possui estilos literários diferentes.

Assim, ao estudar um livro de cada vez, há menos riscos do pensamento ficar prolixo e será possível estruturar o raciocínio de forma não só intuitiva como também dedutiva.

  • A Bíblia é um livro espiritual

Nesse sentido, também é importante ter sempre em mente que a Bíblia é um livro espiritual. Então, ler como um livro qualquer, ou seja, de forma estritamente racionalizada, poderá empobrecer seu texto. Portanto, o resultado não será tão grandioso e transformador quanto poderia ser, como, de fato, foi feito para ser.

Com a teologia bíblica aprendemos não somente sobre a história de nosso Mestre e a elevar nosso espírito e sermos, a cada dia que passa, pessoas melhores. Adquirimos também conhecimentos sobre história, nesse sentido, nossa bagagem cultural também se expande.

  • O estudo bíblico é tão sério e importante quanto qualquer outro ramo do conhecimento

Ao conhecermos mais sobre os acontecimentos da humanidade, percebemos que a nossa história pessoal, não se resume somente às nossas escolhas e aos costumes de nosso núcleo familiar, mas, sim, de todo o percurso dos homens ao longo do tempo. Dessa maneira, percebemos que a nossa história depende da trajetória do outro e que sim, estamos todos conectados. Somos todos irmãos.

A teologia bíblica deve ser sim levada a sério como qualquer outra ciência ou disciplina. Sendo assim, ao estudarmos a Bíblia Sagrada, devemos ter constância e paciência. Pois, a assim como na escola, quando temos dificuldade e não gostamos de alguma matéria, por não entender o assunto direito, pode acontecer isso com os estudos bíblicos.

Por não compreendermos muito bem o texto, logo no início dos estudos, temos a tendência a desistir. Portanto, é necessário ter em mente que assim como qualquer outro aprendizado da vida, seja ler, escrever, dirigir; leva certo tempo para tal conhecimento ser incorporado.

Nesse sentido, temos que ter paciência com nós mesmos, para aprender a aprender. Já a constância irá nos ajudar a incorporar esses conhecimentos em nós e a aplicá-los, sem ao menos perceber, no nosso dia a dia.

  • Faça resumos e anotações

O estudo da Bíblia Sagrada, a princípio, é como o estudo de qualquer outra disciplina, devemos fazer grifos e anotações. Ao tomar nota das palavras desconhecidas, além de aumentar o vocabulário, a leitura do trecho em questão, assim como de outros, se fará mais leve e fluida.

Se for necessário ler mais de uma vez o mesmo trecho, então leia. Não há problema nenhum, pressa nenhuma em compreender a mensagem de Deus. É um momento íntimo entre você e o criador. Assim, ao fazer resumos e anotações sobre o que leu, a interpretação do texto fará mais sentido e os conhecimentos adquiridos poderão, com facilidade, serem aplicados, na prática.

  • Comente sobre o que aprendeu com outras pessoas

Ao comentar com outras pessoas sobre o que você leu, os símbolos e as metáforas poderão ser desvendados, já que serão duas mentes pensando e discutindo acerca da mesma problemática. Se forem cristãos mais velhos, ou, pessoas que estudam a Bíblia a mais tempo, melhor ainda. Assim poderão te direcionar, caso a interpretação esteja fora de contexto, ou poderão ainda acrescentar outras ideias.

    • Por que não desistir de estudar a Bíblia Sagrada

como ler e entender a biblia aprenda como e mude sua vida 2 20180809145806.jpg - Como Ler e Entender a Bíblia? Aprenda Como e Mude Sua Vida

Temos o privilégio de ter acesso a um livro maravilhoso, considerado um manual da vida humana, que traz parte da história da humanidade e ainda nos faz querer praticar o bem, ajudar o próximo, sermos cada vez mais a nossa melhor versão, dentre outros infinitos fatores.

Ao conhecermos mais sobre Jesus, conhecemos mais sobre nós mesmos, já que somos a imagem e semelhança do Mestre. Resultado disso é que saberemos lidar melhor com as nossas dúvidas, nos amaremos e nos respeitaremos mais.

Assim, ao aprender a ser mais tolerante com o nosso próprio ser, seremos também equilibrados e amaremos, sem ressalvas, quem está ao nosso redor. Este é um dos maiores ensinamentos, amar ao próximo. Assim como esse ensinamento, outros tantos dizeres se tornarão mais claros, ou seja, menos abstratos e sim mais tangíveis, na prática, em nosso cotidiano.

O reflexo do auto conhecimento e de uma vida em equilíbrio se dará em vários outros sentidos: como a crença e a construção de um futuro pessoal mais promissor, a fé na capacidade humana de se adaptar e se reinventar, o olhar mais leve e gentil de si mesmo e do próximo.

E o principal de tudo que o estudo da Bíblia Sagrada nos proporciona, que é o que o homem mais almeja: a felicidade de experienciar uma vida leve, tranquila e com sentido, ou seja, um propósito. Pois, ao amar a Deus sobre todas as coisas, amamos a todas as coisas e entendemos sua importância e a nossa importância na harmonia, no funcionamento, do que chamamos de vida. Você ainda quer desistir de ler a Bíblia?

Recomendo algumas leituras pata aumentar ainda mais as habilidades na leitura e estudo da bíblia:

Estudo bíblico: Como fazer o estudo da Palavra e aproximar-se de Deus?

Como Melhorar a Sua Compreensão da Bíblia Através do Contexto Bíblico?

Por Que Devemos Estudar a Bíblia?

 

Missionário Fael Mendes

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.