Os Humilhados Serão Exaltados

os humilhados serao exaltados - Os Humilhados Serão Exaltados

Os humilhados serão exaltados para honra e glória de Jesus – Versículo “Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” – Lucas 18:14b

os humilhados serao exaltados - Os Humilhados Serão Exaltados
Os Humilhados Serão Exaltados

Muitos momentos de nossa vida nos sentimos humilhados, seja com a família, com o relacionamento emocional, amigos e principalmente trabalho. Esses dias um amigo meu ficou muito triste pois descobriu que um colega seu de trabalho no qual ele confiava falou mal dele ao seu gerente, esse meu amigo por nome Roberto, falou para mim que não sabia porque quiseram o prejudicar, pensou até em desistir de seu trabalho então eu mostrei um belo versículo para ele que diz: “Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. – Lucas 18:14b

Expliquei a Roberto que ele não deve viver em função dos outros e nem o que os outros falam, mas sim seguir confiante sabendo que Deus exalta aquele que é humilhado. A humildade é a chave para o sucesso de todos nós.

Independente de sua situação, se você está bem de vida ou não, seja sempre humilde, pois Deus abençoa pessoas assim, Deus levanta pessoas que reconhecem que não são nada sem Ele. Assim diz a Palavra do Senhor:

“Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.” – Mateus 5:5

“Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus” – Mateus 5:3

Cristo nos ensina o perdão

os humilhados serao exaltados - Os Humilhados Serão Exaltados

A Bíblia ainda nos dá mais indícios mostrando que os humilhados serão exaltados para honra e glória de Jesus. Ainda em Lucas, mas no Capítulo 6, podemos ver a demonstração de sabedoria de Cristo em relação a humildade, ao perdão e uma vida bem-aventurada de acordo com seus ensinamentos.

O versículo 21 diz: ‘Bem-aventurados vocês, que agora têm fome, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados vocês, que agora choram, pois haverão de rir’. Veja, caro(a) leitor(a), o que Jesus nos mostra sobre aguentar os percalços da vida e, através da fé, buscar o Reino dos Céus – sempre evitando o orgulho e a vaidade, principais motivos da queda de Satanás.

E isso se aplica até com aqueles que nos fazem mal. Os versículos 27, 28 e 29, através das palavras de Cristo, nos mostram o caminho da Salvação. “Mas, eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam/ abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam/ Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra”.

Perceba as palavras de Cristo, com destaque à última. Não é buscando a vingança, carregando o ódio, desejando o mal ao próximo que as coisas se resolvem. Uma verdadeira atitude cristã, como falamos nesse capítulo, é ser humilde e seguir os passos que Jesus nos ensinou – dando a outra face toda vez que tentarem nos agredir.

Veja quão belo é isso: num mundo cercado pela violência, o desrespeito ao próximo e com pessoas tentando separar outras pessoas por grupos, Deus através do Seu Filho no ensina que a parcimônia é o Caminho dos Céus. Não obstante e dessa forma, percebemos o que o Salvador fez ao saber da iminente crucificação.

Jesus não abandonou o calvário. Abraçou-o para morrer pelos nossos pecados. Lucas 23.34 nos traz exatamente a sintonia entre o perdão, a humilhação e o Reino dos Céus para aqueles que seguem Sua Palavra. “E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Cristo perdoou seus algozes. É isso que ele quer que você faça.

Por isso, mesmo com as dificuldades, não se preocupe com a humilhação. Deus tem um propósito para você. É isso que Ele diz em Jeremias 29:11. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”.

Não desista – e, se cair, procure levantar, “pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se” como Provérbios 24:16 nos ensina. Seguir os ensinamentos de Jesus Cristo sobre humildade é o segredo para superar qualquer problema – como o que Roberto encontrou. Lembre-se: há um Deus maior que todos os desafios que aparecem.

Lembre-se, querido irmão, querida irmã: o objetivo principal do cristão é o Reino dos Céus. Nossa estadia aqui na Terra é passageira – o que não nos tira a responsabilidade de termos compaixão e amor ao próximo. Sigamos, assim, sendo humilhados, futuramente exaltados, mas principalmente: obedecendo aos ensinamentos do Filho de Deus.

Conclusão

Amado(a) leitor(a), mesmo com suas dificuldades não desista, humilhe-se aos pés do Senhor e se tem alguém querendo o teu mal e te humilhando, saiba que Deus está contigo, saiba que ninguém poderá tocar em um fio de cabelo teu, e se alguém se atrever a te prejudicar Deus vai se levantar do trono e mostra que você é o escolhido(a), Deus não desampara nunca um(a) filho(a) seu. Tão somente creia no poder de Deus e seja humilde, pois Deus ama os humildes.

Por fim Roberto, em oração entregou seu problema e continuou a seguir com fé e humildade, sabe o que ele conseguiu hoje? Foi promovido, todos que viram ele humilhado viu ele ser exaltado para honra e glória do nome do Senhor Jesus.

POR FAVOR, NOS AJUDE NESTA EVANGELIZAÇÃO APENAS COMPARTILHANDO ESSA MENSAGEM COM SEU AMIGOS.
Jesus Te Ama Muito