Passando Pelo Vale – Saiba Como Superar Esse Momento

Não encontramos soluções para os problemas, tudo de ruim acontece, parece que nada dá certo. Você está passando pelo vale? Saiba o que fazer?

passando pelo vale 1024x512 - Passando Pelo Vale - Saiba Como Superar Esse Momento
Passando pelo vale

Deus opera a partir da nossa dúvida e do nosso medo porque ele sabe que ter fé é confiar que Seu propósito para nossas vidas está além desse deserto difícil que estamos enfrentando agora. Ele nos carrega no colo por esse momento para que possamos atingir a vitória. 

Precisamos ser como Abraão, que confiou Nele, deixou para trás seu conforto e suas certezas e enfrentou todas as dificuldades por saber que esse era um Deus justo e fiel. Se você enfrenta dificuldades agora, seja no seu casamento, no seu trabalho, na sua vida financeira ou mesmo um problema de saúde, saiba que não está só. A promessa também se cumprirá em sua vida.”>

O que significa o vale? Qual o propósito do vale em nossas vidas?

Quando estamos passando pelo vale parece um grande deserto, é lugar onde se foram todas as esperanças, onde não vemos saídas, recursos, curas e as vezes caímos em amargura profunda. Nosso desejo às vezes é deixar de existir, mas precisamos lembrar que Deus existe e que Ele pode mudar o quadro de qualquer ser humano que está no deserto.

“Abrirei em lugares altos e fontes no meio dos vales. Tornarei o deserto em tanques de águas e a terra seca em mananciais.”

Isaías 41:18

E não esqueça que foi Deus quem conduziu o profeta que estava passando pelo vale, assim Ele nos conduz. Mas temos que continuar lutando mesmo que a situação seja triste, a depressão, o desânimo não vão resolver os problemas e deixar que você continue passando pelo vale.

Deixar de lutar não é uma alternativa. É como diz a música de Ludmila Ferber: “Nunca pare de lutar!” Todos nós passamos por um deserto e muitas vezes é passando pelo vale que nos encontramos com Deus. Ele não te leva a este lugar em vão. O nosso Senhor pode transformar um deserto num jardim regado, um manancial de águas. 

Comece a profetizar sua vitória, determine para que haja mudança em sua vida crendo no Senhor pelos olhos da fé e não pelos olhos naturais. Não veja o vale só como um meio de sofrimento, mas também um meio que Deus encontrou para fazer concerto em sua vida.

Seja Mais Que Vencedor em Cristo Jesus

Siga com fé em Deus mesmo que esteja difícil, por mais que pareça impossível, creia tão somente, que tudo vai dá certo, você que está passando pelo vale veja isso como uma oportunidade de aprender e se aproximar mais de Deus.

Quando passamos por um deserto, por um momento difícil em nossas vidas, sentimos muito medo, muita dúvida. Essa reação é natural. Mas quando sabemos que Deus está conosco, quando deixamos Suas mãos no volante de nossas vidas, quando deixamos que ele nos guie, temos a certeza da vitória.

Pense na imagem do deserto: esse é um lugar seco, com água escassa, sem sombras, com um calor horrendo pela manhã e um frio desesperador à noite. Quando pensamos no deserto, vemos que ele não é um lugar feito para pessoas morarem, para pessoas serem felizes.

Ainda assim, ao olhar para a Palavra, percebemos que Deus em diversos momentos deixou que seu povo passasse por desertos. Não apenas desertos físicos, como também espirituais. E por quê? Para que elas pudessem aprender algo, para que aprendessem a confiar Nele. 

Há uma música do Ministério Zoe que diz: “vai ser difícil, eu sei, largar tudo por você, mas eu sei que quando eu pensar em desistir, você estará ao meu lado”.

O deserto pode ser uma situação de desemprego, um relacionamento que acabou, um divórcio, a perda de um ente querido… A sensação que temos é a de que não há saída, que nunca mais seremos felizes, que Deus nos abandonou, que o sonho que temos nunca será realidade.

Mas é nesse momento, especialmente nesse momento, em que devemos confiar em Deus. É fácil confiar Nele quando tudo vai bem. Difícil é ter fé nos momentos de deserto. Mas nos diz a palavra:

“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”.

Salmos 34:19. 

Precisamos confiar que Deus vai nos tirar de todos os desertos.

Pense bem: Moisés passou 40 anos no deserto. Noé enfrentou 40 dias de tempestade. O próprio Cristo ficou 40 dias no deserto sendo tentado por Satanás. Com certeza, para cada um deles esse tempo foi uma eternidade de sofrimento e provação.

Mas todo deserto tem um começo e um fim. O que vem no meio é apenas um processo. E é nesse processo que precisamos cuidar para não tomar nenhuma decisão errada.

É nesse momento de provação que os atalhos, que os caminhos fáceis, vão ficando mais atraentes. É nesse momento que nossa fé enfraquece.

É nessa hora que, dentro de um casamento com problemas, o esposo ou a esposa começam a olhar para pessoas ao lado. É nessa hora que um alcoólatra tem vontade de recorrer a uma garrafa. É nessa hora que você pensa em pedir demissão do trabalho porque não aguenta mais.

Pessoas entram em vícios de bebida e drogas, caem em depressão, entram em diversas situações complicadas… Mas é nessa hora que devemos nos agarrar a Deus e acreditar que ele vai nos guiar até o fim dessas provações.

Quando Jesus foi para o Deserto, vemos em Lucas 4:1,2 que foi o Espírito quem o levou. Foi Deus quem colocou Cristo cara a cara com o diabo. Porque ele sabia que era preciso que seu Filho passasse por isso para que hoje cada um de nós pudesse encontrar a vitória.

E o que Jesus disse ao diabo? Ele disse três vezes a Satanás: está escrito nas escrituras. A Palavra de Deus nos salva nos desertos da vida.

Se você está passando por um deserto, saiba que há pessoas de deus passando por isso e que você não está sozinho. Mas tudo está sob o cuidado e controle de Deus e ele mesmo permite esses sofrimentos.

A promessa de Abraão

No salmo 78:52,53, a Palavra nos diz:

“Depois, como pastor, Deus conduziu o povo de Israel para fora do Egito e o guiou pelo deserto. Ele os guiou com segurança, e eles não tiveram medo; mas os seus inimigos foram cobertos pelo mar”.

Uma das histórias mais famosas da Bíblia é a de Abraão. Em Gênesis capitulo 12 temos o momento onde deus o chama, dizendo que abandone sua casa e sua família, pois ele engrandeceria seu nome.

Imagine como foi difícil para Abraão tomar essa decisão, quando Deus o convidava a deixar seu conforto e suas certezas para enfrentar o desconhecido? Na verdade, sua dúvida foi tanta que ele foi, mas levou consigo o seu sobrinho, Ló.

E o que aconteceu? Deus parou de falar com Abraão. Pois aquele processo seria só dele. Ló começou a gerar vários problemas, até que eles brigaram e Abraão disse que ele tomasse um rumo e ele iria na outra direção.

Só nesse momento, Deus volta a falar com Abraão.

O que isso nos diz? Que quando há algo em nossas vidas que Deus não quer: uma pessoa, um trabalho, uma situação qualquer que não seja para o nosso engrandecimento, Deus espera isso ir embora para falar conosco e nos guiar para um caminho melhor.

Porque Deus não escolhe por nós. Ele não viola nosso livre arbítrio. Podemos tomar decisões ruins e ele estará lá esperando que a porta de nossos corações esteja aberta para aceitar tudo que ele pode nos oferecer.

Deus age por processos, ele usa nosso medo, nossa dúvida, para nos colocar em caminhos melhores. Podemos não entender ainda, mas é aí que entra nossa fé. É aí que entra a confiança de que Deus está nos guiando.

Precisamos persistir em caminhar, como Abraão fez.

Deus está contigo no vale

A Palavra nos diz que ainda que caminhemos pelo Vale das Sombras, Deus estará conosco. Mais do que um momento de extrema dificuldade, esse vale pode ser uma grande oportunidade de crescimento.

Muitas vezes, podemos não perceber, mas é através da dificuldade que o Pai nos fortalece. Da mesma forma que deixamos nossos filhos aprenderem através da experiência, Deus nos ensina através da experiência.

E, da mesma forma que nunca deixamos que nossos filhos realmente estejam em perigo, Deus nunca nos coloca diante de provações que não somos capazes de suportar.

Mesmo que não pareça agora, mesmo que a sua dor esteja te cegando para os propósitos de Deus, sua fé precisa operar. Confiar não é simples. Uma coisa é confiar quando vemos a luz no fim do túnel, mas quando tudo parece perdido, aí sim, nossa fé é testada.

Confie que Deus tem planos infinitamente melhores para a sua vida. Que ele está contigo, querendo sua felicidade, querendo trazer prosperidade para a sua vida. Para superar esse momento, faça como Jesus: agarre-se à Palavra e confie na promessa.

Se você busca palavras de consolo, não deixe de ler o que Deus tem a dizer para o seu coração: acesse o blog para encontrar conforto na Palavra do Senhor.

 Jesus Te Ama Muito

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

4 Comentários:

  • AMÉM!!!

  • missionario Fael fico grata com a palavra do Senhor Jesus ela me acalenta e faz a vida ser mais leve

  • Glória a Deus, amém

  • Amem!!!!!!

Deixe seu comentário: