Um Quebrantado Coração – Deus AMA

Um quebrantado coração move o coração de Deus. Mas, afinal, como posso tê-lo? É o que você irá descobrir lendo este artigo especial sobre o assunto.

um quebrantado coração - Um Quebrantado Coração - Deus AMA
Um Quebrantado Coração – Deus AMA

Um Quebrantado Coração – Deus AMA – Vamos falar do livro de II Reis, capítulo 20, versículo 3, quando Ezequias fala com Deus ao receber seu recado através do profeta Isaías:

“ordena tua casa porque morrerás e não viverás”.

E assim Ezequias começou a falar com Deus com o coração cheio de aquebrantamento e puro, se colocou diante do todo-poderoso e expôs as necessidades da sua vida.

Mesmo sabendo que Deus conhece tudo o que passa conosco, ainda assim Ele quer ouvir nossa voz, nossa oração e assim não foi diferente na vida de Ezequias. Deus acrescentou mais 15 anos em sua vida e não é diferente no tempo de hoje, porque Ele agiu no passado e continua agindo no presente. Não importa o seu problema, lance a Ele e sua oração será ouvida.

Não existe problema maior ou menor que Deus não possa resolver. Assim como Ele agiu na vida de Ezequias, ele também agirá na sua. Basta que você ore com fé, humildade e quebrantamento e foi isso que Deus viu na oração de Ezequias. É muito bom quando nós nos dispomos a falar com Deus.

Deus quer encontrar em ti um coração segundo a Sua vontade

Um dos mais belos versículos da Bíblia é encontrado no livro de Salmos, capítulo 51, versículo 17:

“os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”.

É bem provável que você já tenha ouvido esse versículo antes. Mas, pensando bem, você sabe o que ele significa? O que é, afinal, ter um coração quebrantado diante de Deus? Por que Ele não despreza quem o possui?

Como cristãos, nossa missão deve ser agradar ao Pai em todo momento. Então, se Ele deseja que tenhamos um coração nesses moldes, vale a pena tentarmos descobrir os motivos e como consegui-lo. Se esse é o seu objetivo, fique com a gente por alguns minutos e vamos, juntos, aprender mais sobre o assunto!

O que é um coração quebrantado?

De um jeito bem simples, podemos dizer que um quebrantado coração é aquele que reconhece que é falho, que comete erros e que pode pecar contra o Senhor. Ou seja, é um coração humilde e que está disposto a ser ensinado pelo caminho certo.

A palavra “quebrantado” é o mesmo que “esmagado” ou transformado em pó. É algo que pode ser desfeito e feito novamente.

Portanto, ter um coração quebrantado significa reconhecer nossa natureza humana. Significa entender que não somos perfeitos (muito longe disso). Significa chegar ao fundo do poço e perceber que apenas Deus é capaz de mudar as coisas em nós.

Ser esmagado, machucado e quebrado é um pré-requisito para ser curado, perdoado e, finalmente, transformado.

Deus dá valor para quem possui um quebrantado coração

No livro de Isaías, o Pai nos mostra o quanto Ele valoriza quem possui um coração quebrantado:

“Pois assim diz o Alto e Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: ‘No alto e santo lugar habito, com o contrito e quebrantado de espírito, para vivificar o espírito dos humildes e vivificar o coração dos contritos”

(Isaías 57:15).

Mais adiante, ainda em Isaías, lemos que:

“Para todas essas coisas que minha mão fez, e todas essas coisas existem, diz o Senhor. Mas para este olharei: para o pobre e contrito de espírito, e que treme diante da minha palavra.”

(Isaías 66:2).

O Altíssimo nos ama e quer que deixemos de seguir o caminho pecaminoso, que leva à morte. Em vez disso, Ele quer que sigamos a Bíblia e suas leis, que sempre levam à vida. Deus quer que tenhamos um espírito humilde, disposto a mudar quando for preciso, bem como tenhamos amor à Sua Palavra.

Exemplos de um coração quebrantado

Na Bíblia, podemos encontrar diversos exemplos que mostram e falam sobre possuir um quebrantado coração.

Deus chamou Davi de “homem segundo o Seu coração” (Atos 13:22). Além do Salmo 51, discutido anteriormente, aqui estão citações de alguns outros salmos sinceros de arrependimento e quebrantamento que podem nos deixar lições incríveis:

“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade, e em cujo espírito não há engano. Quando me calei, meus ossos envelheceram com meus gemidos durante todo o dia. Pois dia e noite sua mão pesava sobre mim; minha vitalidade se transformou na seca do verão. Selá. Reconheci meu pecado a Ti, e minha iniquidade não ocultais. Eu disse: ‘Confessarei as minhas transgressões ao Senhor’, e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.”

(Salmo 32:1-5).

“Não há saúde na minha carne por causa da tua ira, nem saúde nos meus ossos por causa do meu pecado. Porque as minhas iniquidades passaram sobre a minha cabeça; como um fardo pesado, eles são pesados demais para mim. Pois declararei minha iniquidade; estarei angustiado por causa do meu pecado.”

(Salmo 38:3-4, 18)

“Pois, inúmeros males me cercaram; as minhas iniquidades me alcançaram, de modo que não posso olhar para cima; são mais do que os cabelos da minha cabeça; por isso o meu coração me desfalece.”

(Salmo 40:12)

“Assim, meu coração ficou magoado, e eu estava aflito em minha mente. Eu era tão tolo e ignorante; eu era como uma besta diante de Ti. Não obstante, estou continuamente contigo; você me segura pela minha mão direita. Tu me guiarás com o teu conselho e depois me receberás na glória.”

(Salmo 73:21-24)

Qual tipo de coração desagrada a Deus?

Para entendermos melhor o motivo pelo qual Deus quer de nós um coração quebrantado e contrito, podemos ler a Palavra e observar os tipos de coração que o fazem infeliz:

  • Um coração endurecido: neste caso, podemos usar o exemplo de Faraó, que escravizou os israelitas e não deixou que o podo de Deus fosse embora do Egito. No livro de Êxodo lemos inúmeras vezes que ele possuía um “coração duro”. Mesmo diante das provas do poder de Deus, com as 10 pragas que assolaram a Terra, o Faraó continuou endurecido;
  • Um coração como pedra: no livro de Ezequiel lemos que “Deus quer remover nossos corações de pedra”, nos dando corações de carne;
  • Um coração altivo: Moisés advertiu sobre os perigos que podemos enfrentar quando recebemos bençãos materiais, mas nosso coração não está pronto para aquilo. Ele explicou que é fácil esquecer essas bençãos e que elas vêm de Deus, acreditando que o sucesso e as conquistam são frutos do nosso próprio esforço. Assim, apresentamos um coração altivo e orgulhoso, repleto de soberba.

Deus quer nos abençoar e fortalecer, mas para isso Ele precisa encontrar em nós um coração puro e limpo, pronto para ser quebrado e moldado novamente, de acordo com a Sua vontade.

Se você sente dificuldades de fazer isso, ou se identifica com um dos corações citados acima, ore e peça ajude do Pai para ser uma pessoa transformada.

Conclusão

Abrir nosso coração e ter uma grande intimidade com Ele. Pois nós sabemos que Ele é o nosso pai verdadeiro, amigo de todas as horas e que muda a história de nossa vida. Basta tão estarmos somente dispostos a obedecer aos estatutos de Deus.

Confiar e perseverar para que ele continue agindo em nossas vidas. Sendo assim, vitoriosos em cada processo que passamos. Recomendamos o vídeo que tem tudo a ver com essa linda mensagem, veja e entre na presença do Senhor.

Se esse conteúdo tocou o seu coração e lhe fez ver a necessidade de ter um coração quebrantado diante de Deus, aproveite para conferir nosso blog e ler mais textos. Você também é bem-vindo para nos seguir nas redes sociais, Facebook e no Instagram.

Recomendado para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: