O Significado do Perdão

Perdoar não é apenas uma palavra. É também um ato de liberdade e de amor. Venha descobrir o real significado de perdão neste artigo mais que especial.

significado do perdao - O Significado do Perdão
O Significado do Perdão

Vivemos em um mundo completamente imperfeito que, por sua vez, é habitado por pessoas também imperfeitas. Logo, decepções e mágoas, sejam elas intencionais ou não, acabam por fazer parte do nosso dia a dia. Não há como escapar (a outra alternativa é fechar-se em um casulo e cortar qualquer tipo de contato com a humanidade, o que, vamos combinar, não é possível).

O que devemos sempre nos lembrar é que, ao escolhermos perdoar ou não perdoar quem nos machuca, estamos impactando a nossa vida e a do outro, tanto de maneira espiritual quanto física, emocional e mental.

Então, como devemos nos comportar quando chegamos em um momento crucial, onde devemos escolher por esquecermos um erro ou guardarmos esse sentimento conosco? Aliás, vamos mais a fundo: qual o significado do perdão nestes momentos? É hora de compreendermos isso!

O que significa a palavra perdão?

Para sabermos o significado do perdão, vamos conhecer sobre a palavra Perdão: per do latim= por; dão=conjugação do verbo “dar” no presente do indicativo.

Se pegarmos o significado de PER, e juntar com o final DÃO, fica PORDÃO, mas repare que fica sem significado, sem sentido. Entre as expressões POR e DÃO, tem um vazio, nitidamente pede-se a motivação para se DAR algo, nesse caso, o perdão.

Sobre o perdão de Deus para com seus filhos

Em Daniel 9:9 somos advertidos que o perdão pertence a Deus. O homem pecou contra Deus a partir de Adão e abriu espaço então, para que o PERDÃO do Senhor fosse derramado sobre toda a carne.

Vários são os sinônimos de perdão, como absolvição, remissão entre outros, mas o que mais chama a atenção é o sinônimo GRAÇA. A graça é definida como o favor que recebemos de Deus sem merecermos, é tudo aquilo que Ele nos dá mesmo quando temos consciência de que estamos sujos diante da presença d’Ele.

Deus nos perdoa constantemente, é a graça d’Ele sendo derramada sobre a nossa vida, porém quando perdoamos nosso semelhante, não estamos fazendo um favor, não é uma “graça humana” que está sendo derramada de fulano para ciclano, estamos na verdade fazendo um favor a nós mesmos, cumprindo a ordenança de Jesus que nos orientou a perdoar quantas vezes for necessário (70X7/Mt 18:22).

Quando perdoamos, nos libertamos de todo rancor, toda raiva, da ira, que normalmente são inerentes a falta de perdão. Por acaso somos melhores do que o nosso semelhante para o considerar indigno de perdão?

Pense um pouco, vamos olhar para dentro de nós: será que somos dignos do perdão que recebemos de Deus?

Claro que não, mas ainda assim Ele nos redimiu de todos os nossos pecados, quando clamamos a Ele com um coração sincero e arrependido. Portanto vamos praticar o perdão, o sangue de Jesus foi derramado na cruz para a purificação do pecado de todos os que creem em Seu nome, o mérito dessa questão já foi definido na cruz do calvário, a redenção por meio do amor sacrificial de Cristo.

“O que ama a pureza do coração, e que tem graça nos seus lábios, terá por seu amigo o rei”.

Provérbios 22:11

Ame a Deus sobre todas as coisas, não permita que distrações roubem o seu tempo com Ele, de adorá-Lo, agradece-Lo, honrá-Lo, somente assim Ele trará a luz do perdão ao seu coração, te ensinando a amar aquele que te decepcionou, e assim, com palavras mansas e cheias de amor, você no presente tempo indicado, no agora, fará parte do seleto grupo dos que são amigos do Rei: aqueles que: POR AMOR DÃO aquilo que recebem de Deus o PERDÃO!

O que a Bíblia nos fala sobre o perdão

Ao tentarmos compreender o que é e qual a importância do perdão, devemos nos voltar para a Palavra de Deus por alguns minutos. Afinal, a Bíblia inteira aponta para Cristo e sua missão divina de nos salvar de nossos pecados:

  • Atos 10:43

“A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome”.

  • Efésios 1:7 e 8

“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência”.

  • Efésios 4:32

“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”.

  • 1 João 1:9

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.

  • Mateus 6:12

“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”.

Por que o perdão é importante para os cristãos?

Perdoar é um verbo que pode também ser definido como “cancelar uma dívida”. No começo do nosso texto, falamos sobre como vivemos em um mundo corrompido e como somos pessoas totalmente imperfeitas por natureza.

Como resultado dessas imperfeições, nós infelizmente acabamos pecando todos os dias. No cristianismo, nossos pecados são vistos como dívidas. No entanto, Deus criou um caminho para que essas dívidas fossem pagas por completo.

Como Ele fez isso? Ele enviou Seu único Filho para pagar o preço de nossas dívidas. Ao fazer isso, nossas dívidas, sem exceção, foram canceladas pela morte de Jesus na cruz. Ele pagou, de maneira amorosa, a dívida por mim e por você.

No livro de Efésios, capítulo 32 (ele foi citado mais acima), somos chamados a perdoar do mesmo modo como fomos perdoados:

“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”.

Esta é, sem dúvidas, uma oportunidade única de glorificar a Deus, compartilhando o significado do perdão, com os outros. Além disso, o perdão que recebemos foi às custas do sangue de Jesus. Isso não deve ser esquecido.

Embora este perdão seja dado gratuitamente a qualquer um que escolha receber o dom da vida eterna, a morte de Jesus foi um preço altíssimo. A resposta apropriada que devemos dar é a devoção total ao Senhor. A devoção plena inclui obediência. Logo, oferecer perdão aos outros faz parte dessa obediência.

Somos chamados para perdoar

Todos os dias Deus nos chama para perdoar os outros, exatamente como nós fomos perdoados. Aliás, se observarmos bem, veremos que a Bíblia inteira é a maior história de amor e de perdão de todos os tempos. Tudo ali nos aponta para Cristo e para a cruz.

Somente recebemos a redenção e o cancelamento de nossa dívida de pecado por meio de Jesus Cristo. Nosso Pai Celestial nos chama a perdoar pela abundância do perdão que recebemos por meio de nosso Senhor e Salvador.

Por isso, é muito importante saber que Deus não nos chama para fazer algo que Ele não nos preparou para fazer. Ele também não nos chama para fazer nada que Ele não usará para o nosso bem.

O perdão é capaz de curar

Outro bom motivo para perdoarmos quem nos fez algum mal é que o perdão é fundamental para a cura emocional. Sem perdão, paramos no meio do caminho. A escolha de perdoar, libera o pecador para que Deus possa fazer dele o que quiser.

Lembre-se que a falta de perdão é onde a amargura e o ressentimento crescem e fazem morada. Quando tendemos à amargura e ao ressentimento, não podemos atender ao processamento e à cura do coração. E não podemos, ao final, permanecer nos caminhos do Senhor.

O perdão liberta o cativo

Outro ponto fundamental quando falamos sobre a importância do perdão é como ele é capaz de nos libertar do passado. O perdão nos permite deixar para trás toda e qualquer ofensa ou ferida causada por alguém no passado.

Quando não entregamos essas feridas a Deus, nós a carregamos, permitindo que elas nos esgotem da energia de viver o presente. No entanto, entregar as ofensas é capaz de abrir o caminho para vivermos livremente.

A lição que fica é: chega de olhar para trás.

Ao escolher perdoar quem lhe machucou, você está refletindo o perdão oferecido por meio de Cristo para a sua própria vida. Além disso, você está escolhendo obedecer à Palavra de Deus e andar em comunhão ininterrupta com Ele.

Relacionamentos prósperos, liberdade do passado e saúde emocional, fazem do perdão a escolha mais óbvia que você pode tomar!

Se você está com dificuldade de liberar o perdão, dobre os seus joelhos agora mesmo e peça ajuda para o Senhor. Ele lhe aconselhará e direcionará o seu coração.

Leia mais conteúdos espirituais como esse em nosso blog e nos siga nas redes sociais para mais palavras de fé e amor.

Veja essa mensagens que reservamos para você:

Siga a nossa página no Facebook e veja mais mensagens abençoadas para tua vida. Aprenda mais sobre a Palavra do Senhor e sobre o significado do perdão.

Jesus Te Ama Muito

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: