7 Pecados Capitais – 2º A Gula

Você já ouviu falar no Pecado Capital da Gula? Condenado dentro e fora da bíblia, suas características precisam ser evitadas. Leia este texto para saber mais.

Você provavelmente já ouviu falar sobre os Sete Pecados Capitais, não é mesmo? Descritos em filmes, séries e livros, eles mexem com a imaginação das pessoas, principalmente das que se identificam com algum (ou alguns) deles.

No entanto, por mais famosos que sejam, eles não são citados diretamente na Bíblia. Bem, não com o título de “pecados capitais”. Eles são, na verdade, mencionados em pontos específicos, dependendo da situação contada na passagem ou versículo.

Você ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe nosso texto a seguir, onde falaremos mais sobre o 2º Pecado desta lista: a gula. Vamos começar?

Mas, afinal, o que é a gula?

Primeiramente, precisamos entender o que significa a gula. Embora muitas pessoas pensem, em um primeiro momento, que se trata apenas de comer exageradamente, ela é muito mais que isso.

Ser uma pessoa gulosa também pode estar relacionado com a ingestão desenfreada de bebidas, por exemplo, o que costuma levar ao alcoolismo. É como se a pessoa em questão transformasse aquela coisa em um deus, algo acima de tudo e de qualquer sentimento.

E, acredite, a gula não está ligada ao peso de uma pessoa. Se alguém desenvolveu hábitos alimentares ruins durante a vida, não significa que essa pessoa seja, necessariamente, gulosa. Afinal, a gula não está ligada ao que se consome ou a quantidade que se consome. Mas, a um sentimento de amor por essas coisas.

Você quer um exemplo do que estamos falando? Vejamos: imagine um cristão que intercede, pedindo muito para que Deus lhe conceda algo e sua oração é ouvida. Sua felicidade é imensa, claro. Nesse momento, ao invés de se ajoelhar e agradecer ao Senhor, ele decide pedir uma pizza ou corre comprar um lanche gigantesco para comemorar.

Isso é gula. É quando o foco está totalmente na comida.

Entendendo o pecado da gula historicamente

Um dos sete pecados capitais que mais estragam a saúde de um ser humano. A gula é considerada o segundo pecado capital.

Para algumas denominações cristãs, é considerado um dos sete pecados capitais. Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança. Entretanto, a gula não é considerada um pecado universalmente; dependendo da cultura, ela pode ser vista como um sinal de status.

Nem mesmo a igreja católica, classificando-a entre um dos sete pecados capitais, preocupa-se com as razões que levam os seus fiéis a comer sem prazer qualquer tipo de alimento, sem conseguir saciar aquilo que, naquele momento, o inocente pecador chama de fome. Em verdade, o guloso não tem consciência de que aquilo que para ele nem sempre é um problema, está carimbado como um estigma desde suas primeiras horas de vida: todos nós começamos a conhecer o mundo através da boca.

Quando o bebê chora, a mãe associa o choro à fome. Mesmo que a criança esteja saciada, oferece o peito que é aceito prontamente como forma de carinho e aconchego. E nós adultos, o que fazemos? Sentimos fome, vamos à geladeira. Sentimos frio, vamos até à geladeira. Estamos solitários, vamos até à geladeira. Não entendemos o que está acontecendo no mundo, vamos à geladeira. Estamos deprimidos, vamos à geladeira.

Na realidade, para cada situação de insatisfação, solidão, depressão, buscamos a comida.

quanto mais se come, mais se perde o controle, desencadeando um sentimento de frustração, ansiedade e culpa, gerando assim uma grande insatisfação pessoal e também com o mundo.

A gula pode ser encarada como um comportamento “over”, excessivo, que se manifesta em vários outros planos como o emocional, sexual, social, financeiro, entre outros.

A gula é, portanto, um importante sinalizador que avalia o momento que a pessoa está vivendo; o que precisa ser transformado, mudado ou substituído.

Sintetizando, a gula é um comportamento compulsivo onde existe uma insatisfação total e irrestrita consigo mesmo e a tentativa de encontrar um remédio para esta angústia, desencadeia sentimentos de frustração e ansiedade que se aplacam com o avassalador ataque ao seu objeto de “prazer”.

O que a Bíblia diz sobre o pecado da Gula?

Bem, a Bíblia não cita “Os Sete Pecados Capitais”, como vimos anteriormente. Claro, os homens e mulheres da Bíblia cometeram inúmeros pecados, inclusive o da gula. Por isso, é possível lermos um pouco sobre o assunto nas Escrituras, em momentos bem diferentes.

Na Palavra, a gula está diretamente ligada aos pecados da embriaguez, idolatria, rebelião, desobediência, preguiça e desperdício. Muita coisa, não é mesmo?

Em Deuteronômio 21 lemos o seguinte:

“Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; E dirão aos anciãos da cidade: este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão”.

Ou seja, a Bíblia realmente condena a gula.

Além disso, a gula leva a uma verdadeira degradação do próprio corpo que, não podemos esquecer, é templo do Espírito Santo:

“Vocês não sabem que seus corpos são templos do Espírito Santo, que está em vocês, a quem vocês receberam de Deus? Vocês não são seus; vocês foram comprados por um preço. Portanto, honrem a Deus com seus corpos” (1 Coríntios 6:19 e 20).

Conheça alguns versículos bíblicos sobre a gula

Abaixo, listamos alguns versículos encontrados na Palavra que descrevem muito bem o que significa o pecado da gula. Acompanhe:

  • Jó 15:27

“Esses ímpios são pesados e prósperos; suas cinturas estão inchadas de gordura”.

  • Provérbios 23:20 e 21

“Não esteja entre os bêbados ou entre os comilões de carne, pois o bêbado e o comilão empobrecerão, e o sono os vestirá de trapos”.

  • Provérbios 25:16

“Achaste mel? Come só o que te basta; para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar”.

  • Provérbios 28:7

“O filho perspicaz obedece à instrução, mas o companheiro de glutões envergonha seu pai”.

  • Provérbios 23:1, 2 e 3

“Quando te assentares a comer com um governador, atenta bem para o que é posto diante de ti. E se és homem de grande apetite, põe uma faca à tua garganta. Não cobices as suas iguarias porque são comidas enganosas”.

  • Eclesiastes 6:7

“Todo o trabalho do homem é para a sua boca e, contudo, nunca se satisfaz o seu apetite”.

  • Ezequiel 16:49

“Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado”.

  • Zacarias 7:4, 5 e 6

“O Senhor dos Exércitos do Céu me enviou esta mensagem em resposta: ‘Diga a todo o seu povo e aos seus sacerdotes: ‘Durante estes setenta anos de exílio, quando você jejuou e pranteou no verão e no início outono, era realmente para mim que você estava jejuando? E mesmo agora em seus festivais sagrados, vocês não estão comendo e bebendo apenas para agradar a si mesmos?’”

  • Romanos 13:14

“Antes, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não penseis em satisfazer os desejos da carne”.

  • Filipenses 3:18 e 19

“Pois já lhes disse muitas vezes, e repito com lágrimas nos olhos, que há muitos cuja conduta mostra que são realmente inimigos da cruz de Cristo. Eles estão indo para a destruição. Seu deus é o apetite, eles se gabam de coisas vergonhosas e pensam apenas nesta vida aqui na terra”.

  • Gálatas 5:19, 20 e 21

“Os atos da carne são óbvios: imoralidade sexual, impureza e devassidão; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúme, acessos de raiva, ambição egoísta, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias, etc. Eu te aviso, como já fiz antes, que aqueles que vivem assim não herdarão o reino de Deus”.

  • Tito 1:12 e 13

“Um deles, seu próprio profeta, disse: os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos e glutões. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé”.

Ou seja, a Bíblia pode não citar a lista de pecados capitais, criada pelos homens, mas ela menciona em diversos momentos todos eles, sempre com condenações às suas práticas.

Conclusão

Ponha Deus sempre na frente em sua vida, deixe esse mal que é a gula que traz doenças e comportamentos exagerados. Às vezes o estresse e os problemas da vida no dá a sentir esses sintomas, mas entre em oração e entregue esses maus hábitos a Deus que tudo dará certo.

Na próxima mensagem vamos falar da Avareza, fique atento. Conheça nossa página do Facebook. Além disso, aproveite também para ler outros textos do nosso blog e para nos seguir em todas as redes sociais.

Jesus te ama muito!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • Olá,a seu pedido pelo Dihitt curti a sua página do facebook gostaria que retribuísse o carinho.Grande abraço

  • Deus abençoe ❤️ ❤️ ❤️ trabalho lindo . Se poder me fale se posso postar seu trabalho em meus vídeos no youtuber

Deixe seu comentário: