O Fim do Mundo – Será Que é Verdade?

O fim realmente está próximo? Veja o que a Bíblia diz sobre o fim do mundo e o que podemos esperar das previsões compartilhadas pelos céticos e não céticos.

Fim do mundo - O Fim do Mundo - Será Que é Verdade?
O Fim do Mundo – Será Que é Verdade?

O fim do mesmo é mesmo original? Ele está na Bíblia? O que podemos tirar de conclusão sobre o assunto?

Não é um movimento recente o fato de a humanidade tentar cravar, com exatidão, o dia que será marcado pelo fim dos tempos.

Seria essa uma tentativa de ressignificar os nossos dias na terra? De sermos melhores esposos, amigos, filhos ou irmãos? De fazer as coisas diferentes? De finalmente aceitarmos Jesus e, principalmente, de trazermos essa discussão para a roda dos que não aceitam as bênçãos dEle? Ou apenas aceitar as coisas como elas são e o mundo como ele é?

Tudo começou com a profecia maia

Segundo interpretações da “profecia maia”, o fim do mundo foi previsto para 21 de dezembro de 2012. A ideia de que uma hecatombe mundial de grandes proporções se abateria sobre humanidade na entrada do equinócio de inverno, que ocorre na mesma data, foi alimentada pelo menos há quatro décadas.

Mas foi nos anos anteriores à previsão que ela efetivamente ganhou força, polarizando aqueles que acreditam piamente no fim dos tempos e os mais céticos.

É difícil prever

E pensando bem, será que alguma coisa realmente mudaria se pudéssemos afirmar com toda a certeza do mundo o fim dos tempos?

Há 10 anos falamos sobre o fim do mundo aqui no blog pela primeira vez. A ocasião, ele foi um esforço nosso para reverter o cenário e dizer aos cristãos que permanecessem calmos, pois o fim dos tempos ainda não havia chegado na nossa concepção. Na concepção de quem acredita na Bíblia e a vê como verdade absoluta. E deu certo.

Se de acordo com a profecia Maia o fim realmente estivesse próximo, imagine só o tanto de coisas que nós construídos que iria por água abaixo.

Eu, por exemplo, tive minha linda filhinha esse ano, um sonho realizado, e na época só conseguia pensar em como queria poder vê-la crescer e dá muito amor. Mas aí vinha o pensamento de que “infelizmente o mundo vai acabar e nada disso eu vou ver”. E não serve só para isso, mas podemos pensar em infinidades de outros exemplos.

É o caso de quem conseguiu aquela promoção no emprego depois de tanto tempo. Da mulher que sempre teve o sonho de ser mãe e finalmente conseguiu engravidar. Já pensou o mundo simplesmente acabar depois de tantas bençãos conquistadas? Antes do primeiro salário novo cair? Antes de ver o filho nascer?

Eu sei que cada um de vocês que me acompanham aqui também tiveram seus motivos para sofrerem e sentirem medo pelo que poderia vir a acontecer. Afinal, nós sabemos que vamos morrer, mas definitivamente não queremos que seja em uma tragédia. E muito menos que exista uma data anunciada para que isso aconteça.

Pois é amigo: conforme a “profecia maia” o fim estava próximo.

Mas não aconteceu

Apesar disso, nós seguimos acreditando que ele não deve demorar para acontecer.

É difícil precisar. Fato é, no entanto, que as previsões sobre o fim do mundo não são recentes e nem devem deixar de existir. Há registros de previsões datadas de quase 400 anos antes de Cristo.

As primeiras delas associavam o fim dos tempos com a queda do Império Romano. Em seguida, uma das datas mais apocalíptica de todo o histórico da humanidade aconteceu em 21 de dezembro de 2012.

Sendo assim, esse nosso artigo é uma tentativa de mostrar a você, cristão, que essa não foi a primeira vez em que o fim do mundo foi anunciado. E que não há como prever quando ele irá acontecer, motivo pelo qual devemos fazer o nosso melhor e estarmos sempre preparados para o que pode acontecer.

Profecias do fim dos tempos

Ao longo dos séculos diversas profecias, religiosas ou não, tentaram prever o fim dos tempos. A seguir, vamos conferir algumas das mais marcantes.

Em 1831, a Igreja Católica Apostólica foi fundada e afirmou que Jesus voltaria quando os 12 fundadores estivessem mortos. A ocorrência se deu em 1901, mas o mundo não acabou.

Martinho Lutero, por sua vez, disse que o mundo acabaria até o ano de 1600. Ele foi abrangente na data, e mesmo assim errou feio. Cristóvão Colombo afirmou que o mundo surgiu em 5343 a.C. e previu que ele duraria 7 mil anos. Sem contar o ano 0, teria acabado em 1658.

O “bug do milênio”, a guerra fria, a queda da União Soviética e o surgimento da União Europeia também foram interpretados como fatos que poderiam levar ao fim do mundo. Que segue invicto.

Fique tranquilo (a): o que é seu está guardado

O fim dos tempos e a ocorrência da ressurreição não tem uma data específica para acontecer. No entanto, queremos te tranquilizar. Se você respeita o tempo de Deus, é um bom pai, um bom filho, um cristão que segue o que é pregado por Ele, não precisa se preocupar.

Isso porque o fim dos tempos só acontecerá após uma intervenção decisiva dEle. Nessa ocasião, Deus mostrará o caminho para cada ser humano vivo. Ele mostrará o caminho, concedendo a vida eterna para alguns; e para outros, a ignomínia eterna.

A sabedoria e a compaixão guiam o nosso destino

E quem age por meios violentos jamais conseguirá fazer com que o direito de Deus prevaleça. Neste caso, a máxima do julgamento divino que “tarda, mas nunca falha” pode ser usada. Afinal, são pessoas conscientes da maldade que praticam, além de conscientes sobre a descrença no Senhor, o Todo Poderoso.

São pessoas que usaram meios e atitudes maldosas para promoverem suas atitudes em vida e, pior do que isso, nunca se arrependeram ou buscaram ajuda. Afinal, Deus é misericordioso e está sempre pronto para estender a mão e resgatar o indivíduo a qualquer momento, desde que ele se arrependa dos pecados durante o seu tempo na terra.

É exatamente neste contexto que as pessoas boas, que fazem a vida acontecer usando artifícios do bem, não precisam se preocupar com o fim do mundo. Afinal, para quem é bom em suas atitudes, que olha para o próximo, cuida e assiste sua família e amigos, a glória e justiça divina prevalecerão sempre e acima de tudo.

Qual é a visão da Bíblia sobre o fim do mundo?

É importante ressaltar aqui que a Bíblia não trabalha exatamente com uma passagem que fale sobre o fim do mundo em si. Mas sim, com o fim dos tempos. E o fim dos tempos é a passagem que coincidirá com o retorno de Jesus Cristo na terra, que irá provar a sua história e a sua verdade por meio da tão aguardada ressurreição.

O povo que será eleito, que estará nos mais variados locais e momentos de suas vidas, serão reunidos. Os bons e justos acompanharão o Senhor, e os maldosos serão condenados. Sendo assim, antes do desespero, é importante saber o que Deus fala sobre isso.

Conforme a Bíblia:

“Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro; estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra. Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”

(Mateus 24:36;40 & 42).

Pode-se então concluir que o fim dos tempos vai chegar…

Mas assim como tudo na vida, será no tempo dEle, no tempo do Senhor. Não podemos prever o fim do mundo, pois assim como as mais importantes decisões que tomamos ao longo da vida, ela não está nas nossas mãos. Mas sim, nas mãos dEle.

E você? Prefere acreditar na “profecia maia” ou na Bíblia?

Eu creio na Bíblia, pois ela é a fonte de toda a verdade e nela encontraremos todas a respostas para nossas perguntas. Por isso, amigo não se desespere: pois não há um dia certo para o mundo acabar. Ninguém sabe ao certo só Deus e a única coisa que ele pede é que nos preparemos para sua vinda que vai ser de surpresa.

Por isso, vamos melhorar nossos atos, deixar para trás coisas que desagrade a Deus, vamos esperar Jesus voltar e recebê-lo de braços abertos.

Ser um bom familiar, um bom amigo, marido, esposa, filho ou irmã. Ter atitudes do bem com as pessoas que você conhece ou não. Essas, sim, são atitudes que vão aproximar você da vida eterna quando o fim dos tempos chegar. Sendo assim, seja firme em seu propósito, passe para frente a palavra do Senhor e acredite: tempos melhores virão!

Se essa palavra tocou seu coração, leia mais textos inspiradores e edificantes.

Siga-nos em nossas redes sociais e veja mais abençoadas mensagens de Deus e aprenda mais sobre o perdão de Deus.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: