Mente Vazia Oficina do Diabo

Você já ouviu alguma vez que "mente vazia é oficina do diabo"? Mas, afinal, o que isso significa realmente? Descubra agora mesmo lendo este conteúdo.

mente vazia oficina do diabo 1024x633 - Mente Vazia Oficina do Diabo
Mente Vazia Oficina do Diabo – Um ditado que poderia ser um versículo

Embora o ditado “mente vazia, oficina do diabo” não seja encontrado nas Sagradas Escrituras, não é difícil perceber que ele está em total acordo com as verdades bíblicas. Isso porque, ser ocioso é ser uma pessoa preguiçosa, ou simplesmente evitar o trabalho.

Ociosidade, aliás, não é o mesmo que descanso, o que, por sua vez, é recomendado na Palavra. Ao invés disso, a ociosidade é simplesmente não fazer nada quando, na verdade, você deveria estar fazendo algo. Logo, muitas vezes isso pode resultar em não ter um objetivo ou um propósito específico na vida.

Em sua palavra, Deus condena a ociosidade e elogia seu extremo oposto. Ou seja, o trabalho honesto. Para descobrir o que é necessário para manter a mente ocupada e como se livrar dos momentos de preguiça e ociosidade, confira o texto que preparamos abaixo.

O diabo está sempre pronto para invadir a sua mente

O diabo procura mentes vazias para plantas a maldade. Ditado popular “Mente Vazia, Oficina do Diabo”, mas poderia ser um versículo bíblico.

Muitas vezes nos deparamos com um tempo vago, nada para fazer, nada para assistir, em vez de procurarmos o que fazer, começamos a ficar mais ociosos, aí mora o perigo, o diabo adora uma oportunidade dessas para colocar ideias, desavenças familiares, encher a cabeça da pessoa ciumenta de “filmes” que só ela acredita estar acontecendo.

Por mais que a verdade esteja na sua frente, ela acredita no que o inimigo colocou, por isso o ditado “Mente vazia oficina do diabo”.

O que um cristão precisa saber sobre a ociosidade

“E nós os exortamos, irmãos, a admoestar os ociosos, encorajar os desanimados, ajudar os fracos, ser pacientes com todos eles”

(1 Tessalonicenses 5:14)

Quando estamos muito ociosos, ficamos mais propensos a ceder às tentações que surgem em nosso caminho. Sem foco, nossas mentes se desviam mais facilmente e acabamos seduzidos por nossos desejos pecaminosos ou prazeres desse mundo.

Na Bíblia, podemos ver algumas citações claros sobre momentos de ociosidade e o que eles são capazes de fazer conosco. Por exemplo:

“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista”

“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência”

(2 Samuel 11:1 e 2) / (Tiago 1:14)

Por sermos humanos e fracos, também somos facilmente enganados pelo diabo. Pedro nos encorajou dizendo “sede sóbrios, vigiai. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como um leão que ruge, procurando a quem possa tragar”.

Tiago nos diz “sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Achegai-vos a Deus, e ele se aproximará de vós”

Ou seja, por mais que esse ditado não seja mencionado nas Escrituras, ele reflete perfeitamente o que os ensinamentos do Pai.

O que a ociosidade traz para a nossa vida

Um estado de ociosidade é, muitas vezes, acompanhado por outros inúmeros pecados, como roubar, falar mal da vida dos outros e por aí vai. O resultado? Consequências dolorosas, tais como fome, pobreza e divisão familiar.

Claro, isso não significa que os cristãos precisem ser viciados em trabalho constante ou que não aproveitem a vida e os bons momentos, fazendo todas as coisas que lhe convêm, como descanso e relaxamento. Descanso não é a mesma coisa que ociosidade.

Em Colossenses 3, versículos 23 e 24, lemos que:

“Tudo o que você fizer, trabalhe de coração, como para o Senhor e não para os homens, sabendo que do Senhor você receberá a herança como sua recompensa. Você está servindo ao Senhor Cristo”.

O nosso Deus não é um ser cruel e ruim, mas sim um Pai amoroso, que sabe como Ele nos projetou e o que está preparado para o nosso bem. Em vez de ficarmos ociosos, logo, devemos estar ativamente engajados nos propósitos do Seu reino.

A ociosidade e o trabalho

Podemos considerar que a ociosidade não é simplesmente uma questão de trabalho no sentido típico da palavra. Na verdade, a ociosidade é uma característica, não um estado de emprego ou de desemprego. Além disso, o trabalho de uma pessoa nem sempre envolve emprego.

A ociosidade fala não apenas de nossa disposição e intenção de nos envolvermos de forma ativa com algo em nossas vidas, mas também de nossos pensamentos. Por isso, permitir que nossas mentes fiquem ociosas é algo realmente perigoso e inconsequente.

Por vezes, podemos também afirmar que a ociosidade fala muito sobre a nossa vida espiritual. Podemos trabalhar duro e manter a nossa mente ocupada, mas se negligenciamos o nosso crescimento espiritual, damos uma abertura desnecessária para a má influência do diabo em nossa alma e coração.

Mais uma vez, é preciso destacarmos que a ociosidade não é a mesma coisa que o descanso. Deus projetou o descanso para seus filhos:

“E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor”

(Marcos 2:27 e 28).

Devemos, sim, descansar fisicamente de nossos trabalhos. Mas esse descanso precisa ser usado para o bem, para o nosso crescimento espiritual, e não para ceder ao pecado da ociosidade e, consequentemente, da mente vazia.

Como evitar que o diabo faça de nossas mentes sua oficina?

É importante que venhamos procurar ocupar nossa mente com coisas boas, uma leitura, uma oração, uma conversa, um filme são muito bons para ocupar quando não se tem nada para fazer.

As pessoas hoje estão muito preocupadas com coisas vãs, como, por exemplo, o próximo capítulo da novela, a compra de coisas sem necessidade, dormir demais, internet, rede sociais, entre outras preocupações fúteis.

Seria legal se procurássemos dar um espaço em nossos pensamentos a Deus e a Seus ensinamentos, pois aí encontraremos uma fonte de luz e sabedoria.

Vamos ler a bíblia um pouco ou orar a Deus um pouco, isso é bom, Deus irá se agradar de você com isso, você se encherá de conhecimentos e paz e sua mente nunca terá lugar para o inimigo.

Nós estamos suscetíveis nesse mundo cruel e o diabo está querendo de qualquer forma acabar com a vida dos filhos do Pai, o diabo tem encontrado em mentes vazias a oportunidade de fazer com que um ser humano chegue a fazer loucuras.

DEPRESSÃO, CIÚMES, DROGAS, INVEJA… Tudo isso o inimigo colocou no mundo e quer de alguma forma colocar em nossas mentes, mas Deus quer te dá PAZ, AMOR, SAÚDE, FELICIDADE! Só depende de uma atitude sua de preencher seu dia com Deus.

Lembre-se: “mente vazia oficina do diabo”.

O louvor “Mudança Radical”, de Leni Silva, mostra que uma mente ocupada com pensamentos de Deus existe uma mudança radical na vida dessas pessoas.

“O Espírito de Deus está querendo, invadir a tua vida inteiramente e fazer um movimento qual você nunca sentiu, dê lugar a voz do Espírito de Deus.”

Você acha difícil vencer a ociosidade? Clame ao Senhor!

Por fim, indicamos que você ore, pedindo ao Senhor por um espírito zeloso para servi-lo. Que possamos imitar o nosso Salvador, Jesus Cristo, que sempre ouviu o Pai, fazendo a Sua vontade e encontrando o descanso necessário.

Que possamos viver segundo o que lemos em Romanos 12l, versículos do 9 ao 13:

“Que o amor seja genuíno. Abomine o mal, apegue-se ao bem. Ame-se com afeição fraternal. Supere-se em honra. Não seja preguiçoso no zelo, seja fervoroso de espírito, sirva ao Senhor. Alegrai-vos na esperança, sede pacientes nas tribulações, sede constantes na oração. Contribui para as necessidades dos santos e procurai mostrar hospitalidade”

Deus nos deu um trabalho a fazer desde o início. Não fomos criados para ser ociosos e preguiçosos, já que a ociosidade leva ao pecado. Assim, que todos nós possamos encontrar serviço para fazer, para que não sejamos sobrecarregados com a dormência e não deixemos o inimigo entrar em nossas mentes.

Bom, amigos e amigas do blogger/site Conhecimentos do Pai, enche a tua vida com as coisas de Deus e você será muito mais feliz.

Para mais textos como esse, visite nosso blog. Aproveite também e siga todas as nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube)!

Leia mais…

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: